Boto Tucuxi vence e é bi-campeão do Festival do Sairé

Com uma diferença de 17 pontos, o Boto Tucuxi foi o grande campeão do Festival do Sairé, que aconteceu de 15 a 19 deste mês, na vila de Alter do Chão.

Os botos Tucuxi e Cor de Rosa se apresentaram na arena do Sairódromo, que recebeu um público recorde e os dois botos mostraram bastante criatividade em suas alegorias. A apuração aconteceu ontem à tarde e o resultado ficou assim: Boto Tucuxi recebeu 734 pontos dos jurados e o Boto Cor de Rosa recebeu 717 pontos.

Na votação foram analisados critérios como figurino, trilha sonora e encenação. Este ano, o enredo escolhido pelo Tucuxi foi “O encanto do Sairé”, que contou a origem da festa, uma manifestação secular da cultura amazônica.

O Festival dos Botos agrega dança, teatro, música, história e efeitos especiais para contar a lenda do boto que se transforma em um belo rapaz, e sai das águas dos rios para  seduzir as caboclas. Para contar a lenda, todos os anos, as associações – Tucuxi e Cor de Rosa – escolhem uma temática. O festival atrai turistas de diversos lugares do país e do exterior.

O encerramento da festa do Sairé aconteceu na amanhã de ontem, segunda-feira, com a “Cecuiara”. Para simbolizar o final da programação, comunidade e visitantes da vila realizam o ritual de derrubada dos mastros, erguidos no início da festividade. Os mastros são derrubados a golpes de machado. Este ano, o grupo dos homens ganhou das mulheres a competição de levante e derrubada.

Após esse ritual, o grupo de folia “Espanta Cão”, responsável pela parte musical do Sairé, fez um cortejo pela praça junto com os mordomos do Sairé (pessoas que integram a organização da festa), no qual arrecadam doações dos barraqueiros da praça para um banquete, realizado no Sairódromo em meio a danças, músicas e brincadeiras.

 Com o resultado, o Boto Tucuxi sagrou-se bi-campeão do Festival do Sairé. Diretores, componente e torcedores do Tucuxi, que estavam no Sairódromo na tarde de ontem, acompanhando a apuração, após o resultado, fizeram a festa, que varou a madrugada de hoje.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *