Informe RC

PUNIDO PELO MENOR CRIME

Mergulhado em denúncias de maus feitos antes mesmo de assumir o Ministério de Turismo, o deputado maranhense Pedro Novaes foi demitido pela companheira Dilma. A gota d’água “o menor de seus pecados”, bancava com verbas da Câmara dos Deputados uma empregada doméstica e motorista pra madame, prática useira e veseira nos últimos 20 anos pela quase totalidade dos congressistas, extensiva a ministros e dirigentes dos poderes executivos e casas legislativas, se tornando abusivo nas Forças Armadas e comando das Polícias Militar nos estados, onde os menos graduados, soldados e cabos exercem funções domésticas, garçons, babás e serviços gerais. Vamos a dois exemplos recentes: Juiz Federal da 3ª Vara Criminal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, atendendo solicitação do Ministério Público determinou a devolução dos praças as suas tarefas de origem. Aqui no Pará, coronel PM lotado em Abaetetuba, foi denunciado à Justiça por usar 3 soldados como pintores na reforma de sua casa em Belém, pegos em flagrante por um Promotor. Deviam criar lei proibindo vassalagem com dinheiro público, a Lei Novaes, em homenagem ao 1º Cristo.

ACUSAÇÃO PESADA

A temporada de viagens para o Céu, retirada do demo do corpo de desavisados, estão em baixa na Pentecostal Universal do Reino de Deus, com templos penhorados como garantia de débitos. Acostumado a responder ações na Justiça, o proprietário da seita, do grupo Record, de partido político “PRB”, senadores e federais, o bispo Edir Macedo sempre debita os maus feitos, pouco republicanos, a perseguição religiosa. Desta vez o pastor está em apuros, sua igreja ameaçada de perder imunidade tributária, acusada de formarem organização criminosa. O Ministério Público Federal de São Paulo acusa a Universal e seus dirigentes de enriquecimento ilícito, desviar recursos doados pelos fiéis e sonegar informações ao Fisco. O Procurador da República denunciou o bispo, de formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e remeter ilegalmente bilhões de reais para o exterior, através de doleiros, amealhados de maneira ilícita.

A JÓIA CONTINUA NO LUGAR

Enquanto aliados com ou sem votos crescem assédios em jóia da coroa da administração do PT com promessa de apoio político futuro às municipais de 2012, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social- SEMTRAS, dona de conta bancária recheada de milhões repassados ao Município para manutenção de programas sociais destinados aos mais carentes, comandada na base do tudo certinho pela advogada Ana Elvira Alho, não passa de mãos, a SEMTRAS acumula prêmios e reconhecimento, graças a eficiente gestão. Neste início de semana, foi contemplada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, com mais 3 mil Bolsas-Família e prêmio aliado a de Saúde Municipal pelo trato com crianças desnutridas e gestantes.

VIDAS OPOSTAS

Manchetes sociais no mundo dos Ricos: Filho de Brizola quer ver ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na cadeia; Ministra da Casa Civil faz simulação fraudulenta para receber FGTS; Igreja Universal monta quadrilha e manda bilhões para os Estados Unidos. Ministro da Pesca emprega a família; Governo acalma parlamentares: libera emendas; Conselho Nacional de Justiça vai apurar irregularidades: juíza autorizou desbloqueio de R$2.3 bi. Boletins de Ocorrências no planeta dos Pobres: Bandido cumpre promessa: mata após sair da cadeia; Ministério Público pede prisão de mãe: deixou bebê morrer de fome; Tarado de 36 estupra menor de 14; Ladrão rouba bolsa da professora; Cego de 80, andando, cai no braseiro e morre; Polícia Militar, com tiros de fuzis, mata menor de 11. Os Ricos, todos livres e soltos. Os pobres, divididos entre cemitério e prisão.

NÃO HÁ COMO EVITAR

O federal Arnaldo Jordy, descobridor da existência de mais de 100 mil casos de pedofilia no Estado em 5 anos, quando estadual, e sem ter nenhum preso, se diz preocupado com a prostituição infantil nos municípios em torno da Usina de Belo Monte. Fenômeno natural em obra tocada por milhares de homens onde corre dinheiro como nos garimpos. Enquanto o diligente Deputado pensa em evitar o inevitável, na cidade de Ananindeua, ligada a capital, as cuiantãs estão colocando pra quebrar. Policiais militares, semana passada, apreenderam 20 adolescentes de uniforme colegial numa casa particular com 22 homens adultos “comemorando aniversário” em festa regada a sexo, bebidas e cigarros. Levadas para o Conselho Tutelar, os papis e mamis das meninas, algumas de 14, não sabiam das filhas subirem escada há muito tempo, em vez de estarem nas salas de aula. Têm muitos papais e mamães inocentes.

INSEGURANÇA

Há mais de mês o ainda bem avaliado Superintendente da Polícia Civil, Gilberto Aguiar, apanhou seus colegas delegados, Polícias Civil e Militar, e numa operação caça-bandidos, deu uma limpeza em alguns bairros distantes do centro da cidade. Recolheram objetos furtados, armas, motos, dinheiro, drogas e prenderam traficantes, alguns velhos conhecidos da Justiça, com passagens pela Penitenciária do Cucurunã. De lá prá cá nunca mais. No divulgado diariamente pela mídia, o número de assaltos, mortes, apreensão de drogas, prisão de traficantes, mostra da situação estar pior e nas vozes das ruas a Polícia, sem combustível pra correr atrás dos marginais, leva um pouco de culpa, repassada pela população insegura diante do alto índice de criminalidade atualmente existente em Santarém e a falta de uma política de segurança pública junto as comunidades voltadas ao cidadão, cada vez menos protegido.

TUDO COMO ANTES

Beto Frazão, secretário municipal de Habitação, deve retornar ao comando da Comissão Provisória do PTB no Município, ainda ocupada pelo 1º suplente de vereador Sílvio Neto, titular da regional da COSANPA, indicado por Everaldo Martins quando chefe da Casa Civil no governo Ana Júlia e mantido pela adesão do partido do padrinho Júnior Ferrari à base política do governador Simão Jatene na Assembléia Legislativa, onde ocupa a vice-presidência. Ferrari, segundo comentam, na abertura da Janela da Infidelidade vai mudar de legenda e implantar o PSD no Oeste paraense, esperando levar todos os companheiros do PTB nos municípios onde atua politicamente entre os quais Sílvio Neto em Santarém. Bom para o Beto, ruim para Neto.

EM DEFESA DA FAMILIA

Sem nunca ter sido oposição a não ser nos primeiros 2 anos do ex-presidente Collor até ser escorraçado pelo impeachment e com mais de 50 de mandatos, o presidente do Senado, ex da República por acaso, senador Jose Sarney, comprova mais uma vez ser o político de maior prestígio no País, zeloso pelos rebentos quando enveredam constantemente em busca de dinheiro por caminhos pouco recomendados. Na sexta, 16, a 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça anulou todas as provas obtidas pela Polícia Federal sem autorização “escutas telefônicas, extratos bancários e documentos fiscais” contra o administrador da fortuna da família, Fernando Sarney, e outros familiares envolvidos numa movimentação atípica de muitos milhões na sua conta bancária e da esposa e devolveu as investigações da PF a estaca zero. Enquanto isso ocorre, o Maranhão continua sendo o Estado mais pobre e atrasado da nação.

APURANDO DESVIOS

Ultimamente vários oficiais da ativa e reserva da PM no Estado que exerceram função de comando na unidade militar estão sendo ouvidos pela Justiça Militar em processos, acusados pelo Ministério Público Militar, da prática de crimes de estelionato e peculato envolvendo desaparecimento de muitos milhões. Um dos mais cabeludos a ser julgado envolve ex-comandante geral e um ten. coronel “peculato” que presidiu o Centro Social Interno da PM, mantido com contribuições de 1 a 2% dos soldos dos policiais militares e bombeiros, o desvio chega acima de 7 milhões, parte investida na compra de terrenos superfaturados, inclusive um em Santarém, onde a desconhecida Ana Cláudia Pinto aparece como vendedora, faturando 500% em três dias, comprou no valor de 170, vendeu a PM por 850 mil reais. Só não dizem onde fica o terreno e nem onde mora a empresária de sucesso.

COISA CORRIQUEIRA

O escândalo ganhou proporção nacional, correu o mundo, quase idêntico o da menor de 15, estuprada durante 24 dias por 30 presos numa cela da delegacia de Polícia de Abaetetuba. Desta vez, o palco foi num alojamento da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no complexo penitenciário de Americano, no município de Santa Izabel, a 40 minutos de Belém. Três menores de 14 a 17, introduzidas no local, durante 4 dias foram drogadas e estupradas a vontade pelos detentos. A mais nova conseguiu fugir, ganhando o mato, aproveitando a distração de seus algozes, todos dormindo dopados. Encontrada e encaminhada ao Conselho Tutelar do Município, contou sua história, declarando ter perdido a conta de quantos a violentaram. O Governador exonerou os diretores da Colônia e Penitenciária e 19 agentes prisionais. Acontecimentos como este, em proporções menores, são corriqueiros no local e do conhecimento da administração penitenciária no Estado.

ACERTARAM A EX

Causou surpresa nos meios políticos do Estado a inesperada condenação da ex-governadora Ana Júlia Carepa “PT” a unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral, acusada de abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2010, quando candidata à reeleição e assinatura de convênios em período vedado pela legislação, pena extensiva a Nivaldo Vale, seu candidato a vice e dirigente do PR no Estado, em ação proposta pela Coligação Junto com o Povo, adversária da ex. Ana Júlia deve recorrer ao TSE. Provar de macaco não ser coelho leva muito tempo, enquanto não ocorrer, um dos nomes mais fortes do partido no Estado corre risco de ficar inelegível por 8 anos, impedida de ser candidata e assumir função pública. Não é bom para o PT.

A MISÉRIA CONTINUA

Dizer da pobreza no Brasil estar diminuindo e as desigualdades erradicadas pela distribuição de renda através de programas sociais, para muitos é lorota, assim como a subida de milhões de famílias a um patamar superior em relação a outras tantas em condições de miséria extrema sobrevivendo com menos de 1 terço do mínimo, também não é percebida pela sociedade esta mudança, apesar da afirmação contrária de pesquisadores e do próprio governo. Na opinião de alguns, o dinheiro em circulação aumenta, mas o crescimento real é debitado a donos de comércios onde o dinheiro repassado pelo governo aos bolsistas se transforma em compras da caninha 51 a bicicletas. Você conhece alguém que subiu na vida ou na escalada social recebendo Bolsa Família ou alguma outra? Melhor ensinar a pescar do que dar o peixe, ou seja, estudar. 

A COISA É SÉRIA

Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municípios, baseado no escrito da semana passada, informa à coluna, estar errado o órgão de contas dar conhecimento de maneira oficiosa à mídia da maioria ou quase 90% das prefeituras (40) de municípios acima de 50 mil habitantes não estarem cumprindo a Lei da Transparência, a Complementar 139/09, que obriga a publicação de dados sobre receitas e despesas na internet e nem informar de maneira clara e objetiva aos interessados, quando tem, segundo o aposentado, a obrigação de citar nominalmente os municípios e gestores, encaminhando aos Ministérios Públicos, Estadual e Federal, pedidos de abertura de ações cíveis e penais contra os que ignoram a existência da lei. Pelo explicado, a coisa é séria.

Por: Ronaldo Campos

Um comentário em “Informe RC

  • 24 de setembro de 2011 em 13:51
    Permalink

    Igual quando Sr. foi prefeito, tinha policiais militares a sua disposição em sua residencia, que limpava as panelas ou tiravas folhas do chão, antes de passar o serviço para o outro policial.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *