UFOPA reabre inscrições para especialização em Agroecologia

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizará novo processo seletivo para ingresso de alunos no Curso de Especialização em Agroecologia, que será realizado no segundo período letivo de 2011. São 25 vagas destinadas para graduados nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas (Biologia, Ecologia e Agroecologia). Gratuitas, as inscrições acontecerão no período de 13 a 20 de junho, na Secretaria do IBEF, situada no Campus Tapajós: R. Vera Paz, bairro do Salé, em Santarém (PA). O Edital de seleção já está disponível no sítio www.ufopa.edu.br, na seção “Editais”.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na Secretaria do IBEF e no Anexo I do Edital); 2 fotografias 3×4 recentes; cópia autenticada ou reconhecida do diploma registrado pelo MEC ou documento equivalente do curso superior; histórico escolar do curso superior; carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de dispensa do serviço militar; e uma cópia do Curriculum vitae, no formato Lattes/CNPq (www.cnpq.br), devidamente comprovada.

As inscrições homologadas e o local da seleção serão divulgados até o dia 22 de junho, na Secretaria do IBEF e no sítio www.ufopa.edu.br. Já o processo seletivo será realizado no período de 27 de junho a 6 de julho.

Os candidatos com as inscrições homologadas serão selecionados a partir de dois critérios: prova escrita (eliminatória e classificatória), a ser realizada no dia 27 de junho; e análise de currículo (classificatória). A prova escrita consistirá de redação sobre um dos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável; Sistemas Agroflorestais; Matéria Orgânica no Solo; e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 7 de julho e a matrícula dos candidatos aprovados será efetuada no período de 11 a 15 de julho de 2011. Mais informações pelo endereço eletrônico agroecologia.ufopa@gmail.com e pelo telefone (93) 2101-4947 (Secretaria do IBEF).

 

I Congresso Amazônico de Estudos Literários da UFOPA será aberto na quarta-feira, 15

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abre, no período de 15 a 17 de junho, em Santarém (PA) o I Congresso Amazônico de Estudos Literários com o tema: Amazônia, Literatura e Cultura. A conferência de abertura será proferida pelo professor Dr. João de Jesus Paes Loureiro. Professores e pesquisadores como Eduardo Duarte (FMG), Socorro Simões (UFPA), Ernani Chaves (UFPA) Josebel Fares (UFPA), Eneida leal Cunha (UFBA) e Tânia Macedo (USP) também irão proferir palestras no evento. Mais informações no endereço: http://calec2011.wordpress.com.

Os eixos temáticos do congresso são: Literatura comparada e estudos culturais; Literatura, história e cultura da Amazônia; Literatura, interdisciplinaridade e ensino; Poéticas orais, memórias e identidades.

De acordo com os organizadores, o congresso “prioriza os estudos da cultura que agenciam relações interdisciplinares e que atualmente implicam mudanças profundas no ensino e crítica das literaturas e das artes, capazes de apontar alternativas para novos mapeamentos identitários na Amazônia, enquanto comarca cultural latino-americana”.

I Congresso Amazônico de Estudos Literários com o tema “Amazônia, Literatura e Cultura” irá homenagear o escritor Benedito Monteiro, natural de Alenquer (Oeste do Pará) falecido em Belém em 2008.  O encontro está sendo organizado pelo Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (ICED) em parceria com o Centro de Formação Interdisciplinar/CFI/UFOPA e ocorrerá no centro Empresarial Amazônia Boularvard (Santarém PA) no período de 15 a 17 de junho de 2011.

Serviço: I Congresso Amazônico de Estudos Literários/ UFOPA. Período: 15 a 17 de junho.Informações:  Caelc2011@gmail.com / : http://calec2011.wordprass.com.

 

Fonte: Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *