Inclusão Social é debatida em evento da ADEVIBAM

Ivanilson Ribeiro Cardoso

Cegos e portadores de baixa visão, surdos e mudos participam desde a manhã desta quarta-feira (21) no auditório da Casa da Cultura, da 17ª Semana Santarena do Cego, evento promovido pela Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (ADEVIBAM).

Na presidência dos trabalhos ontem, esteve à frente o titular da entidade, Ivanilson Ribeiro, que falou sobre a iniciativa. “Reunimos em nossas discussões todas as pessoas lutam incessantemente para ser inserida em qualquer situação da vida, seja pessoal, social e profissional. Queremos todos os segmentos fortalecidos, sobretudo os que historicamente eram excluídos de toda e qualquer política pública e neste encontro, unimos forças”, afirmou.

Padre Carlos, pároco da comunidade de Aparecida e grande colaborador no trabalho com pessoas especiais, também participou da abertura do evento, juntamente com a prefeita de Santarém Maria do Carmo; do vice-prefeito José Antônio Rocha; da vereadora Marcela Tolentino; e dos secretários municipais Ana Elvira (Assistência Social) e Arildo Rego (Turismo).

Como parte da programação, participantes do 1º Curso de Inglês para deficientes e portadores de baixa visão, promovido recentemente pela prefeitura de Santarém e pelo SENAC, fizeram leitura em inglês com tradução para o português, de textos sobre a história da Semana Santarena do Cego para o público presente. “Fiquei muito impressionada com o que vi. Foi uma clara demonstração de capacidade e superação. Para você cobrar inclusão, você precisa querer ser incluído, sem alimentar sentimento de preconceito e baixa-estima. Em se tratando de políticas públicas, reconheço que existem necessidades de alguns avanços. Junto a vocês, estabeleço o compromisso de conversar com empresários de ônibus para que eles aceitem o desafio de implementar uma linha de ônibus específica para portadores de necessidades. Parabenizo pela realização de mais um evento e que vocês possam sair daqui preparados para as grandes vitórias que ainda haverão de conquistar”, externou a prefeita Maria do Carmo.  

AULAS DO PROGRAMA EDUCIMAT INICIAM AMANHÃ

A escola municipal Fluminense será utilizada hoje (22) para a aula inaugural do Curso de Formação Continuada do Programa Educação de Ciências e Matemática (Educimat, que terá início às 19h30.

Nesse primeiro momento, será abordado o tema “O ensino de Ciências e Matemática em Sala de Aula” pelos profissionais que atuam na educação
básica e que buscam promover estudos relacionados a essas áreas específicas .

O Programa Educimat, desenvolvido pela prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), objetiva exercitar encontros no sentido de promover estudos, reflexões e discussões práticas sobre Ciências e Matemática e sua metodologia de aplicação em sala de
aula.

90 professores participarão curso que encerra no dia 17 de dezembro.

MANUTENÇÃO – Equipes da secretaria municipal de Infraestrutura – SEMINF, realizam serviços da operação tapa-buracos na Avenida Cuiabá, no perímetro entre o Viaduto e a Avenida Tapajós. Na Avenida Curuá-Uma os trabalhos de recuperação também prosseguem, entre a Muiraquitã e a Mendonça Furtado.

LIMPEZA – Na Avenida Barão do Rio Branco, homens da SEMINF fazem a varrição de calçadas e recolhimento de resíduos. No Centro da cidade, a equipe padrão da empresa Clean Service também atua na limpeza. Como o local possui grande movimentação durante o dia, os serviços são realizados à noite.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *