Emprego e trabalho decente foram discutidos em plenária

Secretária Ana Elvira coordenou evento

Foi realizada ontem, no auditório da Casa da Cultura, a Plenária Municipal em preparação para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, evento que será realizado em Belém no dia 21 de novembro  deste ano.

Na Plenária, foram discutidas amplamente, propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual visando construir e fortalecer uma política nacional sobre emprego e trabalho decente.

Além de Santarém, a Plenária Municipal reuniu representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, governo, empresários e trabalhadores dos municípios de Juruti, Belterra, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Almeirim.

O evento foi coordenado pela secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), tendo à frente a secretária Ana Elvira.

CURSOS GRATUITOS SÃO OFERTADOS A PROFISSIONAIS DO TURISMO

Um convênio de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR) com a PARATUR e SENAR, vai proporcionar à população santarena oportunidades de qualificação profissional através de cursos que serão realizados a partir do final deste mês.

Os cursos fazem parte do Plano Emergencial de Qualificação Profissional para o Turismo, voltado ao Turismo Rural e visando a significativa melhoria na qualidade dos serviços turísticos ofertados. Dessa forma, aos interessados pelos cursos, já estão abertas as inscrições nos horários de 8h às 13h, no prédio da SEMTUR, de acordo com as especificações de áreas, vagas, carga horária, entre outros:

– Manipulação de Alimentos: será realizado no período de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2011 em local ainda a ser definido. 20 vagas são ofertadas para trabalhadores/as de bares, restaurantes e similares. A carga horária será de 40h/a;

– Gestão de Negócios: será realizado nos dias 5 e 6 de novembro na secretaria municipal de Turismo. 30 vagas são ofertadas para micro, médio e grandes empreendedores, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h;

– Cozinha Regional: será realizado no período 7 a 25 de novembro, em local a ser definido. 20 vagas são ofertadas para trabalhadores (as) jovens e adultos desempregados (as). A carga horária será de 120h/a;

– Inglês Básico: será realizado no período 31 de outubro a 5 dezembro, no horário de 17h às 22h (segunda a sexta-feira) na secretaria municipal de Turismo. 20 vagas são ofertadas para taxistas que trabalham na CDP e Aeroporto, artesãos associados, motoristas e cobradores de ônibus da linha de Alter do Chão. A carga horária será de 120h/a.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 30 de outubro, com prioridade para os profissionais ligados ao Turismo.

 

SEMINF FINALIZA TRABALHOS NA EDIVALDO LEITE

Mais uma obra de asfaltamento será entregue à população de Santarém. Os serviços na Avenida Edivaldo Leite são finalizados e já mudam o aspecto urbano do bairro Santo André. “A obra garante mais qualidade de vida à população do local, que sempre sofreu com a poeira. O asfalto também proporciona mobilidade para quem trafega naquela área dos bairros Santo André, Diamantino, Urumari e Nova república”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa.

Para garantir a qualidade da obra, foi realizado um trabalho intenso de terraplenagem e drenagem. O asfaltamento beneficia 1.351 metros entre Sérgio Henn e Turiano Meira. São investidos no local 759 mil reais, recursos provenientes de convenio entre a prefeitura de Santarém e a secretaria executiva de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças.

A secretaria municipal de infraestrutura (SEMINF) trabalha ainda em outra rua próxima ao local, porém no bairro Diamantino. É realizado terraplenagem na Turiano Meira entre Edivaldo Leite e Moaçara. Os serviços também são preparativos para o asfaltamento que deve ser realizado até o fim do ano. No bairro Diamantino também é feita manutenção da Rua Humaitá.

Inácio Corrêa destaca que as obras são planejadas junto com a comunidade. “Faço do diálogo a principal marca da minha gestão e através da SEMINF procuro atender as reivindicações sempre que possível”, declara o secretário.

Este mês a SEMINF concluiu ainda o asfaltamento da Silvério Sirotheau, bairro Liberdade e também prepara para receber asfalto a Avenida Salvação, bairro Maracanã.

Manutenção de ruas e ramais – Segue a operação tapa-buracos no bairro Maracanã. As equipes de trabalho estão nas ruas: Angelim, Aramanaí e Avenida Maracanã, entre Rua Salvação e a praia. Também continua o serviço de manutenção na Rua Jupiara, bairro Matinha. Na zona rural aos serviços de recuperação de ramais são intensificados na comunidade Pajuçara, região do eixo forte e na comunidade Terra de Areia, região do planalto.

Obras – A Divisão de Obras da SEMINF segue a manutenção da ponte sobre o igarapé do Urumari, na Avenida Dom Frederico Costa.

Limpeza – Segue limpeza na Rua Cruzeiro do Norte, bairro Santarenzinho e nos cemitérios centrais de Santarém.

Iluminação Pública – Ontem, sexta-feira (21/10) o setor de iluminação Pública da SEMINF realizou manutenção no Bairro Santarenzinho. Foram beneficiadas as ruas: Tomé de Sousa, Parapará e Angelim. Outra equipe estará no Diamantino fazendo reparos na Curuá-Una, Moura Carvalho, São João e Rua Diamantino. Também será feita manutenção de rotina em luminárias da Avenida Cuiabá.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Um comentário em “Emprego e trabalho decente foram discutidos em plenária

  • 25 de outubro de 2011 em 16:26
    Permalink

    ESTAS RUAS ASFALTADAS VAI MUDAR A VIDA DE MUITA GENTE QUE MORA NO BAIRRO SANTO ANDRÉ, E VAI DE-
    SAFOGAR O TRANSITO NA SERGIO RENN, E VAI DAR UM VISUAL MELHOR NO BAIRRO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *