Enquete sobre criação do estado de Tapajós tem mais de 60% de votos favoráveis‏

Estado do Tapajós

A criação do estado de Tapajós, a partir da divisão do Pará, foi aprovada por 61% dos internautas que participaram de enquete sobre o assunto promovida pelo DataSenado. A enquete, respondida entre 15 e 31 de maio de 2011, contou com a participação de 12.399 internautas.

A criação do estado do Tapajós está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 19/1999, aprovado pelo Senado nesta semana. O projeto agora vai à promulgação e deverá ser realizado um plebiscito para que a população paraense se manifeste sobre o assunto.

Da Redação / Agência Senado

Um comentário em “Enquete sobre criação do estado de Tapajós tem mais de 60% de votos favoráveis‏

  • 7 de julho de 2011 em 10:04
    Permalink

    Essa á uma resposta do isolamento de uma região como a do Oeste do Estado do Pará (Tapajós). Também se justifica que a uma distência que tem essa região da Capital (Belém), é impossível se administrar. Tanto é que as relações econômicas e de saúde são muito maiores com Manaus, no Amazonas, do que com o Pará. Outra justificativa estão nas relações entre arrecadação e repasse de verbas: do total de R$ 743 milhões arrecadados (arrecação in loco, arrecadação de grandes empresas e a substituição tributária), apenas R$ 124 são repassados. A falta de presença do Estado em regiões isoladas faz como o Tapajós, em si só fomenta o anseio da INDEPENDÊNCIA POLÍTICA.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *