Índios da aldeia Baú em pé de guerra prometem fechar BR-163

Índios reunidos em Novo Progresso

Os guerreiros e os caciques das aldeias Baú estão reunidos e preparados para guerra e ameaçam fechar a BR-163, caso as autoridades não compareçam no município de Novo Progresso, na segunda-feira, dia 11, para uma reunião.
Os índios estão esperando na sede do Município, o presidente da FUNAI, Márcio Meira, o secretório da saúde Antonio Alves e um representante do DENIT. Caso essas autoridades não compareçam eles vão fechar a BR-163 e o Município vai ficar isolado.
Os indígenas da aldeia Baú reivindicam que seja cumprida a promessa do chefe do DNIT, Luiz Antonio Pagot, que prometeu melhorias nas estradas da aldeia. Os índios pedem, também, que a FUNAI de Novo Progresso tenha mais autonomia. Outra reivindicação é a assistência à saúde indígena, pois hoje os índios precisam se deslocar até a cidade Itaituba, para receberem tratamento médico, disse um representante dos índios.
Estão reunidos os chefes indígenas das aldeias Baú em Novo Progresso, com os guerreiros pintados e armados com arcos e flechas, para fechar a BR-163 caso as autoridades não atendam as reivindicações.

O clima está tendo e pode haver conflito entre os índios e a Polícia.
Por: CJ Moraes

Um comentário em “Índios da aldeia Baú em pé de guerra prometem fechar BR-163

  • 9 de abril de 2011 em 16:25
    Permalink

    A Estrada pra aldeia foi arrumada, só que como sempre roubaram metade da verba e a estrada não aguentou duas chuvas. São pouco mais de 200 Índios e tem 4 camionetas a disposição deles, em Novo Progresso tem 20 mil pessoas que tambem tem que se deslocar a Itaituba, Santarem ou Mato Grosso, pior é que não tem a disposição os mesmos veículos que os Indios, metade deles nem vai mais pra aldeia, ficam peranbulando pelas ruas de Novo Progresso, não trabalham e ganham tudo do governo (de nós, afinal, pago impostos). Se fecharem a BR 163, prejudicam quem não tem nada haver com o problema, borracha neles se fizerem isso. Tem pessoas a 30 anos esperando documento de suas terras pelo famigerado INCRA e não fecham as estradas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *