AMUT reúne com prefeitos no municipio de Rurópolis

Prefeitos marcaram presença na importante reunião em Rurópolis
Prefeitos marcaram presença na importante reunião em Rurópolis

Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios das  Rodovias Transamazônica e Santarém Cuiabá e região Oeste do Pará (AMUT) estiveram reunidos no município de Rurópolis para tratar de melhorias e mais desenvolvimento para região. A  preocupação da AMUT é que todo esse progresso que está chegando para a região Oeste do Pará traga benefícios de modo coletivo e não beneficiar uma parte e trazer prejuízo a outros.

A AMUT, juntamente com as prefeituras, vem estudando uma forma abrangente para que todos possam estar inseridos nesse grande avanço socioeconômico em nossa região.

As entidades: UFPA e UFOPA, também estiveram presentes. O objetivo foi a elaboração de Plano Participativo solicitado por todas as associações de moradores da Rodovia transamazônica, objetivando assim melhorias e qualidade de cidadania para a população.

Os prefeitos que compõem a AMUT falaram da importância da união de todos para alcançarmos nossos objetivos. O presidente da AMUT, Everton Banha, que é prefeito de Uruará, falou que “a AMUT é parceira e está trabalhando junto com todos os municípios para possamos alcançar e realizar todas as nossas metas”, declarou Banha.

A reunião aconteceu no auditório do hotel Presidente Médici e contou com a presença dos prefeitos Everton Banha (Uruará), Olinaldo Barbosa – Fuzica (Aveiro), Danilo Miranda (Trairão), Osvaldo Romanholi (Novo Progresso), Leonir Hermes (Placas), do vice prefeito de Rurópolis, Anésio Coelho, representando o prefeito Pablo Genuíno que não pode estar presente por se encontrar na capital do Estado tratando de questões administrativas.

Prefeito Pablo Genuíno sempre apoiando as decisões da Amut
Prefeito Pablo Genuíno sempre apoiando as decisões da Amut

TAC EM DEFESA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: A partir da segunda quinzena de outubro, a  Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Comissão de Regularização Fundiária, continua o processo de coleta dos documentos que sinalizam o quantitativo populacional, de lotes  e o número de hectares de terras que foram transferidos pelo Programa Terra Legal, por meio do Ministério das Cidades, para os municípios de Uruará, Trairão, Mojuí dos Campos, Aveiro, Placas, Rurópolis e Novo Progresso, com base na Lei Federal nº 11.952, de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana na Amazônia Legal. A decisão foi tomada durante a assinatura do termo de aceite de concordância entre a universidade e os sete prefeitos municipais, ocorrida no último dia 9 de outubro, no Hotel Presidente Médici,  em Rurópolis. O levantamento permitirá a consolidação de um plano de trabalho para regularizar as moradias, centros comunitários e pequenos comércios nestes municípios, pelo Projeto Moradia Cidadã-Polo Oeste do Pará

Durante a assinatura do termo, os sete prefeitos municipais, ligados à Associação dos Municípios da Transamazônica e  Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), assumiram o compromisso de instalar um escritório local com sala, equipamentos e internet, designar dois técnicos municipais das áreas social e territorial de cada prefeitura para dar suporte ao processo de mobilização comunitária e com a realização de audiências públicas. Garantirão, ainda,  o apoio logístico para a realização da  topografia e  respaldarão os trâmites jurídicos e administrativos para emissão, assinatura e publicação dos títulos, entre outros compromissos.

RESGATE SOCIAL – O presidente da Associação dos Municípios da Transamazônica (AMUT) e prefeito de Uruará, Everton Banha, avaliou que a assinatura do termo representa um resgate social para milhares de famílias que foram estimuladas a ocupar as terras na Região Amazônia e não tiveram um respaldo permanente e justo. “O resgate social começa com a regularização do lote, da moradia e a titulação. Isso garantirá a segurança jurídica e permitirá o acesso a crédito para promover melhorias em suas casas”, analisa.

O vice-prefeito de Rurópolis, Anésio Coelho, afirma que a parceria entre a UFPA, a Ufopa e as prefeituras resultará em uma ampla integração do poder público com a sociedade. “Haverá o intercâmbio de conhecimento para o fortalecimento das prefeituras municipais por meio de assistência técnica e a execução de estudos especializados, além de elas darem suporte para implementar o desenvolvimento de cada município com os benefícios da regularização para o Oeste do Pará”, finaliza.

Por: Assessoria de Imprensa/Marinaldo Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *