Escola e energia elétrica beneficiam comunidade do Lago Grande

Inauguração da Escola Vila Nova em Uruari Lago Grande Foto Ronaldo Ferreira

Na manhã do último domingo, 21/08, comunitários de Uruari, na região do Lago Grande, comemoraram a entrega de dois grandes investimentos proporcionados pelo governo municipal: uma escola e energia elétrica, viabilizada através do Programa Luz para Todos, do governo federal.

A escola municipal de ensino fundamental, Vila Nova, foi inaugurada pela prefeita Maria do Carmo que esteve acompanhada do vereador Emir Aguiar; dos secretários municipais Inácio Correa (Infraestrutura) e Lucineide Pinheiro (Educação); Fernanda Pimentel (coordenadora da Educação no Campo) e Rômulo Reale (coordenador do Programa Luz para Todos).

O prédio escolar possui duas salas de aula, banheiros, cozinha e refeitório, e atende a 182 alunos da educação infantil; do 1º ao 8º ano; e jovens da 3º etapa da

Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apresentações culturais, como canto, poesia e fanfarra da escola municipal Ambrósio Caetano Correa, da comunidade Inanu, no Lago Grande, fizeram parte da programação festiva. “Todos os comunitários lutaram muito para que ganhar uma escola própria, com espaço digno, e neste governo, isso foi concretizado. A educação nesta comunidade será referência no município”, afirmou a diretora da escola, Josiane Figueira.

Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, o momento era de vitória não só para a comunidade, mas para o governo. “Como não é possível atendermos 100% em todas as áreas, priorizamos em nosso governo algumas, entre elas, a educação. Acredito que a educação seja um dos maiores instrumentos de transformação, sobretudo, social. Investimos em prédios bonitos, sem esquecer do fardamento, da merenda escolar e de profissionais que tenham boa formação acadêmica e compromisso com os alunos”, externou a Prefeita.

Luz para Todos – Durante o ato de entrega da escola Vila Nova, a prefeita Maria do Carmo também inaugurou o programa Luz para Todos na comunidade de Uruari, no Lago Grande. “Conseguimos contemplar esta comunidade na etapa 9 do programa. Até agora, já foram atendidas 2.520 famílias dentro do Lago Grande, mas a previsão, é beneficiar 2.656 famílias. São 400 Km de rede de energia nessa região, com mais de R$ 12 milhões investidos”, afirmou.

Rômulo Reale, coordenador do Luz para Todos, falou sobre a parceria da prefeitura de Santarém com o governo federal na execução do Programa. “A Prefeitura é responsável por arrumar os acessos para que cheguemos às comunidades com as carretas e os postes de energia, e ela tem cumprido seu papel. Dessa forma, estamos conseguindo agilizar as obras e obedecer os prazos de execução. Nossa previsão é que, até o final do mês de setembro deste ano, o Luz para Todos esteja implantado nas comunidades do Lago Grande que foram definidas pelo Comitê Gestor da Eletrobras”, disse.

 FEIRA POPULAR E FESTIVAL FOLCLÓRICO SÃO SUCESSO

Após seis dias de extensiva programação na praça Barão de Santarém, a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico, promovidos pela Prefeitura, sob coordenação da secretaria municipal de Cultura (SMC), foram encerrados ontem (21/08).

54 comunidades se fizeram representar no evento e dentro de suas barracas armadas na praça, expuseram e comercializaram seus mais variados produtos. A programação cultural (concursos de música, paródia, poesia) ocorria durante as noites, sendo que a partir de 5ª feira (18/08), 20 grupos folclóricos iniciaram a disputa pelo título de Campeão 2011. O concurso de Rainha e o torneio esportivo também fizeram parte do evento que já está consolidado no calendário cultural de Santarém.

A premiação aos vencedores ocorreu ontem à noite, e a entrega dos troféus foi feita pela prefeita Maria do Carmo; pela secretária de Cultura, Jarle Aguiar; e pelo vereador Emir Aguiar, entre outros. Abaixo, os três primeiros colocados de cada categoria:

Concurso de Barracas:

1º – Irurama – Eixo Forte;

2º – Poço Branco – Planalto;

3º – Santa Rosa – Eixo Forte.

Concurso de Rainha

1º – Poliane Lima Castro – Irurama;

2º – Jéssica Castro Nascimento – Alter do Chão;

3º – Cleidiane de Assunção Santos – São Sebastião.

Concurso de Música

1º – Jair Castro – Tracuá (Obra: A sombra da sombra);

2º – Raimundo Altemir Mota – Cipoal II (Obra: Seguindo a pé);

3º – Renato Castro – Tracuá (Obra: Fogo gelado).

Concurso de Poesia

1º – Maria Rosa Sousa – Maripá (Obra: Não te quero lenda amazônica);

2º – Ana Cássia Costa – São Miguel (Obra: Gravidez na Adolescência);

3º – Sara dos Santos – São Francisco (Obra: Devastação).

Concurso de Paródia

1º – Escola Gonçalves Dias (Obra: Acreditar);

2º – Escola Gonçalves Dias (Voto SIM);

3º – Escola madre Imaculada (Obra: Ao meu ver).

Torneio esportivo

– Feminino:

1º – Portelinha – Portelinha de Terra Preta;

2º – Santa Cruz – Santa Cruz;

3º – Boa Esperança – Boa Esperança.

– Masculino:

1º – Enseada do Aritapera – Enseada do Aritapera;

2º – Santa Maria – Santa Maria do Eixo Forte;

3º – Ponte Alta – Ponte Alta do Eixo Forte.

AVENIDA SÃO NICOLAU É ATENDIDA COM AÇÕES DE INFRAESTRUTURA

Passado o período chuvoso em Santarém, a secretaria municipal de infraestrutura (SEMINF) tem intensificado os trabalhos em ruas e ramais de Santarém visando deixá-los trafegáveis. Por meio da Operação Verão, serviços de recomposição asfáltica, terraplenagem, recapeamento e asfaltamento têm sido as proincipais ações executadas pela prefeitura de Santarém diariamente.

Na Avenida São Nicolau, no bairro de Uruará, a SEMINF está atuando na recuperação da via. “Vamos tomar medidas agora para diminuir o impacto das grandes enxurradas no período chuvoso e evitar que o aterro colocado aqui, se perca com facilidade. É um trabalho cauteloso, pois as tubulações do sistema de abastecimento de água estão expostas”, explicou Inácio Correa, secretário municipal de Infraestrutura.

O titular da SEMINF disse ainda, que um cronograma de trabalho está sendo definido entre governo municipal e presidentes de associações de Moradores para, se não resolver, amenizar os problemas no sistema viário de Santarém, a exemplo do que está sendo feito nos bairros da Prainha, Santana, Uruará e São José Operário.

Segundo Inácio, serviços de terraplenagem estão sendo executados nas ruas Nações Unidas, Muiraquitã, Dom Frederico e Elinaldo Barbosa.

ENTRADA DA UFOPA COMEÇA A RECEBER  ASFALTO

O trecho da Travessa Raimundo Fona, na entrada do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), começou na manhã desta segunda-feira (22), a receber asfalto.

A obra é executada pela secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF). Concluídos os trabalhos, a via pavimentada deverá proporcionar mais comodidade aos acadêmicos que reiniciaram as aulas do segundo semestre letivo hoje.

A prefeitura de Santarém também executou outras ações visando melhorar a trafegabilidade nas ruas ao entorno da UFOPA. O trecho da Avenida Tapajós que ainda não é asfaltado e que também é alternativa de acesso à Universidade, receberá areia para diminuir a poeira.

OBSERVATÓRIO DE TURISMO – Por meio de um coquetel, a secretaria municipal de Turismo (SEMUTUR), da prefeitura de Santarém, fará o lançamento amanhã, 23 de agosto, do Observatório de Turismo de Santarém, que consiste em um núcleo de estudos e pesquisas criado para desenvolver ações e pensamentos estratégicos para a atividade turística. O objetivo do Observatório será o de acompanhar e a analisar a conjuntura turística no município, de forma periódica. O lançamento será às 19h no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém (IESPES), na Coaracy Nunes.

Por: Nelma Bentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *