FIT apóia Movimento Pró-Estado do Tapajós
Em reunião realizada na sexta-feira (12/08), nas instalações da FIT, com representantes do ICPET, dos professores Hélvio Arruda (Fit) e Marinete Costa Lima (5ª URE), foi comunicado que a FIT, produziu e está veiculando na mídia digital, uma mensagem comercial alusiva a importância da criação do Estado do Tapajós.
Também, foi colocada à disposição da 5ª URE os laboratórios de informática da FIT para cadastramento de estudantes de colégios estaduais, tendo em vista a emissão do Título Eleitoral.
Articulação Popular Pró- Tapajós lança agenda de ações de mobilização
Organizações populares, da sociedade civil e movimentos sociais do oeste do Pará propõem uma agenda de mobilização e de debates sobre um Estado Sustentável e uma reflexão sobre o “Estado do Tapajós que queremos”.
Avaliar a histórica ausência do Estado e de ações efetivas de desenvolvimento para nossa região, o isolamento geográfico; o abandono político; as vantagens econômicas da emancipação e debater uma estratégia de participação popular na campanha pelo SIM à criação do Estado do Tapajós são alguns dos pontos que serão apresentados neste evento.
A Articulação Popular Pró Tapajós está organizando um grande evento com a participação de lideranças de vários municípios do Oeste do Pará para os dias 13 e 14 de setembro de 2011, no Iate Clube de Santarém que culminará com um Ato Público e uma festa da cultura do Estado do Tapajós na Praça Barão de Santarém (São Sebastião).
A construção de um novo Estado deve ser movida pelo anseio popular, em oposição a ausência do Estado na região; no ensejo de construção de um novo modelo de desenvolvimento; ambientalmente sustentável no acesso e uso dos recursos naturais; na preservação da biodiversidade; socialmente justo na distribuição das riquezas e na redução da pobreza e das desigualdades sociais; bem como indutor de políticas que promovam a justiça e a equidade.
Quem Somos:
A Articulação Popular Pró Tapajós (APPT) é promovida pelas seguintes organizações e movimentos sociais:
Ceapac, Ceftbam, CITA, FEAGLE, Mopebam, Projeto Saúde & Alegria, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém,
A APPT está aberta à adesão de entidades populares.
AGENDA DO COMITÊ MUNICIPAL DE SANTARÉM 16/08/11
Palestra para comunitários sobre o Estado do Tapajós
Local: Núcleo da Pastoral do Menor, rua Conceição Barreto, 73 – Bairro Conquista
Entidade organizadora: Movimentos Sociais
Contato: Antonio 9141 – 2626
Palestra sobre o Plebiscito do Tapajós com palestrante do ICPET.
Local: Barracão Comunitário do Livramento
Entidade organizadora: Projeto Viva a vida
Dia 16 de agosto, 9h30
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém
Av.: Cuiabá s/n – Bairro: Matinha – (93) 3524-1845
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/ICPET
ESTADO DO TAPAJÓS, EMANCIPAÇÃO JÁ.
Comentário: Lucio Siqueira
QUEREMOS A EMANCIPAÇÃO, QUEREMOS NOSSA LIBERDADE, PEÇO AO POVO DE BELÉM QUE NOS DEIXE SEGUIR NOSSO CAMINHO, SERÁ PARA O BEM DA REGIÃO, SERÁ BOM PARA O PARÁ REMANESCENTE, SERÁ O DESENVOLVIMENTO DE TODA A REGIÃO AMAZÔNICA.
O endiabrado e eloqüente, Zenaldo Coutinho está a todo vapor contra a liberdade do povo do Estado do Tapajós.
O inimigo número 1 da liberdade não medirá esforços para acabar com o sonho de liberdade e emancipação dessa região.
Além disso, outros 15 outros parlamentares, incluindo a senadora MARINOR também já declararam apoio à não divisão do Pará ”, explicou o deputado Celso Sabino.
É preciso derrubar esses ditadores contra a liberdade do povo que quer se emancipar.
VOTO 77
Digo,
orgânica
Brilhante este posicionamento da FIT.As demais instituiçoes do conhecimento devem vir a público e mostrar seus posicionamentos e juntar-e a causa.
Aqui em Itaituba, em breve nós, os advogados, vamos nos manifestar de forma organinica nesta causa.
TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SER EMANCIPADOS.
SERÁ BOM PARA O PARÁ, SERÁ BOM PARA O BRASIL.
“A criação dos estados do Tapajós e Carajás é o maior projeto de desenvolvimento econômico do País que se discute hoje, temos que levar em conta os benefícios da região Norte e da Segurança nacional da Amazônia, acredito que esta estratégia que os municípios estão articulando, tem que ser feita urgentemente já que o nosso tempo é de cerca de 4 meses, para a realização do plebiscito”, Chega de colonialismo, vamos desenvolver a região do Tapajós e Carajás com mais política de investimentos e crescimento.
O ESTADO DO TAPAJÓS VAI SE MANTER VIVO.
Comentário:
Ederson Costa Pereira diz:
A espera do resgate da ilha dos desesperos pode está chegando ao fim, é assim que vivemos a anos em uma ilha, sem o minimo de recursos para se manter vivo, no meio de feras que engole nossas esperanças e nossos sonhos, querendo ali construir uma jangada para fugir da ilha mais ao mesmo tempo se teme o mar e seus perigos, mais mão podemos temer a nada nesse momento oportuno, vamos nos atirar nesse mar perigoso e ter a certeza que vamos encontrar a salvação e a libertação, vamos correr esse risco ao ter que morrer esperando esse resgate que nunca chega, viva a duas mais novas estrelas dessa federação, TAPAJÓS E CARAJÁS, E QUE DEUS NOS ILUMINE NESSA CAMINHADA, POIS ABENÇOADOS JÁ SOMOS.
Sou empresário daqui de Belém e tenho muito interesse na divisão do Estado. Pois só vou investir e ampliar meus negócios em Santarém e Marabá se virarem capitais. Não vou perder nada com meus negócios aqui em Belém se acontecer a divisão, e sei que nas futuras capitais vou ganhar muito mais e promover trabalho, renda e desenvolvimento pra região. Todos vão ganhar com divisão.