AGORA, É O SIM!

Depois de uma longa caminhada pela criação do Estado do Tapajós, finalmente a Câmara Federal e o Senado aprovaram o Plebiscito a ser realizado no Tapajós e Carajás. Só depende agora do empenho da população na hora de votar o “SIM”. O Movimento pela criação de nova Unidade Federativa não teria chegado onde chegou se não fosse a luta heróica de tantas pessoas que levaram em frente este ideal. Não existe apenas um “pai da criança”. O que era apenas um sonho tornou-se realidade. A manifestação intensa por parte do povo, após tomar conhecimento da decisão favorável pelo plebiscito, mostra o quanto há de positivo para que se tenha uma grande maioria na hora do “Sim”.

Os inimigos pela criação dos Estados do Tapajós e Carajás estão criando todo tipo de argumentos contrários, que não significa nada para nós. A Constituição Brasileira diz que o Plebiscito deve ocorrer na região interessada. Em nosso caso, o “Sim” estará voltado para a região Oeste do Pará. Quem chega a Belém ouve as mais diversas intromissões no assunto. Sabemos que a votação do “Sim” será organizada pelo Tribunal Eleitoral quer certamente cumprirá a lei maior.

A nossa região sempre ficou no abandono histórico, submetida pelos mais diversos governantes do Pará. Tendo a sua própria estrutura muda totalmente o quadro que é visto nos dias de hoje. Vale agora juntar forças mediante a unidade de todos. É de importância máxima concluir a emancipação, tendo a maior bandeira a ser erguida neste momento.

Não interessa ao povo o que diz a emblemática Marinor Brito que em vez de valorizar os votos recebidos em nossa região, fica tirando uma de “babaca”. Matéria apresentada por ela não tem validade alguma neste momento. Melhor seria catar batatas. Outra babaquice é uma emenda apresentada pelo “folgado” Flexa Ribeiro, querendo que a consulta do Plebiscito seja em todo o Estado. O Congresso não vai legislar sobre matéria constitucional. O Plebiscito terá que ocorrer apenas na área interessada.

O “Sim” representa o futuro das novas gerações. Há necessidade de mobilizar os segmentos sociais e a população em geral. Repassar para todos, conscientizando de que agora é o “Sim”. Mais do que nunca é preciso ter consciência de que a criação do Estado do Tapajós é para o povo. Movimento popular, empresarial, classe trabalhadora e estudantil têm grande importância na campanha plebiscitária. O 31 de maio de 2011 tronou-se uma data que ficará na história do futuro Estado. O abandono que a região sofre, tem sido a causa da migração de muita gente para outros Estados. Portanto, agora é hora do “Sim”.

Por: José Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *