UNAMA recebe grupo de intercâmbio do Rio de Janeiro

Projeto tem como objetivo propiciar aos alunos o desenvolvimento do corpo acadêmico por meio da integração cultural

 Na manhã de segunda-feira, (19) a Faculdade UNAMA, recebeu o primeiro grupo de alunos do projeto de Intercâmbio Nacional de Medicina Veterinária de duas Instituições de Ensino Superior (IES), pertencentes ao grupo Ser Educacional. A equipe é composta por nove estudantes do 2° e 3° período da UNIVERITAS, Rio de Janeiro.

Com uma recepção calorosa entre docentes e alunos da UNAMA, os acadêmicos chegaram bastante motivados na Faculdade. Na ocasião os discentes conheceram toda a estrutura do curso de Medicina Veterinária e realizaram coleta de extração de veneno de serpentes dentro do Laboratório de Pesquisas Zoológicas (LPZ).

Durante cinco dias, os alunos terão atividades práticas como coleta de amostras biológicas para exame de sanidade em répteis, mamíferos e aves no Zoológico da UNAMA, realização de análises clínicas, soltura de animais na Floresta Nacional do Tapajós, aula prática de Epidemiologia e Planejamento com saúde animal, visita na fazenda experimental da faculdade, além de realizar biometria na Base Flutuante do Projeto Peixe-boi, às margens do rio Amazonas, Igarapé do Costa.

De acordo com Deliana Santos, diretora da UNAMA em Santarém o corpo docente do curso de Medicina Veterinária, juntamente com técnicos do zoológico definiram uma programação específica para este projeto e estão bastante otimistas com os resultados. “ Nós estamos recebendo estes alunos da UNIVERITAS, uma das instituições que compõe o grupo Ser Educacional, com o projeto piloto. Nesse sentido queremos fazer a integração entre acadêmicos e professores das unidades para que toda forma de conhecimento seja aproveitada e futuramente também, poder levar nossos acadêmicos para a troca de experiências no Rio de Janeiro”, ressaltou diretora.

PROGRAMAÇÃO

20 / 02 / 2018 – Terça-feira

8h às 11h:  Aconteceu coleta de amostras biológicas para exame de sanidade em mamíferos, répteis e aves no ZOOUNAMA – aula prática juntos com a turma do 3° período de medicina Veterinária da UNAMA sob orientação dos Médicos Veterinários do Zoológico, Jairo Moura e Ianny Posiadlo

11h30: Intervalo para almoço

13h: Aconteceu aula prática com amostras coletadas no ZOOUNAMA para realização de exame de sanidade dos animais que serão reintroduzidos na Floresta, com o docente Dennis Lima

21 / 02 / 2018 – Quarta -feira

08h – Concentração no ZOOUNAMA

08h30: Saída para a Floresta Nacional do Tapajós (Flona do Tapajós)

10h30 às 11h: Soltura dos animais na Floresta, com aula prática de Epidemiologia e planejamento com saúde animal (turma do 6° período de Medicina Veterinária)

12h: Intervalo para almoço

14h: Entretenimento para os alunos na área de Igarapé dentro da Floresta Nacional (Município de Belterra-Pa)

16h: Retorno para a cidade

22 / 02 / 2018 – quinta -feira

07h: Aula prática de anatomia animal e zootecnia na fazenda Experimental da UNAMA

Fonte: RG 15/O Impacto e Lana Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *