Coluna Impacto

c01MESA REDONDA

Durante as oficinas profissionalizantes das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA), realizadas na última segunda-feira (24), profissionais da área jurídica e da imprensa debateram a “Liberdade de Imprensa na Constituição Federal de 1988 e a Influência da Mídia nos Tribunais do Júri”. A mesa redonda aconteceu no auditório da FIT/UNAMA e reuniu estudantes dos cursos de Jornalismo e de Direito. Ainda estavam presentes o investigador da Polícia Civil, Paulo Gennaro Moreira; o presidente do SINJOR (Sindicato dos Jornalistas), Joab Ferreira e os docentes Bruno Amaral e Mara Cardoso, que discutiram conteúdos abordados em ambos os cursos, especialmente nas disciplinas de Direito Constitucional, Penal e Ética & Legislação. De acordo com o coordenador do curso de Direito, Peter Hager, a troca de experiências entre os profissionais convidados é muito valiosa para os estudantes. “Trabalhar a interdisciplinaridade entre cursos de nível superior torna a visão mais ampla da temática e melhor aplicabilidade na prática”, destaca o docente.

6ª ROMARIA DA JUVENTUDE

A coordenação da Festa de Nossa Senhora da Conceição comunica que foi alterada a data de realização da 6ª Romaria da Juventude. O evento que faz parte da programação das festividades da padroeira da Diocese de Santarém iria ocorrer no dia 7 de dezembro a partir das 17h. A data foi alterada para o dia 8 de dezembro, saindo às 17h da Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima. A caminhada irá se encontrar com a Procissão de Encerramento da Festa, na esquina da Avenida Barão do Rio Branco com a Rui Barbosa, juntas elas vão seguir em direção ao elevado da Praça da Matriz, onde em seguida terá a Celebração Eucarística. Segundo a coordenação, o motivo da mudança é que muitos jovens são estudantes, e por ser um dia letivo, eles estarão em aula e não poderiam participar da romaria.

POLÊMICA NA UFPA

O Ministério Público Federal (MPF) voltou a pedir à Justiça que obrigue a Universidade Federal do Pará (UFPA) a retirar de concurso para cargos técnico-administrativos a cobrança de experiência profissional como requisito para os cargos de assistente em administração. Para o MPF, essa cobrança é discriminatória. Assim como ocorreu no concurso de 2015, o MPF pede que a universidade seja obrigada a reabrir com urgência as inscrições para o concurso deste ano, desta vez sem a exigência. As inscrições atualmente estão programadas para serem encerradas em 17 de novembro. No primeiro semestre de 2015, durante a realização de concurso semelhante da UFPA, a Justiça não acatou o pedido liminar (urgente) do MPF. O processo aguarda sentença.

II CONGRESSO DE ONCOLOGIA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com acadêmicos de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza o II Congresso de Oncologia do Oeste do Pará. O evento começou nesta terça-feira, 25 e segue até esta sexta-feira, 28, no auditório da Uepa. O congresso será um dos maiores eventos científicos da Amazônia e reúne alguns dos nomes mais importantes do Brasil quando o assunto é oncologia.

FESTA DA CONCEIÇÃO

A Coordenação da Festa de Nossa Senhora da Conceição reunirá com os representantes de órgãos de segurança e secretarias municipais para discutir sobre a segurança e a logística da festividade da Padroeira da Diocese de Santarém 2016. O encontro ocorrerá nesta sexta-feira, 28, às 8h30, no auditório da Paróquia N. Sra. da Conceição, localizada na Rua Floriano Peixoto(atrás da Catedral). Para a reunião foram convidados o 3º BPM, Superintendência de Polícia Civil, Divisa, Seminfra, SMT, Semsa, Semtras, Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Tutelar de Santarém I, 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santarém, Sindicato dos Estivadores de Santarém e Samu.

LIMPEZA DOS CEMITÉRIOS

A Prefeitura de Santarém está finalizando a preparação dos cemitérios centrais da cidade para o Dia dos Finados, na próxima quarta-feira (02/11). Além das equipes de limpeza urbana, da Seminfra, outras estruturas do Município estão trabalhando nesses espaços para receber aproximadamente 100 mil visitantes que estão sendo esperados para a data. Os trabalhos se concentram, nos últimos dias, nos cemitérios Nossa Senhora  dos Mártires e São João Batista. Além dos serviços de capinação, limpeza das quadras, varrição, a Prefeitura viabilizou serviço de distribuição de água potável.

c02ANIVERSÁRIO

Completando mais um ano de vida esteve na terça-feira, 25, a senhora Nelcinda Bastos Duarte, matriarca da família Bastos Duarte. A comemoração foi junto aos filhos e netos em conceituada peixaria da cidade. “A felicidade é tamanha em tê-la mais um ano ao nosso lado, sempre com muita energia e cuidado. Muitos anos ainda estão por vir com muita sabedoria e carinho que ela dispensa à família. Parabéns e felicidades!”, declarou seu neto Rafael Duarte.

RETOQUES

c03A coluna parabeniza Luíz Antônio Rocha Miranda (foto), que trocou de idade ontem, quinta-feira e festejou a data na intimidade, ao lado de seus familiares. Parabéns, meu irmão! Muita paz, saúde e felicidade para você neste dia especial. * Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão recebendo capacitação técnica para executar, em Santarém, mais uma ferramenta da gestão ambiental: a Licença Ambiental Rural (LAR), que é um instrumento de controle prévio da realização de atividade que disciplina a realização de atividades produtivas nos imóveis rurais, monitorando e comprovando a regularidade ambiental das atividades nos imóveis, em especial quanto a manutenção ou regularização das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL). * O resultado das eleições para o cargo de Prefeito de Belém poderá alterar a representatividade do município de Santarém na Câmara Federal. Se Edmilson Rodrigues (PSOL) vencer a disputa, quem assume seu lugar na Câmara Federal é o santareno Márcio Pinto, o 1º suplente. Com isso, Santarém terá dois deputados federais: Chapadinha e Márcio Pinto. * As lojas do comércio em Santarém já entraram no clima do Natal, antecipando a venda de produtos típicos das festas de fim de ano para tentar reverter a crise que afetou o lucro dos comerciantes durante todo o ano de 2016. * Para festejar e fazer uma prévia do Festival das Águas – evento em defesa do aquífero Alter do Chão – será realizada neste sábado, dia 29, a partir das 23h a “Grande Carimbolada Pré-Festival das Águas”. A programação ocorrerá em um espaço cultural na Vila de Alter do Chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *