Estudo aponta que Santarém tem a melhor localização portuária da Amazônia
A localização privilegiada de Santarém foi ratificada por um estudo que acaba de ser concluído sobre os aspectos que tratam em relação às “Perspectivas da Economia de Santarém e região Oeste do Pará”. O estudo contendo 23 páginas, incluindo gráficos, foi elaborado pelo Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT), ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE). A pesquisa foi desenvolvida a partir do banco de dados administrado pelo Centro Avançado de Estudos Amazônicos – CEAMA (2013), Instituto de Gestão e Tecnologia – IGT (2013) e também a partir de dados estatísticos primários apresentados no Seminário de Integração do Corredor BR-163, por órgãos públicos e privados, dentre os quais: DNIT, SUDAM, BANCO DA AMAZÔNIA, CDP, GOVERNO DO PARÁ, SEMA/PA, MACROLOGISTIC e outros, no período de 02/07 a 20/08/2013, em Santarém, Estado do Pará, Brasil.
O estudo tem como base o Plano de desenvolvimento Econômico sustentável do município através de dados primários e secundários e como suporte, a informação de dados econômicos e financeiros dos principais projetos em implantação, em execução e os que estão sendo estudados com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional com investimentos das três esferas administrativas de governo.
O diretor da IGT, José de Lima Pereira, garante que Santarém tem a melhor localização do Brasil, em relação aos demais portos de grande calado e movimento tanto em relação aos estados vizinhos como os e demais estados, como meio de importação e exportação para os grandes centros consumidores mundiais.
Os dados servirão de embasamento para os grandes investidores do país. O governo do Amazonas já demonstrou interesse juntamente com uma caravana com 30 empresários, que vislumbraram grandes possibilidades de investimentos em Santarém. O Protocolo assinado entre os governos do estado do Pará e Amazonas, para a construção de um armazém geral em Santarém, de mercadorias produzidas na Zona Franca, validado pelo CONFAZ no último dia 11, acendeu ainda mais os interesses empresariais do vizinho estado do Amazonas.
A expectativa de uma nova atividade como essa vai gerar emprego e renda, além de receitas como ISS, e ICMS. O polo de armazenagem e distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus por Santarém, vai aquecer a economia regional com efeitos imediatos. A abertura do processo licitatório deve acontecer no mês de novembro, paralelo a uma audiência pública e consequente ordem de serviço. A previsão é de que em 2014, toda a estrutura de logística esteja concluída.
Alguns dados relacionados às perspectivas de crescimento da região, com o asfaltamento da BR-163, a instalação de uma Plataforma Logística, o Distrito Industrial, são fatores determinantes para a consolidação da posição geográfica de Santarém.
Nos últimos 10 anos, o volume de carga movimentada cresceu 14 vezes, passando de 900 mil toneladas em 2003, quando começou a produção e exportações de grãos, para uma projeção de 3,7 milhões de toneladas em 2012, o que não aconteceu nos demais portos do Estado do Pará, administrados pela CDP. O crescimento: Vila do Conde – 145,15%, fechando o ano de 2012 com movimentação de 16,4 milhões de toneladas; Santarém – 1.493,55%, fechando 2012 com movimentação de 3,7 milhões de toneladas.
O estudo exemplifica a localização de Santarém, em relação aos portos de Shangai na China, comparando com o porto de Santos. A Rodovia BR-163 é o principal corredor de exportação de grãos do Centro-Oeste para a Europa, Estados Unidos e Ásia através do porto de Santarém, para desafogar os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), que hoje chegam a exportar 85% da produção de grãos do país. É a saída mais curta com uma economia significativa que poderá chegar a um custo de US$ 59 por tonelada transportada, para US$ 147 se transportado pelos portos de Paranaguá e Santos (MDIC, 2013).
Em decorrência da finalização do asfaltamento da Rodovia BR-163 (Santarém/Cuiabá) onde se espera um tráfego de aproximadamente duas mil carretas/dia, número bem superior as 250 que trafegam hoje, há a necessidade de se retirar o fluxo desses veículos do atual porto.
Um macroprojeto já está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santarém e deve ter sua implantação aprovada ainda em 2013. O projeto deve ganhar incremento no desenvolvimento econômico local e regional: é a plataforma logística intermodal. Depois do estudo de viabilidade feito por uma consultoria contratada pela Prefeitura de Santarém, o novo grande centro de negócios está prestes a se concretizar em razão do fluxo de carretas transportando carga com peso de 35, 50 e 75 toneladas.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS