Colégio Dom Amando completa 68 anos de fundação



Irmão José Ricardo

No dia 14 de março o Colégio Dom Amando, um dos colégios mais tradicionais de Santarém, completa 68 anos de fundação. As festividades marcam também os cinquenta anos de dedicação a educação na cidade do diretor do colégio, irmão José Ricardo Kinsman.

Um dos símbolos mais expressivos do Colégio Dom Amando, irmão José Ricardo acompanha de perto tudo o que acontece com seus alunos e funcionários. Essa é a rotina que o norte americano, natural da Filadélfia, que chegou a Santarém como voluntário da Congregação dos Irmãos da Santa Cruz, iniciando sua dedicação dentro da sala de aula.

“Comecei como professor, e aí em diante, começou a progredir, o colégio progrediu, cresceu, cidade cresceu. Realmente eu vi tudo isso de primeira mão, foi uma parte da história de Santarém, e eu gostei, fiquei realmente com uma parte de Santarém”, relembra o diretor geral do Colégio Dom Amando, José Ricardo Kinsman.

A forma carinhosa de tratar todos a sua volta e a dedicação ao trabalho realizado fez com que José Ricardo conquistasse a admiração de todos os seus funcionários.

“O irmão José se confunde com o Dom Amando. Como se não existisse Dom Amando sem irmão José, e vice-versa. E a gente que acompanha o irmão José há muitos anos percebe a mudança do relacionamento deles com os alunos, mas uma grande surpresa é ver que os alunos, mesmos os pequenininhos, abraçam o irmão José de forma espontânea, conversam com ele, vão até ele, embora ele tenha essa postura que você olha e pensa que ele é uma pessoa muito fechada, muito rígida, mas não, o irmão José é uma pessoa acolhedora”, afirma a coordenadora pedagógica, Mônica Godinho.

“Ele nos surpreende, ele tem a resposta certa, rápida, ele resolve um problema em questões de segundo, que a gente tinha horas pensando, até dias, para resolver. Ele tem uma habilidade, que faz com que a gente fique sempre se espelhando na capacidade de como se superar problema”, ressalta o diretor José Maria Maia.

À frente da direção do colégio há 42 anos, a seriedade de seu trabalho ajudou a construir e firmar um dos maiores colégios da região oeste do estado onde formou grandes profissionais na região.

“A gente não tem dúvida de que ele foi muito importante para muitas gerações, porque ele formou essas gerações, a personalidade das pessoas, essa noção de valores: de valores religiosos, de valores de disciplina, de valores de responsabilidade, de valores de respeito ao ser humano. Nós não temos dúvidas que o irmão José Ricardo é um símbolo para Santarém e merece todas as homenagens, todas as nossas homenagens, porque ele tem uma importância muito grande para todas as gerações que hoje estão atuando no mercado, e muitas que já atuaram, e muitas que ainda vão atuar no mercado de Santarém e do Brasil”, destaca a empresária Vânia Pereira Maia.

Para o educador, o investimento do tempo e dedicação no ensino traz a sensação de desejo cumprido. “Os nossos alunos estão espalhados em todo o Baixo Amazonas, tem gente no governo, até no Governo Federal. E tem em todas as profissões tem aluno de Dom Amando. Grande prazer para mim de saber que eu fiz a minha parte”.

Fonte: Notapajos.com

Um comentário em “Colégio Dom Amando completa 68 anos de fundação

  • 3 de julho de 2011 em 13:06
    Permalink

    esse colégio é a minha segunda casa.
    eu estudo nele com meu maior carinho.
    um patrimônio histórico desses merece mais do que o nosso carinho e sim todo o nosso amor, e é com muito orgulho que falo,
    EU ESTUDO NO COLÉGIO DOM AMANDO.

    Resposta
  • 7 de junho de 2011 em 17:02
    Permalink

    Tive a dádiva de ser professor no CDA por quase 5 anos. Saudade já sinto desse lugar. Não tive a oportunidade de estudar nesta Instituição, mas me orgulho de ter contribuído para a formação de muitos alunos que estão guardados para sempre comigo. E colegas de trabalho que aí deixei, profissinais competentes e qualificados para atuarem numa educação de verdade. E o grande diretor Irmão José Ricardo, que sem ele a coisa não funcionaria 100%. Meus parabéns CDA, meus parabéns a todos o que atuam diretamente ou indiretamente nesse educandário.

    Resposta
  • 15 de março de 2011 em 11:20
    Permalink

    “Meu Colégio Dom Amando fonte do saber, taua fama está aumentando, como o meu querer. Salve, salve, alma mater, glória do Brasil, prometemos gauradar sempre, nossa mãe gentil”.
    Quantas saudades!!!. Emoções traduzidas em lágrimas e lindas lembranças no coração. Santarém e C.D.A. se fundem num só sentimento que é o amor. Os melhores momentos de minha vida foram passados nestes dois lugares.
    Irmão José Ricardo, grande mestre, educador, carater e responsabilidade. Trago sempre em meu coração lembranças de conselhos que me serviram em toda minha vida pessoal e profissional. Hoje sei que os muitos demeritos,puxões de orelha e esculhambações foram importantes para a minha formação como HOMEM.
    Obrigadão Irmão José Ricardo. Beijos no teu lindo coração.

    Resposta
  • 15 de março de 2011 em 05:43
    Permalink

    Que gostoso poder ler essa reportagem! Lembrar dos Folclores, dos jogos de basketball na “quadra das meninas”, das aulas de teatro e ate colunaria (sou das antigas!), sentar na grama sob a sombra das arvores generosas, so pra jogar conversa fora, aprender a valorizar o que se aprende e tambem a entender a sociedade em que se vive de forma critica, como agentes de transformação! Sou muito grata por ter tido a oportunidade de estudar no CDA. Foi uma fase importante para minha formação profissional e pesssoal. Eu diria que o CDA vem “GERANDO CONHECIMENTO AO POVO DA AMAZONIA, DO BRASIL E POR QUE NÃO, EM ALGUNS CASOS DO MUNDO?” Ha 3 anos em Berlim (fazendo Mestrado), posso imaginar que hajam ex-CDAnianos espalhados por esse nosso mundo globalizado! Ao irmão Ricardo, fica o grande respeito e admiração por este missionário tão importante que atua no elemento chave da transformação de uma sociedade que e a EDUCAÇÃO!!! Parabéns CDA, muito obrigada irmão José Ricardo!!!

    Resposta
  • 13 de março de 2011 em 22:13
    Permalink

    Boa reportagem . Ele merece todo nosso carinho de alunos e amigos , pois ele nos deu exemplos a serem seguidos por toda nossa vida . Parabens irmao Jose Ricardi !

    Resposta
  • 13 de março de 2011 em 17:24
    Permalink

    FELICITAÇÕES AO CDA POR MAIS UM ANO GERANDO CONHECIMENTO AO POVO DA AMAZONIA E POR QUE NÃO, DO BRASIL? TEMOS ALUNOS ATÉ NA UFSC, ORIUNDOS DO CDA. O COLÉGIO DOM AMANDO É UMA REFERÊNCIA EM NIVEL DE ENSINO. GRAÇAS A ESSE BOM E PERMANENTE NIVEL DE ENSINO TODOS OS SEUS ALUNOS SÃO BEM SUCEDIDOS PROFISSIONALMENTE. ESSE FRUTO É PROVENIENTE DA DEDICAÇÃO SACERDOTAL DO IR. JOSÉ RICARDO QUE TRANSFERIU PARA SEUS ALUNOS OS CONCEITOS DESENVOLVIDOS DA ÉTICA, DA DEDICAÇÃO E DA TOLERÂNCIA E QUE NORTEIAM A VIDA DO ALUNO QUANDO ADULTO.
    COMO EX-ALUNO DO CDA E DO IR. JOSÉ RICARDO
    SÓ CONSIGO DIZER DEUS LHE PAGUE.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *