Áudios revelam “esquema” criminoso de Reginaldo Campos

Delegado Castro fala da importância da divulgação de áudios de Reginaldo Campos, autorizada pela Justiça

Em deferimento referente ao pedido do Delegado José Castro, o Juiz titular da 1ª Vara Criminal de Santarém, Rômulo Brito, autorizou a divulgação de áudios obtidos por meio de interceptação telefônica realizada pela Polícia, com autorização da Justiça, no telefone do vereador Reginaldo Campos, principal alvo Operador Perfuga. Até o fechamento desta edição, foram divulgados oito áudios, que demonstram como o Vereador preso Reginaldo Campos agia com objetivo de obter dinheiro de forma escusa e ilegal.

Em sua decisão de autorizar a divulgação de parte das gravações, Dr. Rômulo Brito estabeleceu que “o poder exercido pelos agentes políticos é de titularidade do povo, o qual tem direito de conhecer os autos vinculados aos ofícios públicos, levando ao cabo o princípio constitucional da publicidade, o qual deve ser o cerne dos atos públicos. No caso em que comento, averiguo que manter sigilo sob informações, que versem sobre informações de interesse público, seria retirar do povo um direito fundamental, indo além, digo que seria aforar uma regressão de direitos. Assim sendo, defiro o requerido, para autorizar a divulgação de trechos de áudios interceptados, mencionados nos autos circunstanciados”, decidiu o Juiz.

Para nossa equipe de reportagem, o presidente do inquérito policial da ‘Operação Perfuga’, delegado José Castro, explicou porque solicitou à Justiça a divulgação dos áudios:

“É importante a divulgação de parte dos áudios, porque são situações que envolvem desviou de recursos públicos e problemas na gestão de saúde pública, tratando-se, portanto, de um problema com interesse coletivo. Toda a população deve saber como os recursos públicos devem estar sendo utilizado. Pela primazia do princípio da publicidade, bem como do interesse público, em ter conhecimento do que foi apurado, do que aconteceu nas investigações, é que se solicitou ao Juiz, a divulgação dos áudios”, informa Castro.

Para o Delegado, é importante ressaltar, que os trechos divulgados representam uma pequena parte, de um total muito grande de horas em ligações que foram interceptadas.

“Essa divulgação está sendo operacionalizada com critérios. Ressaltamos que existe todo um aparato técnico para extração dos dados, e todo um cuidado nos trechos de diálogos interceptados e publicados para que não invada a privacidade desses investigados. Então, os trechos que estão sendo divulgados, são trechos que revelam a atividade criminosa, que é apenas um meio de prova a mais. Vale ressaltar que o que foi demonstrado nos autos já foi confirmado por testemunhas”, diz Castro.

Ainda segundo a autoridade policial, os áudios demonstram a rotina vivenciada pelos indiciados com objetivo de usufruir do recurso público. “Era uma prática recorrente no gabinete do investigado. Agora a Polícia já encerrou os seus trabalhos, e cabe à Justiça, confirmar ou negar, até mesmo considerar que todas as pessoas indiciadas, realmente são culpadas pelos crimes que foram imputadas a elas”, declarou.

INQUÉRITO CONCLUÍDO: Após vários meses de investigações, o inquérito presidido pelo Delegado Castro foi concluído indiciando 28 pessoas, suspeitas de vários crimes, inclusive de tentar obstruir o trabalho da Polícia ou mentir para a autoridade policial.

“O inquérito foi concluído na quarta-feira da semana passada, tivemos 28 indiciados no inquérito policial. Foi uma investigação complexa, uma vez que envolvia vários casos, tanto de funcionários fantasmas, como em irregularidades no agendamento de consultas e exames no setor de regulação da SESPA. Agora o inquérito está na Justiça, e posteriormente encaminhado ao Ministério Público, o qual poderá oferecer denúncia, confirmando todos os indiciamentos, ou mesmo alterando a capitulação jurídica, até mesmo solicitando outras diligências, para confirmar ou negar os fatos que foram apurados”, expôs o delegado Castro.

INDICIADOS: Além de Reginaldo Campos e Sarah Campinas que estão presos preventivamente, outras 26 pessoas foram indiciadas. Acompanhe a lista: Patrícia Norma Silva Costa, Leonardo Oliveira de Aguiar, Mary Glaucy Brito, Mara Cristiany Rodrigues Spinola, Andreza Cristina Ribeiro Dias, Iana Socorro Benzaquem, Ismael da Rocha Silva, Roseane Francisca Maciel Ferreira, Esequiel Aquino de Azevedo, Wilson Luiz Gonçalves Lisboa, Raquel da Costa Pinto, Maria do Socorro Souza Moura, Samuel da Conceição Fernandes, Andrew Oliveira da Silva, Ardilene Cunha Lisboa, Jaqueline Pedroso de Almeida, João Gonzaga Pinto de Almeida, Pedro Valdinei Santos da Cunha, Mario Francisco Fialho Cabral, Vania Lucia Fialho Cabral, Valdirene Fernandes Lopes, Ester Vinente Silva, Eli da Cruz Silva, Elaine Vitor do Amaral, José Carlos Lima Lopes e Alcimar Reis Gomes.

ÁUDIOS: De acordo com informações, no primeiro áudio, Reginaldo Campos entra em contato com o Chefe de Recursos Humanos da Câmara, para saber sobre o pagamento das férias de três pessoas, entre elas um homem identificado por ‘Mário’, que seria sogro de Reginaldo, e constava como funcionário de seu gabinete.

Com a informação de que o dinheiro referente às férias de ‘Mário’ teria sido pago, Reginaldo liga para ‘Mário’ e fala sobre os procedimentos para que o mesmo repassasse a ele, o dinheiro para pagar uma conta de cartão de crédito.

Em outra ligação, Reginaldo informa para o assessor Samuel Fernandes, sobre o pagamento de férias para a irmã do mesmo, e explica sobre os procedimentos que deveria realizar para que o dinheiro do pagamento das férias servissem para quitar contas do Vereador.

Nossa equipe de reportagem transcreveu parte dos diálogos entre Reginaldo Campos e outros indiciados. Veja:

REGINALDO: Tu lembra qual foi do meu pessoal que saiu?

ANDREW OLIVEIRA: Da Valdirene e do Mário.

REGINALDO: E da Vânia, não saiu não?

ANDREW OLIVEIRA: De quem?

REGINALDO: Da Vânia?

ANDREW OLIVEIRA: Não.

REGINALDO: Não tinha pedido dela lá não?

ANDREW OLIVEIRA: Não. Só tinha do Mário e da Valdirene.

REGINALDO: Tá. Quando tu puder, puxa lá pra mim, quem tem direito do meu pessoal, tá?

ANDREW OLIVEIRA: Tá.

=============================

REGINALDO: Bom dia seu Mário.

MÁRIO: Bom dia!

REGINALDO: Seu Mário saiu um dinheiro a mais lá, tá, esse mês. Eu estou precisando pagar um cartão, se o senhor puder sacar, tá bom, aí o senhor só tira o seu, tá. E aí deixa para a gente pagar depois a luz e a escola lá, tá bom?

MÁRIO: Tá Bom.

REGINALDO: Aí, quando o senhor puder, ligue para a Vânia para ela apanhar o dela também, ela pode pegar ainda hoje, tá.

MÁRIO: Quanto é?

REGINALDO: O quanto que der, passa para ela que a gente está precisando para cobrir um cartão que está muito alto, tá?

MÁRIO: Tá.

REGINALDO: Obrigado seu Mário.

=============================

MÁRIO: Alô.

REGINALDO: Seu Mário?

MÁRIO: Oi.

REGINALDO: Deu tudo Certo?

MÁRIO: Deu, já depositei lá, R$ 5.500.

REGINALDO: E o senhor ficou com algum dinheiro?

MÁRIO: Ficou aqui, para evitar qualquer dúvida, deixa eu ver aqui.

REGINALDO: Você vai em casa.

MÁRIO: Ia levar a Dimarina na escola.

REGINALDO: É. Tá. Mas você ainda está em casa ou está dirigindo?

MÁRIO: Estou saindo.

REGINALDO: Ah, o senhor ainda está na sua casa?

MÁRIO: …. sobrou 320.

REGINALDO: Eu estava precisando, eu tô aqui perto aqui da sua casa. Dá para passar aí?

MÁRIO: Dá, eu tô aqui.

REGINALDO: Tá. Já estou chegando aí, tchau.

=============================

REGINALDO: Samuel, já viu lá a encomenda?

SAMUEL: Reginaldo, eu já puxei o extrato, agora eu achei pouco lá, tem que ver com o ANDREW lá, uma base de uns quinhentos e trinta mais ou menos, porque … que vê, pergunta pro ANDREW mano, para ver porque tão pouco né. É um terço né, no caso dos meses que vieram, veio dois mil setecentos e oitenta, no caso na base de quinhentos e oitenta reais, não chega nem a isso, porque é mil duzentos e um pouquinho que entra. Mas eu já liguei pra ela.

REGINALDO: Mas não era pra tu ter ligado que eu não vou dar agora, porque tem outras prioridades, eu já falei com ela que eu ia resolver, mas não vou passar agora, pois tenho outras coisas que está me aperreando ai, entendeu?

SAMUEL: Tá, por que você não me falou né mano?

REGINALDO: Não, mas eu falei que era pra tu me passar.

SAMUEL: Não, você disse, Samuel vê e resolva isso aí.

REGINALDO: Eu falei para você me passar que eu ia.

SAMUEL: Mas depois eu passo aí pra você.

REGINALDO: Vou passar um telefone pra ti, entrar em contato com o Jonas, é Jonas o nome dele, tu repassa para ele tá? Quinhentos.

SAMUEL: Tá bom. Mande para mim o telefone.

REGINALDO: … verifica o Haroldo está no prego, faz uns três dias que ele está me ligando, aquele pneu duas vidas, de aro quatorze,  vê quanto tá um pra gente comprar dois para ele, tá?

SAMUEL: Tá bom, pode deixar que eu vou ver.

REGINALDO: Lá na frente da Câmara tem, sempre ele tem, falei com ele, falei, não deixa só em um nome eu queria deixar metade no teu e metade no dela, pelo menos para ela se sentir valorizada. Assim, eu acho que nesse primeiro momento pelo menos a gente estava dando uma força né, eu tô entendendo que quando eu estou te ajudando, eu tô ajudando, eu estou ajudando a tua família, entedeu? Então, é isso, se for pra ti ficar para um lado e ela para outro é ruim pra gente, fica tão ruim pra mim, quanto para ti né, como se tu não tivesse controle com a tua mulher. Entedeu?

SAMUEL: É verdade.

REGINALDO: Aos poucos ela decide trabalhar com o Antônio Rocha, nem tu eu quero do meu lado, entendeu? Porque isso não fica bom, não é que eu não queira, entendeu?  Não dá, não fica legal, acho que agora é o momento que todo mundo tá com dificuldades, entendeu? Reeleição, se não der vamos procurar outro como Cleber fez, então, nós vamos ficar nesse negócio, entendeu? Isso é muito ruim, não desgasta só eu, desgasta vocês. Agora, tu não tem ideia do que eu tenho tentado, desativar a bomba, se a Nice fez ou não fez, eu não tenho como provar, mas o que tem sido complicado, eu não tenho nem falado isso nem pra ti nem pra ela, anteontem estivemos com o Arlisson o secretário de transporte, para tentar contornar essas fofocas.

SAMUEL: Isso que a Nice tem ficado assim foi porque, eu conheço a minha esposa, que ela não fez nada disso. Entendeu?

REGINALDO: Eu acredito nisso, tanto é que eu nem falei nada pra ela, Samuel.

SAMUEL: … sei lá que mencionei, mano é a vida, se tu sair aí que o negócio vai ficar pior de fofoca.

REGINALDO: Então, é complicado cara, estou te falando isso também que eu fico cobrando dela as coisas, eu sei que isso é uma fofoca. mas isso acaba pegando em mim mano, entendeu? Aí a gente está fazendo de tudo, ajudando para abafar, para tentar não tá saindo, esse Mário Borges que assumiu não sei o que aí, já andou falando que vai para o Ministério Público entregar ela. Já estou trabalhando para conversar com ele, poxa a gente está tentando fazer as coisas que você nem sabe, entende? E o Mário Borges não gosta da Nice, não sei porque. Assumiu aí o Conselho de Transporte agora, parece, entendeu? Então, a gente sabe que essa mulher que está lá não gosta dela, não gosta da gente, assim como invertendo as coisas, mas acaba pegando em mim. Entendeu? Aí por causa disso, aí a Nice agora chateada por causa de um problema que não tem nada a ver comigo, aí fica com raiva de mim por causa que não tem nada a ver.

SAMUEL: Ela não está com raiva de você não.

REGINALDO: E tem outra maneira Samuel de assumir um negócio na Prefeitura sem precisar, como no Estado… muita coisa pela frente, se eu estivesse, sinceramente no teu lugar eu passava fome, mas não deixava minha mulher sair do meu lado, entendeu?

SAMUEL: Eu sei, eu tenho sofrido muito.

REGINALDO: É mano, mas a gente tem que ser firme, ou é, ou não, entendeu? Mesmo com dificuldades, mas não é qualquer um que tem dois mil e quinhentos de assessoria cara, entendeu, para fazer praticamente nada, eu não tenho exigido de vocês, que é para deixar correr atrás de outra coisa, entendeu? Falo isso pra ti assim não para querer diminuir você, mas tô sendo transparente, entendeu? Não está fácil e tu mesmo sabe como está sendo difícil para mim as coisas aí, então, é um momento difícil, mas vai passar. Aí tenta conversar, “o Reginaldo me chamou para conversar, ele soube que você tem ido lá com Antônio Rocha, foram lá falar com ele, então, nesse momento a gente tem que ser solidário”, entendeu? E explica mano, você sabe que as coisas não estão fáceis, o Wilson, estou ajudando o Wilson, eu tenho todo dia problema para resolver na Justiça, entendeu? Pergunta para o Wilson quanto ele está recebendo, pergunta para seu Carlos, se eles souberem que tu tem o salário que tu tem eles vão ficar chateados. Outro problema, então, essas coias irmão, então conversa com ela com a Nice que eu vou passar para ela a assessoria, porque eu acho que vocês eram unha e carne. Então, se eu desse pra ti, estava dando para família, mas já que não é assim, vou passar pra ela uma metade e outra metade pra ti, entendeu? E vocês continuam fazendo o trabalho que vocês fazem normal, entendeu? De vendas, correndo de um lado para o outro, eu tenho evitado de tá envolvendo aí, eu sei que as coisas não estão fáceis e eu mesmo tenho feito as coisas que antes tu fazias pra mim, tu fazia isso daí, tá bom.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Áudios revelam “esquema” criminoso de Reginaldo Campos

  • 24 de agosto de 2017 em 18:46
    Permalink

    Parabéns a Polícia Civil em Santarém pelo excelente serviço de investigação policial.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *