Portal e-Cac, da Receita Federal, sofre reformulação

O Portal e-CAC da Secretaria da Receita Federal, onde os contribuintes podem verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, pesquisar a situação fiscal, reemitir o Comprovante de Inscrição no CPF e realizar outros serviços, ganhou um visual mais “agradável, simples, intuitivo e adequado à crescente oferta de serviços”, informou o Fisco nesta segunda-feira (3).

De acordo com dados da Receita, o Portal e-CAC presta, em média, 5,5 milhões de serviços ao mês, sendo que os mais procurados são ‘Situação Fiscal” e “Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física”, cuja média mensal supera 1 milhão de serviços. Concentra cerca de 80% do atendimento do órgão.

Nova página
Na nova interface gráfica do Portal e-CAC, ainda de acordo com a Receita, os serviços ficaram reunidos em grupos temáticos, tais como: “Cadastros”, “Declarações”, “Cobrança e Fiscalização”, “Pagamento e Parcelamento” e “Restituição e Compensação”, facilitando sua localização.

“Além disso, o contribuinte também pode encontrar os serviços desejados fazendo buscas na nova opção ‘Localizar Serviços’, ou clicando nos serviços mais acessados ou nos serviços em destaque, exibidos no lado esquerdo da página inicial”, informou a Receita Federal.

Para utilizar essas ferramentas, de acordo com o Fisco, é necessário certificação digital ou código de acesso que pode ser obtido no sítio da Receita Federal. O número de códigos de acesso gerados atualmente chega a quase 15 milhões, sendo que 12 milhões são relativos a pessoas físicas.

Do G1

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