Estado do Tapajós está na pauta de hoje da Câmara‏ Federal

Senador Mozarildo Cavalcante

Autoridades e moradores do Oeste do Pará vivem a expectativa da votação do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, colocada em pauta na sessão extraordinária de hoje da Câmara Federal, em Brasília. Ferrenho nas discussões que envolvem o Estado do Tapajós, o deputado federal Lira Maia estará no plenário, entre os representantes políticos da região que irão participar da sessão.

Para Maia, a matéria sobre o Novo Estado interessa muito para todos os moradores e autoridades de Santarém e cidades vizinhas. A matéria faz parte do requerimento do ex-senador Mozarildo Cavalcante (PTB/RO), emitido no ano 2000, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós.

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), chamado pelo deputado federal Lira Maia (DEM), viajou ontem à tarde para Brasília para acompanhar, hoje, a votação do projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcante.

O Movimento Pró-Estado do Tapajós que há cerca de 10 anos acompanha todo o processo do requerimento do ex-senador Mozarildo Cavalcante, em Brasília, também mobiliza forças políticas para que o projeto de plebiscito seja votado no plenário da Câmara. O coordenador do movimento pela criação do Estado do Tapajós, Edivaldo Bernardo, está otimista. Ele acredita que o projeto de plebiscito seja votado hoje.

Uma comitiva de 25 pessoas de vários municípios do Oeste do Pará esteve recentemente em Brasília articulando politicamente o projeto de criação do Novo Estado.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Estado do Tapajós está na pauta de hoje da Câmara‏ Federal

  • 19 de março de 2014 em 16:06
    Permalink

    Só é contra a criação do Estado do Tapajós,quem não conhece a realidade e o sofrimento da população residente do OESTE DO PARÁ.

    Resposta
  • 13 de março de 2014 em 11:37
    Permalink

    Parabéns, senhores deputados., finalmente apareceram políticos com vontade de resolver os problemas da tão sofrida região do Tapajós (BR-163) pois para quem não conhece a região. quem precisa de algum doc. tem que viajar de N.Prog. P/Belém quase 1.500 km., e lá nada se resolve. parece que não tem interesse nesta parte do estado.

    Resposta
  • 3 de junho de 2011 em 08:16
    Permalink

    CRIAR ESTADOS NA REGIÃO NORTE É NACIONALIZAR A AMAZÔNIA COM INVESTIMENTOS, é a presença do poder público na Amazônia brasileira. Essa região é cobiçada por estrangeiros e apresenta vazios demográficos, É preciso colonizar a Amazônia brasileira, devemos pensar em criar estratégias de defesa de desenvolvimento sustentado em nossas fronteiras, devemos pensar em CRIAR OS ESTADOS DE SOLIMÕES, COM CAPITAL EM TABATINGA E RIO NEGRO COM CAPITAL EM TEFÉ.

    Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 08:10
    Permalink

    Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção.Basta vontade política para isso e confio na competência e articulação política que nossos deputados e senadores da amazonia darão força a este projeto criar o estado do Solimões e Rio Negro. Sr. Senador Mozarildo Cavalcanti, levante essa bandeira, crie o futuro do Brasil e dessa região.. Dê a oportunidade dos moradores dessa região decidir democraticamente em plebiscito e o desenvolvimento dessa região.

    Quero parabenizar o senador Mozarildo Cavalcanti, pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público.

    Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 08:07
    Permalink

     Quero parabenizar o senador Mozarildo Cavalcanti, pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção.Basta vontade política para isso e confio na competência e articulação política que nossos deputados e senadores da amazonia darão força a este projeto criar o estado do Solimões e Rio Negro. Sr. Senador Mozarildo Cavalcanti, levante essa bandeira, crie o futuro do Brasil e dessa região.. Dê a oportunidade dos moradores dessa região decidir democraticamente em plebiscito e o desenvolvimento dessa região.

    Resposta
  • 6 de maio de 2011 em 03:55
    Permalink

    seria bom, corrigi um erro, o senador mozarildo é do Estado de Roraima e não de Rondonia como consta na matéria “senador Mozarildo Cavalcante (PTB/RO) “.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *