Família Hage dominava licitações na ALEPA

Rosa Hage

Em quase dois meses de investigações, o Ministério Público Estadual (MPE) vem encaixando as peças do quebra-cabeça e já conseguiu elaborar parte do organograma das fraudes na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa). Um dos esquemas em vigor entre 2005 e 2006, durante a gestão Mário Couto (PSDB), atual Senador, envolveu toda a família da então membro da comissão de licitação da Assembléia Legislativa, Daura Hage, que o MPE aponta ter se beneficiado, junto a familiares envolvidos no esquema, com de cerca de R$ 8 milhões dos recursos da Alepa. 

Segundo as investigações, a família Hage se locupletou do dinheiro público, através de licitações fraudulentas com cartas marcadas para contratar cinco empresas, cujos titulares eram o então marido de Daura Hage, José Carlos Rodrigues, o cunhado dela, Josimar Pereira Gomes, Williame Tiago Hage Gomes e Willy Tatiane Hage Gomes, filhos de Josimar e sobrinhos de Daura Hage.

As empresas J. C. Rodrigues de Souza, Real Metais Serviços Técnicos Ltda, Tópicos Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda, JW Comércio de Material de Construção e Serviços Ltda. e JTW Gomes Comercial e Serviços, usufruíram do dinheiro da Alepa por intermédio de Daura Hage, que comandou todo o esquema, de acordo com os promotores que investigam o caso, Milton Menezes e Arnaldo Azevedo.

Anteontem à tarde e ontem pela manhã, o MPE fez nova ação de busca e apreensão de documentos e equipamentos para desvendar as fraudes da Alepa. Desta vez, foram recolhidas provas nas casas de José Carlos Rodrigues, em Mosqueiro, onde ele reside desde que se separou de Daura Hage, e de Josimar Gomes, casado com Sada Hage, irmã de Daura. A casa, localizada no conjunto Médici I, no bairro da Marambaia, deveria ser a sede das empresas Real Metais, cujos proprietários são o ex-marido de Daura, José Carlos, e Josimar Gomes, e JW Comércio e Serviços Ltda, de sociedade de Josimar com a filha Willy Tatiane, sobrinha de Daura. Mas o local é apenas a residência do casal, onde os promotores recolheram cheques, documentos da Alepa, equipamentos e computadores.

Também consta na documentação das empresas que o local seria sede da empresa JTW Gomes, propriedade de Williame Thiago Hage Gomes, filho de Josimar, sobrinho de Daura.

A empresa Tópicos Comércio de Gêneros Alimentícios seria de propriedade de José Carlos e Josimar Gomes, mas em 2008 alterou o contrato: saiu José Carlos e ingressou como sócio-proprietário Anailson Barbosa, irmão de Adailson Barbosa, considerado amigo pessoal e braço direito de Daura Hage.

Na casa de José Carlos, em Mosqueiro, os promotores encontraram documentos da Croc Tapioca, outra empresa formada para fornecer tapioca à Alepa, mas que ainda não foram analisados.

Segundo os promotores, todas as cinco empresas pertenciam à família de Daura Hage, o que configuraria impedimento legal, já que, como membro da comissão de licitação, ela não poderia ter familiares participando de concorrência pública na Alepa.

Daura Hage é prima do deputado estadual Júnior Hage (PR), atual titular da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), por sua vez filho de Rosa Hage, conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), onde foi presidente. Rosa também foi deputada estadual e esposa de José Alfredo Hage, ex-prefeito de Almeirim e ex-deputado estadual. Daura também é prima de Gandor Hage, irmão de Júnior Hage e ex-prefeito de Prainha e Almeirim.

Fonte: DOL 

11 comentários em “Família Hage dominava licitações na ALEPA

  • 31 de janeiro de 2014 em 10:31
    Permalink

    Deus conhece tudo e a todos na hora certa ele dará a paga a cada um conforme o q tiverem feito. Jesus disse”a árvore é conhecida pelos seus frutos” Se árvore é boa seu fruto é bom, mais, se árvore é mal seu fruto também será mal

    Resposta
  • 6 de setembro de 2012 em 23:46
    Permalink

    O ministro da CGU Jorge Hage é um homem honesto.

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2012 em 16:25
    Permalink

    Essa família o que fez foi roubar durante toda sua vida. É gente fina em termo de educação e tal, mas rouba demais. Vem a décadas e decadas roubando dinheiro das cidades como Prainha, Almeirim, Monte Alegre, Monte Dourado, etc… Tem uma Mayara que comenta que a familia Hage é honesta, aonde Mayara prove? o que esta familia fez por Prainha??? Monte Alegre??? Almeirim??? etc. Se eles fossem honestos o Gandor Hage não teria ficado em quarto lugar na eleição para prefeito em Almeirim, isso ele sendo o atual prefeito da epoca nesta cidade. Ele só não ficou mais abaixo na colocação porque só tinha quatro candidatos.

    Resposta
    • 24 de agosto de 2013 em 20:39
      Permalink

      Minha querida, nem generalize os Hage, me sinto em demasia ofendido…
      Minha familia Hage é do lado bom, esses meus parentes envergonham a nossa honra familiar, eles roubaram o meu avô na herança que por direito e dele…
      Abraços.

      Resposta
  • 16 de dezembro de 2011 em 23:54
    Permalink

    e uma injustica o que vcs eatao fazendo com a familia hage eles sao familia ornesta conheco eles a muito tempo na cidade de prainha…..

    Resposta
  • 16 de dezembro de 2011 em 23:51
    Permalink

    e uma injustica o que estao fazendo com a familia hage eles nao sao o que voces pensam eu conheco eles a muito tempo e sao pessoas honesta e muito boas……

    Resposta
  • 7 de junho de 2011 em 13:37
    Permalink

    ENQUANTO O POVO DORME A ROSA HAGE,RSRSRSR

    SO UMA PERGUNTA QUE ESSA FAMILIA TEM HAVER COM A PROFESSORA ANA CLAUDIA HAGE(UEPA),COM O PROFESSOR SALOMÃO HAGE(UFPA), ME PARECE QUE ELES SAO GENTE HONESTA.

    Resposta
  • 31 de maio de 2011 em 14:31
    Permalink

    Essa familia ja era estar presa ha muito tempo,não tem vergonha uma ex.Presidente do TCM, buinito para cara de voces, era proZé alfredo estar vivo para ver essa familia mais enrrolada que papel higienico, e ainda tem coragem de condenar politicos no TCM.

    Resposta
  • 30 de maio de 2011 em 08:18
    Permalink

    a familia Hage, vem HAGINDO atraves de esquemas fraudulentos em prainha,almerim,monte alegre e almerim.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *