O VÍCIO DO FUMO

São muitas as causas que levam as pessoas a entrarem para o vício do fumo. A curiosidade é uma das primeiras que mexe com a cabeça, em particular, de adolescentes. Quando a pessoa ainda não é viciada em família, o contato com colegas da vizinhança e das escolas faz com que fume um cigarro pela primeira vez, mesmo fumando às escondidas. Hoje muitas garotas fumam por causa do nervosismo. Outras pensam em ficar magras sem precisar de dietas. Simplesmente caem no vício, às vezes, sem volta.

Há inúmeras desculpas que são falsas para contaminar o fumante. Fala-se em diminuir o nervosismo, mas é apenas um alívio passageiro. Não é possível controlar o efeito da nicotina. Alguns dizem que conseguem na hora de fumar colocar para fora toda fumaça que o cigarro produz. Estudos mostram que o corpo humano absorve mais de 80% das partículas expostas na fumaça. Tem os que acreditam que a saúde só será afetada quando estiver na velhice, porém, os riscos aparecem a cada cigarro fumado, não importa a idade. Um cigarro, às vezes, já é o bastante para ficar viciado. Pode sofrer tosse persistente, ter a pele enrugada e sofrer disfunção sexual com o andar do tempo.

Algumas pesquisas têm mostrado que adolescentes, levados pela fantasia, fumam achando que isso deixa-os atraentes para o sexo oposto. Diferente do que pensam, são menos atraentes para a grande maioria do outro sexo. O essencial, antes que alguém comece a tragar, é avaliar como será no futuro sua trajetória de vida contaminada pelo tabaco. O vício do fumo enraíza no organismo do ser humano. Difícil livrar-se dele. Só com muita força de vontade e com ajuda de amigos e da família. Temos um exemplo de amigo que em conseqüência do tabagismo pegou o câncer. Acamado e definhando não largava o cigarro até morrer. Foi triste para todos os amigos.

O tabaco que é o produto usado pela indústria do cigarro também serve para mascar. Prejudica o hálito. Produz mais nicotina que o cigarro. Possui 25 substâncias cancerígenas. Aumenta o risco de câncer na boca e na garganta. O tempo todo para incentivar o vício a indústria de tabaco emprega bilhões de dólares em publicidade. Tem como alvo jovens ingênuos que se transformam em viciados no amanhã.

É difícil para quem cai no vício livrar-se de um momento para outro. Precisa de muita resistência e de ajuda. Começa com amigos e instituições que sem preconceito algum levam as pessoas atingidas a suportar os sintomas e parar de fumar. Enquanto se abstém é necessário substituir a fumaça do cigarro e da porronca por sucos de frutas, beber bastante água e dormir normalmente. Aquilo que no início pode incomodar, com o tempo virão os benefícios. Como temos visto as causas mais diversas levam as pessoas a viciarem. Nem tudo está perdido, porque de uma forma ou de outra existe, dependendo da pessoa, oportunidade para se recuperar do mal que atinge os que por um motivo caminham em direção ao vício do fumo.

Por: José Alves

Um comentário em “O VÍCIO DO FUMO

  • 6 de novembro de 2012 em 16:43
    Permalink

    vicios de fumo saber mais

    Resposta
  • 25 de março de 2011 em 17:06
    Permalink

    professor José Alves. Fiquei sabendo que um jornalista passou quatros anos ganhando 200 horas do Estado do program SOME – Sistema de Organização Modular de Ensino, sem comparecer na sala de aula, ganhando o dinheiro trabalhando pra ele mesmo. Foi descober pela 5ª URE, e o convocaram para trabalhar, para monstrar a sujeira, entrou com atestado médico, informando que está doente, mentira, está continua trabalhando no seu blog. Professor, sei que o senhor compactua com esse tipo de situação, conheço o senhor e admiro muito. Leio seus artigo todas as semanas. Eu ganho menos horas e trabalho. Investigue e responda.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *