Audiência pública discutirá plano do Governo Estadual para a região

Simão Jatene

A cidade de Redenção receberá, nesta quarta-feira (3), a audiência pública que debaterá o Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado. Ao mesmo tempo, também será apresentada para a população a definição do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2012. Redenção foi a sede escolhida para representar os 15 municípios que formam a Região de Integração do Araguaia. A audiência acontecerá na Câmara Municipal, a partir das 8 horas da manhã. O PPA está sendo elaborado desde o dia 31 de maio deste ano. De lá pra cá, várias etapas do plano já foram cumpridas.

O plano foi apresentado durante um seminário que contou com a presença do governador Simão Jatene e todos os gestores da administração direta e indireta. Em seguida, os gestores reuniram-se durante uma semana para elaborar programas de governo. O resultado desse encontro foi a criação de 83 programas ligados à Agenda Mínima e voltados para as mais diversas áreas. O prazo final para o PPA ser encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado (Alepa) é 31 de agosto. Ele deverá ser devolvido ao executivo no dia 31 de dezembro e entrará em vigor no dia 2 de janeiro de 2012. As audiências públicas são a última etapa de elaboração do plano. Antes de Redenção, outros seis municípios já debateram o tema.

As cidades de Altamira, Santarém, Belém e Abaetetuba serão as próximas a contribuírem com o plano. Em todos os lugares onde o PPA foi apresentado foi dada a palavra à população. ‘Estamos dispostos a ouvir e colher subsídios com as lideranças sobre a necessidade de cada região’, afirmou o titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado do Pará (Sepof), Sérgio Bacury. A região de Integração do Araguaia é formada por 15 municípios. Os mais populosos são: São Félix do Xingu – representa 20% da população total da região; Redenção (16%); Santana do Araguaia (12%), Conceição do Araguaia (9,6%), Xinguara (8,6%) e Tucumã (7%). São Félix do Xingu e Santana do Araguaia apresentaram também as maiores taxas de incremento médio anual da população para a década, com 10,1% e 6% ao ano, respectivamente.

Grande parte desse incremento está relacionada à expansão da pecuária de corte, implantação de agroindústria animal e lavoura temporária, que tem atraído elevado contingente populacional.

Da Redação

Um comentário em “Audiência pública discutirá plano do Governo Estadual para a região

  • 3 de agosto de 2011 em 11:08
    Permalink

    Zenaldo Coutinho, contrata o jogador Ganso, da seleção brasileira e a cantora Fafá de Belém.

    A furia do braço direito do governador Jatene não para por aí, ele fará de tudo para impedir a

    emancipação.

    A furia de Zenaldo só vem provar que o Estado do Tapajós é viável.

    E ainda tem a cara de pau de dizer que há abusos da frente de emancipação do Tapajós e Carajás.

    Ele sim comente abusos com o dinheiro público do Pará.

    Zenaldo , dessa forma, assume que o Estado do Tapajós é viável.

    Resposta
  • 3 de agosto de 2011 em 08:17
    Permalink

    Governantes do Pará investem contra a emancipação do Estado do Tapajós.

    Ganso convocado para campanha do NÃO.
    Portal IG
    O jogador santista e da seleção brasileira Paulo Henrique Ganso (foto) foi escalado para compor o time de defensores da unidade do estado do Pará.
    Ele deve ser um dos garotos propaganda da frente que vai fazer campanha pela não divisão de seu estado natal. Outro colega de chuteiras santista, o lateral Pará, também vai fazer parte do time.
    Leia também:
    Maia e Maria no QG.
    “Missionário” leva Tapajós a professores.
    Os dois foram convocados pelo também paraense e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.
    Ele, que age como cidadão nessa luta – uma vez que a OAB não tomou partido sobre a divisão do Estado -, tem buscado paraenses ilustres para a frente que quer dizer não à divisão do estado nas unidades federativas do Tapajós e Carajás.
    O plebiscito sobre a divisão do Pará está marcado para o dia 11 de dezembro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *