ENTREVISTA

Ed Lúcio

Ed Lúcio Silva e Silva, graduado em Direito e comanda com maestria a Banda “Samba Novo”, uma das maiores expressões da música católica em Santarém.A Banda faz sucesso, atualmente, seja em shows, aniversários de 15 anos ou casamentos.

Nesta entrevista ele conversa com a gente sobre a Banda Samba Novo e outros assuntos bem interessantes como Família, Fé, Evangelização. É conferir!

Jorge Serique: Como surgiu a banda e por que do nome Samba Novo? Quantos membros compõe a banda e quem são os componentes?

Ed Lúcio: A banda surgiu do serviço na comunidade de Nossa Senhora das Graças, começamos tocando nas celebrações, como fazemos até hoje, porém o Senhor nos fez um chamado a mais, que foi a missão de evangelizar em todos os lugares através da música. O nome da banda surgiu em um dos primeiros retiros que participamos, onde compomos uma música que tem como refrão “vou fazer um samba novo para uma vida nova”, daí tudo se encaixou perfeitamente, o momento, a música, o nome…Hoje a banda conta com 12 componentes: Vocal: Sheza, Ed e Tati; Percussão: Djoci, Pedro, Breno, Jailson; Bateria: Railton; Violão: Marquinho Cavaco: Luís; Baixo: Cleisson e Teclado: Wildson.

JS:Que é a música para você além do Ministério que você exerce, atua dentro da Igreja Católica?

EL: Como falei anteriormente a banda veio da Igreja Católica, nasceu lá e somos gratos ao Pai por isso.Hoje temos claro em nossas vidas que a música é dom de Deus, então a forma como eu canto tem que ser para retribuir esse dom , devolver a Ele o que é Dele. Se faço uma música que me afaste de Deus, se faço uma música para denegrir, para ofender ou uma música que não vai fazer bem ao meu irmão, estou desvirtuando o sentido dela.

JS: Qual a relação da banda com a Igreja Católica?

 EL: Total, fazemos parte da Comunidade de Nossa Senhora das Graças, que nos acolheu independente do dom que temos, do estilo que tocamos, isso nos ajudou a conhecer, a expressar nossa fé e convicção religiosa do jeito que sabemos. Sem a Igreja, sem a comunidade, sem estar inserido dentro desse contexto, não teríamos raízes, seríamos nuvem passageira.

JS: Algum projeto em vista como gravação de CD e DVD?

EL: Quem canta ou toca sempre pensa em gravar CD, DVD, até pelo fato de deixar registrado algo, para que as músicas não caiam no esquecimento, e de repente deixar de atingir mais pessoas.Temos nos falado e rezado para que provavelmente ano que vem, quando completamos 7 anos juntos, façamos um CD e esse sonho venha a se realizar conforme a vontade do Pai.

JS: Fale-nos sobre Fé e Família?

EL: Fé e Família vejo que tem um mesmo sentido, um mesmo significado para vida de cada cristão, que é a base, o fundamento, são coisas essenciais para todos nós, para formação do nosso caráter e virtudes. Quantas pessoas curadas, salvas e libertas pela fé, condição da qual Jesus sempre fala. Com relação a família, fazendo uma pequena comparação, digo que o grau de excelência em qualquer grupo, em qualquer equipe, de qualquer ramo, se atinge quando as pessoas falam: “é como uma família”, o que não é tão fácil dizer nos dias de hoje. Nos dois casos é imprescindível perseverar, manter essa base.

JS: Você acredita que as músicas podem dar um rumo diferente às vidas das pessoas?

EL:Sim, e sendo realista, tanto da forma positiva como negativa. Quando elas trazem uma mensagem, quanda elas falam do Amor, que é o próprio Deus, como diz São João, é benéfica em tudo, pois gera reflexão e posteriormente a conversão. Mas quando ela é usada para fazer apologia às drogas, quando é ligada somente ao prazer einfluencia pessoas para isso, as coisas tendem em ir mal tanto para aquele que ouve ou canta, é consequência…No nosso caso posso testemunhar que mudou e vem mudando o rumo, o destino de 12 pessoas, homens e mulheres que estavam sedentos de Deus. Sem falar daqueles que já estiveram conosco, nossas famílias e pessoas que foram tocadas nessas missões.

JS: Quais outros tipos de música você curte ouvir?

EL: Costumo dizer que de todos os ritmos se tira o bom, antes de cantar o samba ouvia muita MPB, forró pé-de-serra ,aquelas que aliavam letra e melodia. Graças a Deus a música católica hoje em dia tem essa tendência de levar o louvor a Deus em todos os estilos praticamente, e venho me saboreando com isso, desde o rock do Rosa de Saron, ao estilo MPB, que o Padre Fábio de Melo, canta.

JS: Você acredita em milagres?

EL: Sim, claro, nós por exemplo somos milagres de Deus, obras-primas em meio a toda essa natureza. E creio também em milagres como nos tempos de Jesus, daqueles extraordinários,porque Deus tudo pode,e é o mesmo ontem, hoje e sempre. Mas admito que vejo mais milagres em coisas pequenas, como pedir uma resposta do Senhor e ir à Bíblia e estar lá tudo que eu queria escutar, sem tirar ou colocar uma vírgula.

JS: Deixe uma mensagem para nossos leitores?

EL: A minha mensagem vem em forma de pergunta pra você meu irmão, minha irmã, que está vendo essa matéria: Se você precisasse de uma música para sua salvação, que música você ouviria ou cantaria?. Uma dica lá de Eclesiástico 15, 17:”Diante de ti Ele colocou o fogo e a água, para o que quiseres , tu pode estender a mão. Diante do ser humano estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir”

By Jorge Serique

6 comentários em “ENTREVISTA

  • 11 de outubro de 2011 em 19:40
    Permalink

    Parabéns meu irmão em cristo Ed Lucio por atender a esse chamado de nosso Pai,levando assim a muitos de nossos irmãos o Seu amor de pai através da musica.Que Ele continue iluminando e abençoando a cada um de vocês.
    Parabéns!!

    Resposta
  • 10 de outubro de 2011 em 08:49
    Permalink

    Quero agradecer à todos pela graça de podermos \”conversar\” através dessa entrevista que pelo dom do Jorge foi proporcionada. Vamos levá-la adiante? Muitas pessoas precisam ouvir o chamado que o nosso Pai do Céu faz…Abraço Rian, Tarik, minha sempre professora Théa, Alberta, Aline, Blanche e Lorena…Que Deus os abençoe!!

    Resposta
    • 11 de outubro de 2011 em 20:49
      Permalink

      Ed Lúcio, a musica eh uma linguagem universal.Vc tem o dom. em qq lugar q/ vc chegue, se não souberes a língua , comece a tocar a cantar,louvar a Deus, a música congrega. Inclusive vou te dar outra dica q/ pode parecer boba mas pode ser crucial num desempate p/ vaga numa empresa particular: coloque isso no teu curriculo, na ultima linha e c/ letras iguais as de suas outras qualificações técnicas. Vc se precisar de ajuda p/ subir, evoluir crescer pode contar comigo!As vezes uma simples palavra amiga nos \”chacoalha\” tira a gente do buraco. Uma boa música de louvor a Deus nos revigora!Fique com Deus! Sucesso!!!

      Resposta
  • 9 de outubro de 2011 em 21:10
    Permalink

    Como fico orgulhosa de ver que meus ex-alunos se firmaram como pessoas de bem e sucesso!!! Parabéns, Ed!! Que Deus e Maria continuem iluminando o seu caminho!!!!

    Resposta
  • 7 de outubro de 2011 em 18:12
    Permalink

    Que bom exemplo maior de FÉ! A banda é muito boa! Estamos esperando o CD!

    Resposta
  • 7 de outubro de 2011 em 18:06
    Permalink

    Parabéns Ed pela entrevista e sua FÈ!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *