Receita Federal alerta para mensagens eletrônicas falsas‏

A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para tentativas de golpes na internet. A Receita Federal reforça o alerta para que não respondam a mensagens que cheguem em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na Internet. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras dos contribuintes.

Cada dia mais criativas e sempre invocando “urgência”, essas mensagens procuram iludir o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e FALSAS.

Os golpistas usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que “o CPF está cancelado ou pendente de regularização”, “afirmam que a declaração de Imposto de Renda possui erros e que por isso deve ser enviada uma declaração retificadora”, dizem que há erros na Restituição do Imposto de Renda e citam valores residuais a serem recebidos etc. Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais.

Veja como proceder perante estas mensagens:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (146).

Seminário sobre o Simples Nacional‏

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santarém/PA, sob orientação do Comitê Gestor do Simples Nacional, está organizando o Seminário de disseminação de conhecimentos sobre o SIMPLES NACIONAL/2011, voltado para a Administração Pública e demais interessados.
DATA: 27 a 29 de setembro de 2011.
HORÁRIO: de 8h30min a 18h nos dias 27 e 28 de setembro de 2011. De 8h30min a 12h no dia 29 de setembro de 2011.
LOCAL: Auditório da ACES – Associação Comercial e Empresarial de Santarém, localizado na Praça da Bandeira, 565, Centro, CEP 68005-560 – Santarém/PA.
Nos dias 27 e 28/09/2011 o Seminário do Simples Nacional será voltado apenas para servidores dos Entes Públicos da jurisdição da DRF/SANTARÉM/PA (União, Estado e Municípios).
No dia 29/09/2011 (manhã) das 8h30min às 12h, o evento será para os CONTADORES e público em geral, com uma palestra sobre o Tema MEI das 11h às 12h, especial para os ambulantes.
OBJETIVO: Disseminação de conhecimentos relativos ao Simples Nacional para as administrações tributárias em nível Federal, Estadual e Municipal (dia 27 a 28/09/11), e demais interessados (dia 29/09/11).
PALESTRANTES: Representantes da Receita Federal do Brasil, Representantes do Estado, do Município (Santarém) e SEBRAE.
Serão tratados diversos assuntos de interesse dos órgãos públicos e dos Microempreendedores Individuais, tanto os já cadastrados como os que pretendem se cadastrar. É uma oportunidade dos órgãos públicos e as pessoas que querem regularizar sua atividade.
Todos os nobres colegas da imprensa estão convidados para estas palestras. Esperamos contar com suas presenças.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/ATRFB DRF/Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *