Poupança da Caixa bate recorde em 2010

A Caixa Econômica Federal fechou 2010 com recorde na caderneta de poupança. No ano passado, os depósitos na poupança superaram os saques em R$ 13,1 bilhões, volume 21% superior ao de 2008, recorde anterior. Ou seja, as pessoas mais colocaram dinheiro na caderneta do que tiraram. Isso significa que o brasileiro está poupando mais.
 
Para a Caixa, o bom desempenho da poupança pode ser atribuído ao aumento de renda dos brasileiros, especialmente nas classes C e D, e ao melhor nível de educação financeira alcançado nos últimos anos.

O vice-presidente de Pessoa Física do banco, Fábio Lenza, diz que a poupança da Caixa, em razão de sua simplicidade, é um excelente produto para promover a educação financeira daqueles que ainda não tiveram contato com o universo bancário.

– O aprendizado deve começar o quanto antes e acreditamos que crianças e jovens, estimulados ao sadio hábito de poupar, têm grandes chances de estar bem preparados financeiramente para o futuro.

Com o resultado do ano passado, o total depositado na poupança da Caixa chega a R$ 129 bilhões, o que representa um crescimento de 115,6% nos últimos cinco anos.

Líder na poupança com participação superior a 34% do mercado, a instituição alcançou o número de 40,8 milhões de contas ativas – que são movimentadas.

Isenta de tarifa de manutenção e de Imposto de Renda, a poupança não exige valor mínimo para sua abertura e aceita depósitos em qualquer dia do mês.

Cerca de 41% dos poupadores têm idade entre 21 e 40 anos e não há predominância de gênero. As mulheres são maioria nos segmentos de menor renda, em que respondem por 54%, e os homens predominam nos patamares de maior renda, respondendo por 60% do total.

Sonho realizado

O aposentado Felix Siqueira Belli, de Porto Alegre, cliente da Caixa, diz que realizou o seu primeiro sonho com a ajuda da poupança. Ele comprou um Fusca 1300. Depois, adquiriu o imóvel onde mora atualmente.

Para ele, “o hábito de poupança deve ser passado de pai para filho”.

– No meu caso foi de avó para neto.

A poupança de Belli foi aberta por sua avó, quando ele tinha oito anos, em 1966.

– O departamento de marketing anunciou que a Caixa estava aceitando depósitos remunerados com correção monetária. Tínhamos o hábito de todo o mês ir à Caixa levar o cofre com as moedinhas.

Como abrir uma conta poupança

Para abrir uma conta basta apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em qualquer agência da Caixa e, em poucos dias, o cartão da conta será entregue gratuitamente na residência do cliente.

Do R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *