Estudantes iniciam disputa nos jogos escolares

Abertura dos Jogos Escolares Foto Ronaldo Ferreira

Alunos de 30 escolas de Santarém estão participando da 6ª edição dos Jogos Escolares, cuja abertura ocorreu na tarde de ontem no Parque da Cidade.

O evento esportivo é de iniciativa da prefeitura de Santarém, sob coordenação da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED).

Os Jogos Escalares são realizados nas categorias Infanto-Juvenil e Juvenil nas modalidades de handebol, basquetebol, voleibol, futebol, tênis de mesa, atletismo xadrez, entre outros.

As competições encerram no dia 02 de outubro e constituem como um dos mais representativos eventos esportivos para alunos da rede de ensino público e particular do município de Santarém. Os Jogos também possibilitam a construição de valores sociais.

PRODUTORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR

Famílias beneficiárias do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Sustentável) estão participando desde ontem (20), no barracão comunitário da comunidade de Santa Maria, no Eixo-Forte, do Curso Básico de Capacitação de Olericultura, oferecido por técnicos da prefeitura de Santarém, através da municipal de Produção Familiar – SEMPAF, em parceria com o sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém – STTR e o SEBRAE.

A capacitação faz parte do cronograma de atividades estabelecidas pelo Projeto PAIS, implantado no município em abril de 2011. O curso está sendo ministrado pela engenheira agrônoma, Danielle Fontenelle e pelo o técnico agrícola, Jaime Mendes, da SEMPAF. A carga horária é de 24h/a. “Eles estão recebendo orientações sobre o cultivo racional das hortaliças sem o uso de agrotóxico. Também aprendem como otimizar o solo. Essa capacitação garante às famílias produtoras e aos seus respectivos consumidores, a segurança alimentar”.

A capacitação encerra amanhã, 22 de setembro.

Tanques-rede – Na quarta-feira passada (14/09), profissionais da SEMPAF fizeram uma visita técnica aos 05 tanques-redes (criação de peixes em cativeiro) existentes na comunidade de Maripá, na região do Tapajós. A visita teve por objetivo fazer o monitoramento dos peixes criados naquela comunidade, haja vista que em junho deste ano, a prefeitura de Santarém entregou 2.000 alevinos aos comunitários de Maripá. Ao final da visita, os técnicos analisaram que os peixes estão se desenvolvendo de forma adequada, dando uma expectativa de produção de aproximadamente 3 toneladas de peixes da espécie tambaqui (Colossoma macropomum), no período da despesca.

Ainda durante a visita, os moradores receberam esclarecimentos sobre os programas federais, como o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, e discutiram a proposta de comercialização de sua produção no Mercado de Alter do Chão. 

O projeto tanque-rede, implantado no governo Santarém Cidade da Gente, visa oferecer uma alternativa de geração de renda e garantir a segurança alimentar das famílias envolvidas no projeto.

Arborização – Em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos, a secretaria municipal de Produção Familiar (SEMPAF), entregou no dia 14 de setembro, 60 mudas de plantas frutíferas e arbóreas aos alunos da escola municipal Moraes Sarmento (localizada no Bairro do Caranazal). A ação fez pare do Projeto Correio Verde, que tem por meta, colaborar com a diminuição do aquecimento global e promover o bem estar dos educandos.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *