Competição esportiva movimenta Oeste paraense‏

Torneio de Pesca em Oriximiná

O Oeste paraense estará bastante movimentado neste final de semana com a realização de competições esportivas. Em Oriximiná, a competição fica por conta do XI Torneio Oriximinaense de Pesca Esportiva (TOPE), que acontecerá de 23 a 25, nos lagos Caipuru Rosário, Caipuru São João, Xiriri, Acapuzinho e Castanho. Já em Terra Santa, a atração esportiva será o I Torneio Interno de Integração do Projeto Esporte na Cidade, que será realizado no Ginásio Municipal no sábado e domingo. Ambas as competições têm patrocínio da Mineração Rio do Norte.

O TOPE já é um torneio tradicional na região, que une diversão e consciência ambiental por meio da pesca esportiva, modalidade em que o participante devolve o pescado à natureza. A prática do esporte com esse olhar ambiental gerou um novo tipo de consciência nos habitantes do Município, como explica o secretário municipal de Cultura, Cleones Batista, mais conhecido como Keké. “Tivemos avanços na preservação dos lagos e dos peixes, principalmente do Tucunaré. Esse tem sido nosso maior ganho com o TOPE”, enfatiza.

O torneio, que envolverá 140 competidores, foi aberto às 20h de ontem, sexta-feira, no Clube da Comunidade do Lago Caipuru, e encerrara às 11h do domingo, com a premiação dos esportistas que alcançarem a maior metragem de peixes resultantes da pesca.

Serão premiados os três primeiros lugares das categorias lancha e rabeta. Além disso, todos que pescarem pelo menos um peixe participarão do sorteio dos prêmios, que incluem, dentre outros, materiais de pesca, motores rabeta e ventiladores. Os primeiros colocados da categoria lancha receberão, além de troféus, um motor polpa 15HP, um casco de alumínio de seis metros e um motor elétrico, respectivamente. Já os três primeiros lugares da categoria rabeta serão premiados, respectivamente, com um motor rabeta, uma canoa de madeira de 20 metros e um motor elétrico.

O evento conta com grande participação de comunitários da região, de moradores da cidade de Oriximiná e até de outros estados. “Divulgamos o TOPE na internet e isso atrai pessoas de todo o Brasil”, afirma Keké.

Social – Se em Oriximiná o torneio de pesca tem foco ambiental, em Terra Santa, o I Torneio Interno de Integração do Projeto Esporte na Cidade tem foco social. Estudantes da rede pública de ensino participarão de competições de basquetebol, voleibol, futsal e handbol. Os jogos serão realizados no ginásio municipal, a partir das 8h deste sábado (24), com encerramento da competição no domingo, ao meio-dia.

O torneio esportivo terá a participação de cerca de 200 adolescentes com idades de 13 a 17 anos. “As equipes estão treinando e todos estão bastante ansiosos com os resultados dos jogos”, comenta Anita Meireles, professora de Educação Física do projeto.

O Esporte na Cidade existe desde 2010 e foi o primeiro projeto desenvolvido no Pará com patrocínio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, por meio da Mineração Rio do Norte. O projeto é desenvolvido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) De Peito Aberto, que faz o atendimento de 350 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 17 anos, no município de Terra Santa.

Para participar do projeto é preciso frequentar a escola. “A coordenação de educação física da prefeitura acompanha o rendimento dos alunos dentro da escola. Assim, foi possível perceber que houve uma melhora na disciplina e respeito desses alunos, a partir da inserção deles no Esporte na Cidade. São valores que trabalhamos no esporte que trazem benefícios para a vida escolar e familiar também”, ressalta a treinadora.

O apoio técnico do projeto é feito por um time de quatro profissionais de Educação Física que estão totalmente dedicados à iniciativa. São eles que acompanham os estudantes na prática das atividades.

A aceitação do projeto em Terra Santa é tão grande que já há lista de espera de estudantes interessados em integrar o projeto.

Por: Érica Bernardo*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *