Mutirão encerra Ação Verão em Santarém‏

Mutirão Ação verão em Alter do Chão

Um mutirão em prol da coleta de lixo na praia de Alter do Chão encerrou o projeto Ação Verão no município de Santarém. O mutirão é a etapa final do projeto que sensibilizou donos de bares, restaurantes, hotéis, barracas, associações, catraieiros e todos os que lidam com o turismo no município.

A ação chamou a atenção também de turistas, caso do matogrossense Roque de Moura. “Sou motorista e viajo bastante. Nunca tinha me deparado com uma ação assim, de limpeza da praia, de gente conscientizando aqui mesmo, no local. Meu pai gostou tanto que disse que vai levar a ideia para Sergipe, onde ele vive”, contou, entusiasmado.

O Projeto Ação Verão 2011 é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental (Ceam), e tem por objetivo conscientizar a comunidade dos principais litorais paraenses para a problemática ambiental advinda do fluxo de pessoas nesta época do ano.

Para a artesã Audrey Batista, moradora da comunidade, o aconselhamento dos técnicos da Sema ajudará na preservação do meio ambiente. “O povo daqui precisa de educação ambiental, o pior é perceber que a maior parte das sujeiras deixadas aqui, na praia, são causadas pelos moradores, porque muitos estrangeiros têm cuidado com o lixo. Já aconteceu até de um alemão limpar uma parte grande da praia e deixar os sacos fechadinhos em uma lixeira em frente à casa de um senhor.  Esse morador veio reclamar ‘que não queria lixo na lixeira dele’,  relatou a artesã.

O “arrastão” saiu da praça 7 de Setembro e reuniu empreendedores locais, técnicos da Sema, participantes da oficina e veranistas que, ao passarem pelo local, eram convidados para recolher o lixo da praia em um grande mutirão. André Alvarez, historiador, acredita que a iniciativa individual já é o primeiro passo. “Cada um pode fazer a sua parte e recolher seu próprio lixo. Acho também que a pessoa pode verificar a funcionalidade antes de descartar o material. Por exemplo, uma casca de banana no chão é lixo, mas para quem cria jabuti é ração”, disse.

Alter do Chão foi a última comunidade a receber a I Oficina de Práticas Comunitárias de Educação Ambiental, que capacitou os empreendedores locais e os transformou em “agentes ambientais”. Luciano Garcia, proprietário da barraca do Luciano, ensinou seus atendentes a abordarem os clientes quanto à questão do lixo na praia. “Antes de oferecermos o cardápio, já explicamos sobre a necessidade de manter a praia de Alter do Chão limpa e pedimos que o cliente acondicione o seu lixo, que depois a gente recolhe”, explicou. O Ação Verão em Santarém teve início na segunda-feira, 11, na comunidade de Maracanã, e terminou em Alter do Chão, no domingo, 17.

Fonte: Ascom/Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *