ANAC realizará vistoria do Aeroporto de Itaituba

Aeroporto de Itaituba

Representantes da única empresa de aviação que atua na cidade, TRIP Linha Aéreas, da Prefeitura Municipal e do Corpo de Bombeiros se reuniram para definir as obras mais urgentes no aeroporto de Itaituba. A última inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2009, apontou mais de setenta falhas no aeroporto municipal.

Entre os pontos mais críticos está o balizamento, pintura da pista, a precariedade da seção contra incêndios e o mato que quase esconde a iluminação. No relatório passado também foram exigidas melhores condições para os cadeirantes e restrição de acesso ao aeródromo. Situações que estariam fora do padrão da ANAC. De lá para cá pouca coisa mudou e muitas exigências ainda não foram cumpridas.

Segundo o gerente regional da TRIP, José Geraldo, esse seria o motivo do possível cancelamento da linha. “Quando o aeroporto não opera na melhor condição obviamente não tem como operar o avião, não tem como transportar os passageiros”.

Walmir Climaco, prefeito de Itaituba, afirma que as primeiras decisões já foram vestidas. “Já está sendo tomada algumas providencias: a questão do corpo de bombeiros, a questão de algumas recuperações da própria pintura da pista, questão da iluminação. E nós com certeza vamos regularizar tudo isso”.

A falta de voos pode ocasionar alguns prejuízos financeiros ao município. “As perdas para o município, não só para as agencias de viagem, como o município seria enorme” Alerta Guilherme Oliveira, agente de viagens.

Tâmia Lacerda com informações de Cássia Rangel, O Liberal

notapajos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *