UFPA libera gabarito do PSS 2011

O Processo Seletivo 2011 da Universidade Federal do Pará transcorreu com tranquilidade neste domingo (19) de provas. 54.096 candidatos se inscreveram para concorrer a 6.134 vagas, distribuídas em 146 cursos. O Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) contabilizou um total de 6.186 faltosos, dos quais 4.093 em Belém, Ananindeua e Icoaraci e os demais 2.093 em escolas do interior do Estado. Esse número equivale a 11,53% do total de inscritos. Conforme o CEPS, um percentual que é equivalente com o de vestibulares anteriores. A prova ocorreu de 8h às 12h na capital e em mais 27 municípios paraenses.

Resultado
O PSS 2011 teve como primeira etapa o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A prova de hoje correspondeu à segunda etapa e constou de 55 questões de múltipla escolha. O gabarito e as provas já estão disponíveis para o acesso dos candidatos no site http://ceps.ufpa.br/. Em coletiva de imprensa, a presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperps), professora Marlene Freitas, informou que, caso o Ministério da Educação cumpra a meta de divulgação do resultado do Enem para até o dia 10 de janeiro, a UFPA deverá divulgar o listão de aprovados até o dia 15 do mesmo mês.

Recursos
O prazo para que candidatos entrem com recursos contra questões da prova será de 48 horas a partir do horário de divulgação do gabarito. Segundo o assessor da Pró-reitoria de Graduação da UFPA (Proeg), professor Mauro Magalhães, e o diretor em exercício do CEPS, professor Arquimimo Almeida Filho, que também estiveram na coletiva, o nível de dificuldade da prova elaborada pela UFPA para 2011 esteve compatível com a dos anos anteriores.

Casos Especiais
Nenhum candidato solicitou a realização das provas em hospitais. Houve sete casos de candidatos que solicitaram atendimentos médicos simples. Este ano, a UFPA teve um total de 178 candidatos portadores de deficiência. Em Belém, 42 pessoas com baixa visão e uma cega, além de 21 candidatos que alegaram ter dificuldades de locomoção, realizaram a prova na Escola Estadual General Gurjão. Outros 31 candidatos, que solicitaram condições especiais, como surdos, dislexos, epiléticos e portadores de paralisia cerebral, realizaram provas no Ateliê de Artes da UFPA, Campus Guamá.

De acordo com o CEPS, este ano, a concorrência no PS 2011 para portadores de necessidades especiais é diferenciada, uma vez que o concurso prevê em edital que haja acréscimo de uma vaga em cada curso para ser disputada apenas pelos candidatos deficientes. “Os portadores de deficiência tiveram uma hora a mais para concluir a prova.

DOL, com informações da assessoria da Universidade Federal do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *