Anselmo Colares: “Não há interferência de partidos políticos na Ufopa”

Professores Anselmo e Raimunda
Professores Anselmo e Raimunda

A menos de quarenta dias para as eleições da nova reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), marcada para o dia 18 de novembro próximo, nomes e chapas começam a ser especuladas nos bastidores da instituição de ensino superior. Interferências políticas por parte de filiados do PSDB e do PT, na formação das chapas foram descartadas por parte dos pré-concorrentes.

O professor Anselmo Colares, pré-candidato a vice-reitoria, acredita que não existe grupos políticos envolvidos na composição das chapas que vão concorrer às eleições para a reitoria da Ufopa, nas eleições de novembro deste ano. Por outro lado, ele revela que no meio das composições há possibilidades de existir pessoas filiadas a grupos políticos tanto de um lado quanto de outro.

“Agora, se essas pessoas vão vincular a chapa ou as propostas a um partido isso é uma questão de caráter. Existem pessoas que não são vinculadas a nenhum partido, mas vendem a alma para o diabo”, analisa.

Segundo o professor Anselmo Colares, existem pessoas que têm ética e responsabilidade e que mesmo pertencendo a um grupo político sabe fazer a diferença entre o ambiente do partido e da Universidade. Além disso, para ele, em uma universidade é impossível ter ‘marionetes’ de um partido.

“A não ser que nessa universidade não tenha condições para o exercício da democracia. Estamos há 04 anos sem ter eleição e, onde os cargos são todos por nomeação, isso favorece bastante a ingerência política externa”, afirma.

O professor Anselmo observa que quando dentro da universidade as regras democráticas funcionam e as diferentes vozes são ouvidas e respeitadas, isso praticamente neutraliza a possibilidade de um partido político ter força sobre a instituição de ensino. Ele reafirma que a forma de gestão de toda universidade pública é colegiada.

“A estrutura de uma universidade desde a reitoria até os cursos ou, se a gente pensar ao contrário deles, desde a menor idade até a reitoria que é a maior idade, toda ela deve ser de forma democrática e colegiada. Isso significa que num curso a escolha do coordenador deve ser feita entre seus pares e de preferência envolvendo a comunidade constituída por técnicos e estudantes”, considera.

OPORTUNIDADE: Já a professora Raimunda Monteiro lembra que quatro anos depois de implantada, a eleição vai ser uma oportunidade que a comunidade acadêmica terá de escolher seus representantes por meio da consulta que será feita a professores, técnicos e estudantes. Essa oportunidade de indicar a nova direção, segundo ela, representa uma decisão que vai refletir nos próximos quatro anos da gestão.

“Nos próximos quatro anos não vamos ter tantos recursos como tivemos agora, onde quase R$ 280 milhões foram destinados para o processo de implantação e consolidação. Já tivemos mais de R$ 104 milhões destinados a requisição de equipamentos e nos próximos anos os investimentos serão diminuídos pelo o que está planejado pelo MEC. É um desafio grande de consolidação da Ufopa nos próximos anos, já com uma direção nova”, prevê.

De acordo com a professora Raimunda Monteiro, a Ufopa terá um papel fundamental na formação de novos profissionais que vão atuar na engenharia, na gestão de recursos naturais e pública, na formação de professores e na economia. Para ela, a região de Santarém está consolidando as vias de integração com o Centro-Sul do Brasil, por ter se tornado um entreposto portuário que tem um grande significado para o Brasil, mas também a nível internacional.

“Temos que ver isso, por estarmos em numa região bem localizada, no norte do continente, no momento em que a Amazônia recebe grandes investimentos. A Universidade tem tudo para se tornar uma instituição de grande peso, para o desenvolvimento regional. O Projeto da Universidade prevê 10 mil alunos e cerca de 700 servidores técnicos e 500 professores para os próximos anos”, adianta.

Fonte: RG 15/O Impacto

3 comentários em “Anselmo Colares: “Não há interferência de partidos políticos na Ufopa”

  • 7 de outubro de 2013 em 10:06
    Permalink

    Caminhões com mais de 40 toneladas estão trafegando pelas ruas de Santarém, acabando com o pouco de Asfalto que Resta e com as novas ruas Asfaltadas, o dinheiro do povo indo pelo RALO. Av. Altamira recebendo carga com excesso de peso.

    Acabar com o problema é simples basta exigir que o caminhão suba na balança, pode ser da federal ou outras tipo do matadouro e receba o selo de transito na via publica, a rodoviária possui balança.

    Se continuar Adeus Asfalto.

    Alô Camara de vereadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Amigos aproveitei este espaço por estar sendo bem visitado. grato.

    Resposta
  • 4 de outubro de 2013 em 13:30
    Permalink

    Anselmo meu querido , tenho muito respeito e admiração por vc como pessoa , como profissional , como marido exemplar da Liliam uma querida amiga … mas discordo de vc . Prova de que tem política sim é que a nossa UFOPA está como está: atrasada e um tonel de pólvora, onde tem muita intriga , onde impera a desunião , consequentemente a prosperidade não chega ou se chega , vem muito aquém do almejado! Sou santarena , a UFOPA foi uma gigantesca vitória para nossa região oeste do PA, como santarena , cidadã acompanho o histórico UFPA, UFOPA . Tenho muitas primas que estudam na UFOPA e o mais importante,os jovens as pessoas de Santarém e de toda essa região precisam de tudo , menos de encrenca !! Já que o duelo está formado , desejo boa sorte aos dois lados pois o atual gestor é de uma capacidade inigualável, o Aldo também tem capacidade e está em constante aprimoramento técnico . Espero que vença o melhor PARA SANTARÉM E REGIÃO, precisamos de uma universidade decente e de qualidade e para isso é necessário que toda pessoa egoísta, seja quem for, que adora semear a discórdia/desunião , seja POSTA PRA FORA DE QUALQUER ÓRGÃO/INSTITUIÇÃO público , pois so servem pra empacar o sistema e a vida de todo mundo.
    O que mais vejo é gente que quer Deus pra si e o resto que se exploda!! Isso não pode!! O profissional pode ser o melhor do mundo mas se for egoísta e encrenqueiro( ADORA FOFOCA E JOGARAS PESSOAS DE ENCONTRO) , tem que CAIR FORA do sistema , principalmente quando se trata de SERVIÇO PÚBLICO!!
    Os últimos acontecimentos no Brasil são , de modo geral, negativos !! Onde entra a politicagem quem paga INTEGRALMENTE a fatura , o prejuízo é o povo ( sou eu, vc tbm, nossos pais, meus vizinhos, todos nós )!!
    Abraço !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *