Demandas de comunidades são priorizadas em reunião

Prefeita e secretários reunirdam com lideranças de assentamentos

Recuperação e abertura de novos ramais, regularização e demarcação de área, ampliação de microssistemas de abastecimento de água e inclusão de mais comunidades no Programa Luz para Todos, do governo federal, foram pautas comuns apresentadas à prefeita Maria do Carmo, por lideranças de Assentamentos do município de Santarém, em uma reunião realizada ontem (03/10) no auditório do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC).

Participaram do encontro, representantes dos assentamentos do Ituqui, Urucurituba, Lago Grande, Resex Tapajós/Arapiuns, Eixo-Forte, Moju e Corta-Corda. “Parabenizo o governo por essa iniciativa. É muito importante que dialoguemos previamente antes das reuniões oficiais. Dessa forma, depois de apresentarmos nossas necessidades, comunidades e governo falarão uma só linguagem”, afirmou Florêncio Silva, liderança da Gleba Lago Grande.

A reunião foi convocada pela prefeita Maria do Carmo visando uma audiência que ela terá com o superintendente regional do INCRA, Francisco Carneiro. “Eu quero construir a pauta com vocês. Assim que for marcada a audiência, preciso estar com as demandas prioritárias dos moradores de Assentamentos elencadas em um documento que apresentarei ao INCRA. Tenham certeza que meu primeiro ponto da pauta será o de solicitar que vocês também sejam recebidos em uma audiência específica”, explicou a gestora de Santarém.

Também participaram da reunião, os secretários municipais Bruno Figueiredo (Agricultura e Abastecimento) e Inácio Correa (Infraestrutura); Juca Pimentel (chefe de gabinete), Laura Pinto (Assessora Comunitária) e Denise Marsala (Coordenadora de Ação Social).

PREFEITURA INTENSIFICA TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

 A secretaria municipal de Infraestrutura – SEMINF, da prefeitura de Santarém, aproveita o período do verão e intensifica os trabalhos de manutenção de ruas. Na Avenida Frei Vicente, bairro Esperança, é realizada operação tapa-buracos . A mesma via já recebeu recuperação asfáltica no cruzamento com a Quixadá. No local foi feita também restauração e fortalecimento das canaletas, para evitar que as águas servidas, que são despejadas nas ruas pelos moradores, danifiquem o asfalto. Com este objetivo também está sendo construída uma nova passagem de água no cruzamento com a Marajoara.

A operação tapa-buracos segue ainda na Avenida Moaçara. Os trabalhos são realizados no trecho entre a Dom Frederico Costa e a Curuá-Una.

A manutenção do sistema viário também é realizada através de terraplenagem.  Esta semana, os serviços seguem na Rua Humaitá entre a Avenida Moaçara, bairro Diamantino e Muiraquitã, bairro Interventoria. Os trabalhos continuam ainda na Travessa C, bairro Elcione Barbalho.

Também na Rua Salvação, bairro Maracanã e na Turiano Meira, entre Edvaldo Leite e Moaçara, as obras continuam. As duas vias estão sendo preparadas para o asfaltamento.

Outras ruas que serão asfaltadas pela prefeitura de Santarém são a Edivaldo Leite, bairro Santo André e a Silvério Sirotheau, entre a Raimundo Fona e o Lago do Mapiri. Na Edivaldo Leite é feito o assentamento de meio-fio e na Silvério Sirotheau está sendo trabalhado o sistema de drenagem.

Servidores da SEMINF trabalham ainda na limpeza da Alameda 16 com a Verbena, bairro Jardim Santarém, através da varrição e recolhimento de resíduos.

Segue também a limpeza na Dom Frederico Costa. Os trabalhos iniciaram na semana passada no cruzamento com a Mendonça Furtado e atualmente continuam próximo à Borges Leal. Os serviços são conduzidos pela empresa Clean, que presta serviços para a prefeitura de Santarém.

Zona Rural – A SEMINF também atua na zona rural onde faz reparos de ramais e ruas de algumas comunidades. Uma das equipes está na comunidade Ponte Alta, região do eixo-forte e outra segue em Terra de Areia, região do planalto.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *