MILTON CORRÊA

No Aritapera a festa do reencontro 

Acompanhado de minha filha Cássia Valéria e lamentando não ser possível a presença de Dona Silvia e da nossa queridíssima Giovana Rafaela, no sábado 24/09/2011, estive na vila de Aritapera (minha terra natal), distante de Santarém três horas de barco, a convite da diretoria do São Francisco Futebol Clube, para comandar o cerimonial de inauguração da maior sede social já construída no interior do Município, equipada com bilheterias, bar, banheiros, camarins, palco e uma pista de dança, com capacidade para abrigar centenas de dançarinos (as).

A solenidade de inauguração deu-se às 11h do sábado, com o descerramento da fita simbólica, leitura do histórico do São Francisco, que além de inaugurar a nova sede, estava completando 50 anos; entrega de diplomas aos ex-presidentes. Entre eles meu saudoso pai Milton Viana Corrêa e pronunciamentos do ex-prefeito de Santarém, Paulo Imbiriba Lisboa, filho do Aritapera e do presidente do clube, Antonio Rego da Silva. Seguido de tarde alegre com animação da banda Sedução. A atração da noite foi Viviane Batidão. Mais de 50 barcos de grande e médio portes, ancorados na orla da vila levando para o evento, centenas de pessoas de toda a região.

O reencontro

Todas às vezes que retornamos ao Aritapera, como nesta oportunidade, entendemos ser um momento de reencontro com as nossas origens. Foi lá que nascemos e lá estão nossas raízes, o início de uma história de lutas e conquistas, como é a história do São Francisco Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol da aprazível e bucólica localidade que como sempre, está de braços abertos para receber de maneira cordial e acolhedora todos que a visitam. Ficamos hospedados na casa do primo Aldenor (bem próximo a sede já inaugurada), que junto com sua esposa Graça e filhos, são ímpares em gentilezas, como são todos os moradores do local. Foi lá que tivemos a oportunidade durante horas, de conversarmos com o ex-Prefeito e ex-deputado Paulo Imbiriba Lisboa e sua esposa Socorro e com o ex-vereador Carlos Pereira e sua esposa Nicinha, recebemos a visita do atual secretário de Infraestrutura do Município Inácio Corrêa e do procurador Jurídico Isaac Lisboa, todos natos da vila famosa. Paulo Lisboa e Carlos Pereira lembraram momentos memoráveis da política santarena, em que eles junto com outro ex-Prefeito também da terrinha Ronan Liberal, disputaram vitoriosas campanhas eleitorais. Mas não se esqueceram de deixar claro, que houve também momentos difíceis, inclusive de decepção, com supostos fiéis aliados. Uma conversa tão rica em informações da histórica política santarena, que cheguei a sugerir ao ex-prefeito Paulo Lisboa, que publique um livro, para perenizar fatos, que aos poucos vão se perdendo.

No domingo

No domingo 25/09/2011, fomos visitar os parentes e conterrâneos. As conversas agradáveis continuavam e não faltou o peixe, o leite de gado, queijo e o mingau de arroz com leite, não esquecendo o constante cafezinho. E o passeio fluvial de bajara, com motor de rabeta. Tudo isso recheado de gentilezas e cordialidades, da nossa gente maravilhosa. Do outro lado do rio em frente à Vila de Aritapera, o lago do Maracá, que dá acesso pelo canal central a Cabeça d’Onça e de lá para a cidade de Alenquer. Um paisagismo encantador, com a ventania contemplando todas as residências, que ficam bem próximas ao rio (um braço do Amazonas), que banha o Aritapera, terra de encanto e beleza, da produção artesanal das cuias pintadas, com exposição em feiras como Rio de Janeiro e São Paulo, mas do que artesanal, um trabalho artístico admirado por turistas estrangeiros inclusive, que visitam o Aritapera, levados pela curiosidade de ver e comprar as cuias pintadas. A grande maioria dos moradores da vila são criadores de gado, suas casas são confeccionadas todas em madeira, uma mais bonita que a outra, o que mostra que os comunitários de Aritapera têm situação econômica estável e dezenas deles mesmo morando na cidade, como nós, contribuindo com o progresso do municipio de Santarém, não esquecemos jamais da terra natal, que nos deu berço para nascer, crescer, constituir famílias e prosperar. Obrigado Aritapera, terra de gente honrada, digna, admirada e merecedora do respeito de todos nós que a amamos profundamente. Que os padroeiros Santíssima Trindade e São Sebastião o abençoem sempre.

Por: Milton Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *