Denúncia – Criação de gado ilegal prejudica serra do saubal

Rogério “Gaúcho” e comunitários reuniram com vereadores, na Câmara

A situação de degradação em que se encontra a Serra do Saubal ou serra da Embratel tem preocupado os moradores do bairro Nova República. Moradores do local e lideranças comunitárias preocupados com o crime ambiental que está ocorrendo na área, estiveram na segunda-feira, na Câmara Municipal de Santarém, onde pediram pela aprovação de um projeto de lei que transforme o local em Área de Preservação Ambiental (APA). Os vereadores atenderam aos apelos dos comunitários e aprovaram a nova lei de preservação.

“A gente sabe que se não for preservada, através de uma Lei, pode causar grandes transtornos como está acontecendo hoje com a serra do índio, no bairro do santarenzinho”, disse Rogério Cebulisky, “Gaúcho”, um dos moradores e líder comunitário na área. Ele aponta esta atitude legislativa como uma forma de coibir os crimes, extração de terra, e ocupação indevida, que estão sendo praticados na área. Como se não bastasse, existe também uma criação de gado ao redor da serra. “Essas pessoas vão dar o jeito de retirar, porque o local pode ser usado para outros fins, mas criação de gado e para tirar terras, não é possível”, reagiu o líder comunitário.

Área de Proteção Ambiental – A Câmara dos Vereadores de Santarém, depois de muita luta das pessoas que moram em torno da área, finalmente aprovou na manhã de segunda-feira (29), o projeto de lei que cria a Área de Proteção Ambiental (APA), na Serra do Saubal. A nova Lei foi aprovada por unanimidade restando agora a sanção do Poder Executivo para que o projeto entre em vigor.

Parte da área do Saubal totalmente degradada pela ação do homem

Para as entidades sociais que lutam pela preservação da Serra é momento de comemorar o primeiro passo dado. A representante da Pastoral Social de Nossa Senhora de Guadalupe, Conceição Menezes afirma: “Nós vamos cobrar novamente do Poder Executivo pra que sancione a lei e também possa iniciar a discussão sobre a criação do conselho gestor que também vai contribuir no processo de consolidação da Área de Proteção Ambiental”.

Algumas ações pela preservação do local já foram realizadas, o objetivo agora é salvar a pequena floresta nativa que ainda existe no entorno da Serra.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Denúncia – Criação de gado ilegal prejudica serra do saubal

  • 3 de setembro de 2011 em 20:38
    Permalink

    Atualmente moro com minha família em Macapá, bem próximo de uma APA. Mas, cresci vendo o desrespeito com o ambiente da minha Nova República.Essa reivindicação é válida, porque quem não saboreou da manga do saubal ou teve um a vista panorâmica do alto da serra da Embratel. As pessoas que estão lutando por essa preservação são pessoas sensíveis e conhecem muito bem o problema. A criação de uma APA no local evitaria muitos problemas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *