FIT apóia Movimento Pró-Estado do Tapajós

Professor Hélvio Arruda

Em reunião realizada na sexta-feira (12/08), nas instalações da FIT, com representantes do ICPET, dos professores Hélvio Arruda (Fit) e Marinete Costa Lima (5ª URE), foi comunicado que a FIT, produziu e está veiculando na mídia digital, uma mensagem comercial alusiva a importância da criação do Estado do Tapajós.

 

 

Também, foi colocada à disposição da 5ª URE os laboratórios de informática da FIT para cadastramento de estudantes de colégios estaduais, tendo em vista a emissão do Título Eleitoral.

 

Articulação Popular Pró- Tapajós lança agenda de ações de mobilização
Organizações populares, da sociedade civil e movimentos sociais do oeste do Pará propõem uma agenda de mobilização e de debates sobre um Estado Sustentável e uma reflexão sobre o “Estado do Tapajós que queremos”. 
Avaliar a histórica ausência do Estado e de ações efetivas de desenvolvimento para nossa região, o isolamento geográfico; o abandono político; as vantagens econômicas da emancipação e debater uma estratégia de participação popular na campanha pelo SIM à criação do Estado do Tapajós são alguns dos pontos que serão apresentados neste evento.
A Articulação Popular Pró Tapajós está organizando um grande evento com a participação de lideranças de vários municípios do Oeste do Pará para os dias 13 e 14 de setembro de 2011, no Iate Clube de Santarém que culminará com um Ato Público e uma festa da cultura do Estado do Tapajós na Praça Barão de Santarém (São Sebastião). 
A construção de um novo Estado deve ser movida pelo anseio popular, em oposição a ausência do Estado na região; no ensejo de construção de um novo modelo de desenvolvimento; ambientalmente sustentável no acesso e uso dos recursos naturais; na preservação da biodiversidade; socialmente justo na distribuição das riquezas e na redução da pobreza e das desigualdades sociais; bem como indutor de políticas que promovam a justiça e a equidade. 

Quem Somos:
A Articulação Popular Pró Tapajós (APPT) é promovida pelas seguintes organizações e movimentos sociais:
Ceapac, Ceftbam, CITA, FEAGLE, Mopebam, Projeto Saúde & Alegria, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, 
A APPT está aberta à adesão de entidades populares.

AGENDA DO COMITÊ MUNICIPAL DE SANTARÉM 16/08/11

Palestra para comunitários sobre o Estado do Tapajós

Local: Núcleo da Pastoral do Menor, rua Conceição Barreto, 73 – Bairro Conquista

Entidade organizadora: Movimentos Sociais

Contato: Antonio 9141 – 2626

 

Palestra sobre o Plebiscito do Tapajós com palestrante do ICPET.

Local: Barracão Comunitário do Livramento

Entidade organizadora: Projeto Viva a vida

 

Dia 16 de agosto,  9h30

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém 

Av.: Cuiabá s/n  – Bairro: Matinha – (93) 3524-1845

 

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/ICPET

Um comentário em “FIT apóia Movimento Pró-Estado do Tapajós

  • 17 de agosto de 2011 em 11:08
    Permalink

    ESTADO DO TAPAJÓS, EMANCIPAÇÃO JÁ.

    Comentário: Lucio Siqueira

    QUEREMOS A EMANCIPAÇÃO, QUEREMOS NOSSA LIBERDADE, PEÇO AO POVO DE BELÉM QUE NOS DEIXE SEGUIR NOSSO CAMINHO, SERÁ PARA O BEM DA REGIÃO, SERÁ BOM PARA O PARÁ REMANESCENTE, SERÁ O DESENVOLVIMENTO DE TODA A REGIÃO AMAZÔNICA.
    O endiabrado e eloqüente, Zenaldo Coutinho está a todo vapor contra a liberdade do povo do Estado do Tapajós.
    O inimigo número 1 da liberdade não medirá esforços para acabar com o sonho de liberdade e emancipação dessa região.

    Além disso, outros 15 outros parlamentares, incluindo a senadora MARINOR também já declararam apoio à não divisão do Pará ”, explicou o deputado Celso Sabino.

    É preciso derrubar esses ditadores contra a liberdade do povo que quer se emancipar.
    VOTO 77

    Resposta
  • 16 de agosto de 2011 em 17:32
    Permalink

    Brilhante este posicionamento da FIT.As demais instituiçoes do conhecimento devem vir a público e mostrar seus posicionamentos e juntar-e a causa.
    Aqui em Itaituba, em breve nós, os advogados, vamos nos manifestar de forma organinica nesta causa.

    Resposta
  • 16 de agosto de 2011 em 11:51
    Permalink

    TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SER EMANCIPADOS.
    SERÁ BOM PARA O PARÁ, SERÁ BOM PARA O BRASIL.

    “A criação dos estados do Tapajós e Carajás é o maior projeto de desenvolvimento econômico do País que se discute hoje, temos que levar em conta os benefícios da região Norte e da Segurança nacional da Amazônia, acredito que esta estratégia que os municípios estão articulando, tem que ser feita urgentemente já que o nosso tempo é de cerca de 4 meses, para a realização do plebiscito”, Chega de colonialismo, vamos desenvolver a região do Tapajós e Carajás com mais política de investimentos e crescimento.

    Resposta
  • 16 de agosto de 2011 em 11:50
    Permalink

    O ESTADO DO TAPAJÓS VAI SE MANTER VIVO.

    Comentário:
    Ederson Costa Pereira diz:

    A espera do resgate da ilha dos desesperos pode está chegando ao fim, é assim que vivemos a anos em uma ilha, sem o minimo de recursos para se manter vivo, no meio de feras que engole nossas esperanças e nossos sonhos, querendo ali construir uma jangada para fugir da ilha mais ao mesmo tempo se teme o mar e seus perigos, mais mão podemos temer a nada nesse momento oportuno, vamos nos atirar nesse mar perigoso e ter a certeza que vamos encontrar a salvação e a libertação, vamos correr esse risco ao ter que morrer esperando esse resgate que nunca chega, viva a duas mais novas estrelas dessa federação, TAPAJÓS E CARAJÁS, E QUE DEUS NOS ILUMINE NESSA CAMINHADA, POIS ABENÇOADOS JÁ SOMOS.

    Resposta
  • 16 de agosto de 2011 em 11:48
    Permalink

    Sou empresário daqui de Belém e tenho muito interesse na divisão do Estado. Pois só vou investir e ampliar meus negócios em Santarém e Marabá se virarem capitais. Não vou perder nada com meus negócios aqui em Belém se acontecer a divisão, e sei que nas futuras capitais vou ganhar muito mais e promover trabalho, renda e desenvolvimento pra região. Todos vão ganhar com divisão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *