Jubileu de Ouro da Escola Madre Imaculada

A Escola Estadual Madre Imaculada está em festa. Este ano ela comemora seu Jubileu de Ouro. Tendo como lema: 50 anos educando gerações.

Conheça mais um pouco a sua história… A escola foi criada em 1961, na capela do Santíssimo Sacramento, por iniciativa das professoras Francisca do Rosário Cardoso e Rosilda das Chagas Wanghon, que eram coordenadoras da Campanha Nacional da Erradicação do Analfabetismo em Santarém, enquanto prosseguiam os trabalhos da construção da escola no terreno doado pelo Padre Manuel Albuquerque na av. Presidente Vargas. Em 1962, as turmas foram transferidas para o novo prédio recebendo o nome de Escola Reunida de Santarém. Após dois anos, assumiu a direção da Escola a professora Iza Ramos Sena. Em 1973 a escola passa a ser chamada de “Madre Imaculada”.

Ao longo desses 50 anos passaram na administração os seguintes professores: Maria do Rosário Cardoso, Lucinda Lima de Oliveira, Maria José do Nascimento Ferreira, Jackson Ronildo Freire Macedo, Luiz Carlos Botelho, Marília de Sousa Sarmento, Maria José Marques, Aerton Herculano, Maria Antonia Mercês Pereira da Paixão, Vilma da Costa Andrade, Elda Pinheiro Pereira Lopes, Idivaldo Gâmboa do Rego, Maria do Perpétuo Socorro Rosário Lima, Maria Rosimar Monteiro, José Normando Santos Castro.

A escola agradece pelo relevante trabalho desenvolvido por esses profissionais para que hoje essa instituição seja referência de educação em Santarém. Atualmente esse educandário tem como equipe gestora Francisca Batista Figueira Coelho, Gilma da Silva Pereira Rocha, Solange Cristina Valente, secretária Elda Pinheiro Pereira Lopes e coordenação pedagógica Elienai Sousa da S. Batista, Mara Regina Xavier Belo, Francisca do Vale Carneiro; conta ainda com uma estrutura física de qualidade e profissionais competentes, que primam por uma organização de ensino por meio de projetos, pois é um caminho de construção coletiva que permite ao educando aprender a estudar, pesquisar, exercer a crítica, argumentar e pensar. Além disso, enfatiza o resgate dos valores éticos e morais, voltados aos ensinamentos de Madre Imaculada.         

Da Redação

Um comentário em “Jubileu de Ouro da Escola Madre Imaculada

  • 28 de abril de 2011 em 20:20
    Permalink

    “Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.” (Albert Einstein)

    Sou imensamente grata a Deus por ter me permitido fazer parte do quadro de funcioários dessa escola. A primeira escola que trabalhei em Santarém,professora da 1ª série e todas as demais séries do ensino básico até chegar à equipe gestora. Estive fora desse aconchego por sete anos, retornei em dezembro de 2010 com a coordenação do PROINFANTIL. Posso expressar com toda certeza, por onde andei foi bom, mas não se igualou ao calor humano, ao respeito,ao trabalho em equipe, ao amor que reconhece o erro e perdoa, que acredita no poder de transformação do ser humano, isso e muito mais vivenciei durante 15 anos nessa escola.
    Parabéns a todos os profissionais que contribuem e contribuiram com essa História, aos que já partiram, nossas eternas saudades, amenizadas pelas boas recordações!!
    ” Essa escola se orgulha de ti grande Madre Maria Imaculada…” Como ex-aluna do Colégio Santa Clara, vi de fato a religiosidade presente nesse espaço, na tentativa de educar nossos alunos de forma integral.

    Resposta
  • 28 de abril de 2011 em 08:41
    Permalink

    Parabenizo a esta escola, pois estudei lá nos anos 80 e parte do que sou devo aos mestres dessa nobre instituição, moro em Manaus há muitos anos mas trago boas lembranças dessa escola e dessa cidade linda que é Santarém.

    Resposta
  • 27 de abril de 2011 em 12:28
    Permalink

    é prazeroso dizer que eu já estudei nessa escola. saudosa lembrança das professoras raimunda nonata, rosimar entre outras. normando. fico feliz de ver essa escoloa desse jeito

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *