Noticías de Curuá

Ronaldo Rodrigues: “Funcionários da SEMSA estão aptos a diagnosticar e curar doenças relacionadas a Zoonoses em Curuá”

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, sob a titularidade de Deusalina Ribeiro, dia a dia vem consolidando ações e avança no Projeto de qualificação funcional dos servidores da Secretaria. No período de 5 a 8 de julho, envolvendo uma pareceria entre SEMSA e Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), foi ministrado Curso  relacionado a Zoonoses.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas nas instalações do CRAS e no Campo, proferidas pelo Coordenador da 9º Região de Zoonoses de Santarém, Reinaldo Rodrigues Vasconcelos. O público alvo do treinamento foram Agentes de Endemias – AE, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem.

Segundo Coordenador, o Curso teve aproveitamento de 100% nas atividades de prevenção das doenças, tais como: Leishmaniose, Hanseníase; Leptospirose transmitida pelo rato doméstico e da recente doença denominada Rantavirose, transmitida pelo rato silvestre; Identificação de Calazar através de coleta de sangue de Caninos e Controle de Colônias de Quirópteros (morcego), principal transmissor da Raiva humana e

Animal.

“Afirmamos que o referido treinamento atingiu resultados satisfatórios para o Ministério da Saúde, SESPA e SEMSA de Curuá, tendo em vista o empenho e dedicação dos participantes. A principal finalidade daqui por diante dos treinados é evitar doenças tropicais, já que os mesmos estão aptos em diagnosticar, prevenir e tratar possíveis casos das doenças mencionadas”, finalizou o Coordenador do Curso.    

EDUCAÇÃO – Nossa página vem de público parabenizar o apoio incondicional que o prefeito Raimundo Reis vem dando a Educação Municipal, toda equipe da SEMED e aos 107 novos acadêmicos do município de Curuá. Todos os estudantes e professores do ensino fundamental foram selecionados e estão inclusos no Projeto do MEC (PLATAFORMA FREIRE). É importante ressaltar que os diversos cursos já em andamento nos municípios de Alenquer, Óbidos e Sanatrém, com disciplina de Matemática, Português e outras, são voltadas para as grades curriculares são pertinentes a qualificação e capacitação dos respectivos educadores.  

Jornal O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *