TJE promove Seminário em Santarém
Nesta quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, será realizado em Santarém, no auditório da FIT, o Seminário do Direito Notarial e Registral do TJPA, coordenado pela desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, corregedora das Comarcas do Interior. O Seminário integra o termo de cooperação celebrado com o Conselho Nacional de Justiça, objetivando a adequação dos cartórios de registros ao melhor atendimento às suas finalidades, para o que se faz necessária a reciclagem e atualização quanto às leis e regras que estão modernizando e tornando mais eficientes as atividades que desenvolvem.
O Seminário será aberto às 9 horas da quinta-feira, 15, pela desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, após o que, às 10 horas, será proferida pelo Dr. Flauzilino Araújo dos Santos a palestra magna sobre o tema “A Lei dos Registros Públicos e a Gratuidade”. Completarão a manhã oficinas destinadas a magistrados, registradores, notários, promotores, defensores públicos, funcionários do TJPA e serventuários dos cartórios.
À tarde, a partir das 14h30, a oficina A versará sobre “Registro Imobiliário – georeferenciamento, questões fundiárias e assuntos correlatos, coordenada pelo Dr. Flauzilino Araújo dos Santos e mediada pelos Drs. Marcelo Beerthe e Antonio Carlos Alves Braga Junior do CNJ, funcionando como debatedores os Drs. Cleomar Carneiro de Moura e José Antonio de Paula Santos.
Na sexta-feira, 16, a programação será aberta às 9 horas com palestra aberta ao público sobre o tema “Reserva Legal e sua averbação, limite constitucional e a questão imobiliária no Pará”, proferida pelo Dr. José Benatti. As atividades matinais serão completadas com as oficinas B e C destinadas a magistrados, registradores, notários, promotores, defensores públicos, funcionários do TJEPA e serventuários dos cartórios. A Oficina B tratará do “Registro Civil”, sob a coordenação do Dr. José Antonio de Paula Santos, tendo como mediadora a juíza corregedora das Comarcas do Interior Kátia Parente Sena e, na condição de debatedores, os Drs. João Mendonça Alho, Waltencir Alves Gonçalves e o representante da Defensoria Pública. A Oficina C, sobre “Títulos e Documentos – Registro das ONGs e suas normas e outros registros, terá a coordenação do Dr. Marcelo Berthe, sendo mediada pelo Dr. Antonio Carlos Alves Braga Junior e debatedores o representante do Ministério Público, Dr. Pedro Evaldir Ferreira Vieira e Dr. Geraldo Sirotheau.
O período vespertino contará com a apresentação dos resultados das oficinas, troca de informações e recomendações da Corregedoria, sob a coordenação da desembargadora-corregedora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos e participação dos representantes das Oficinas A, B e C, respectivamente Drs. Flauzilino Araújo dos Santos, José Antonio de Paula Santos e Marcelo Berthe. A programação será encerrada com a apresentação da Divisão de Fiscalização Extrajudicial do TJPA pelo Dr. Leonardo Soares de Abreu e o relatório das conclusões do Seminário.
Fonte: RG 15/O Impacto e TJE/PA
Onde já há e onde ainda falta instalar comitê Pró-Tapajós
MUNICÍPIO SITUAÇÃO
01. ALMEIRIM OK
02. ALTAMIRA OK
03. BELTERRA OK
04. BRASIL NOVO OK
05. CURUÁ OK
06. JACAREACANGA OK
07. JURUTI OK
08. MEDICILÂNDIA OK
09. MONTE ALEGRE OK
10. NOVO PROGRESSO OK
11. ÓBIDOS OK
12. PRAINHA OK
13. RURÓPOLIS OK
14. SANTARÉM OK
15. S.JOSÉ PORFÍRIO OK
16. TRAIRÃO OK
17. URUARÁ OK
18. VITÓRIA DO XINGÚ OK
FALTA COMITÊS.
01. ALENQUER NÃO
02. AVEIRO NÃO
03. FARO NÃO
04. ITAITUBA NÃO
05. MOJUÍ DOS CAMPOS NÃO
06. ORIXIMINÁ NÃO
07. PLACAS NÃO
08. PORTO DE MOZ NÃO
09. TERRA SANTA NÃO