Práticas pedagógicas serão apresentadas em forma de cantigas

O governo municipal, por meio da secretaria de Educação e Desporto (SEMED), abriu as inscrições para a I Mostra de Cantigas Pedagógicas de Santarém, voltada para todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino.

Os candidatos (as) deverão produzir cantigas relacionadas às práticas desenvolvidas nas escolas, de própria autoria, e  que estejam diretamente ligadas à três eixos temáticos: Direitos da  criança, criança e meio ambiente e infância sem racismo.

Os profissionais interessados deverão encaminhar a letra da cantiga pedagógica, acompanhada da gravação amadora em CD, além do formulário de inscrição e autorização de uso da produção, no período de 5 a 20 de outubro, no prédio da SEMED, localizada à Avenida Rui Barbosa. As melhores cantigas terão as letras publicadas no livro “Cantigas para ensinar e aprender”, juntamente com um CD, gravado por crianças e arte-educadores do Projeto Arte na Escola da Gente e convidados.

O principal objetivo da I Mostra de Cantigas Pedagógicas será o de incentivar a criação de práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, motivando a comunidade escolar a criar mecanismos que retratem as suas experiências.

JORNADA – Até o dia 21 de outubro, o Projeto Casinha de Leitura, da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), realiza a II Jornada da Criança, que propõe atender mais de 1000 crianças com as mais diversas atividades lúdicas como: contação de histórias, apresentação de espetáculos infantis, mediação de leitura, roda de histórias, brincadeiras, dinâmicas. Amanhã, 06 de outubro, de 7h30 às 16h00, os agentes de leitura estarão na Escola Magalhães Barata, localizada à Rua da Índia, no bairro do Livramento.

PREFEITURA ASSEGURA GRATUIDADE EM CURSOS DE INFORMÁTICA

Novas turmas para os cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade serão formadas pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, da prefeitura de Santarém. O período de inscrições aos interessados está definido: dias 10 e 11 de outubro, no horário de 08h às 14h, na sede da SEMDES, situada na Avenida Curuá-Una, 42 – Santa Clara.

Os cursos são gratuitos e serão disponibilizados pelo Telecentro de Informação e Negócios – TIN, que funciona na SEMDES. No total, serão ofertadas 128 vagas distribuídas nos horários da manhã e tarde. As aulas iniciarão no dia 17 de outubro e se estenderão até 22 de dezembro.

Anteriormente, 3 etapas dos referidos cursos foram oferecidas, com benefício direto a 384 pessoas. “No Telecentro de Informação e Negócios também disponibilizamos acesso livre à internet. Pelo relatório que temos, já constatamos que 1.536 pessoas foram atendidas com esse serviço e para nós, do governo, isso é muito válido, pois temos a certeza de que estamos contribuindo com a inclusão digital e social da população santarena”, ressaltou o Coordenador do TIN, Carlos André.

O Telecentro de Informação e Negócios – TIN é fruto de um convênio firmado entre a secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT e a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES. É um espaço público e gratuito de utilização de computadores conectados à internet, voltado para a oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, informações e diversos serviços, destinado a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local.

SALÃO DO LIVRO – Em parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Santarém está organizando a realização da 4ª edição do Salão do Livro. Nesse sentido, a secretaria municipal de Cultura (SMC) programou para o dia 11 de outubro (terça-feira), a segunda reunião para definir detalhes do evento que será realizado no período de 16 a 20 de novembro, no Salão Pérola do Tapajós – Parque da Cidade. A reunião será às 8h30, no prédio da SMC à Avenida São Sebastião, canto com a Travessa Silvio Pinto.

TERRAPLENAGEM – Seguem os trabalhos de terraplenagem nas ruas: Humaitá, bairro Diamantino; Travessa C, bairro Elcione Barbalho e na Turiano Meira, entre Edvaldo Leite e Moaçara. Também continua o trabalho nas comunidades: Ponte Alta, região do eixo forte e Terra de Areia, região de planalto. Os serviços são intensificados pela secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), no período de verão.

SILVÉRIO SIROTHEAU – Continuam as obras para o asfaltamento da Silvério Sirotheau entre a Travessa Raimundo Fona e o Lago do Mapiri. O local já passou por terraplenagem e já iniciou o assentamento de meio-fio. Atualmente está sendo trabalhado o sistema de drenagem com a construção de passagens de água.

SALVAÇÃO – A Rua Salvação continua sendo preparada para receber asfalto no trecho entre a Fernando Guilhon e a Rua Aramanaí. Atualmente é realizada terraplenagem no local.

TAPA-BURACOS – Ontem, quarta-feira (05/10), a SEMINF realizou a operação tapa-buracos na Rua Rosa vermelha, entre a Sérgio Henn e a Afonso Pena. Também foi feita a manutenção na Avenida Moaçara, entre Dom Frederico e Curuá-Una.

LIMPEZA – Continua o trabalho de limpeza da Alameda 16, bairro Jardim Santarém e na Avenida Dom Frederico Costa, bairro Prainha.

OBRAS – A equipe de obras da prefeitura de Santarém atua no reforço das canaletas do cruzamento da Frei Vicente com a Marajoara, bairro Aeroporto Velho. O serviço é importante para evitar que o asfalto seja danificado por água servida, que é a água despejada na rua pelas casas. Outra frente de trabalho realiza reparos em calçadas da Praça Tiradentes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *