Limpeza nas praias: Maracanã e Juá
O temo chuvoso nessa manhã de sábado (22) em Santarém não foi obstáculo na ação de cidadania nas praias do Maracanã e Juá. O grupo coordenado por Jackson Thomás Miranda da Associação Santarena de Canoagem, ASCAE, iniciou a operação “pente fino”, nesses dois balneários. Essa é décima primeira atividade da entidade esportiva que inclui na grade de disciplinar a preservação da natureza. Antes, são repassadas instruções de cuidados com os objetos encontrados para evitar cortes e contaminação, na hora da coleta. Os participantes estavam todos com luvas de borracha. A dinâmica contou com a participação de comunitários, do Grupo da Guarda Mirim Ambiental, pais dos alunos do Projeto Escola da Vida, ligados ao 4º Grupamento do corpo de Bombeiros.
Para o Gustavo Tavares, de 10 anos, aluno do Projeto Escola da Vida, diz que é necessário todos preservarem as praias. “É muito lixo, como a garrafa pet, pano, copo descartável, e até pilha, isso traz prejuízos a natureza. Aqui é muito lindo, mas, precisa ser preservador. Essa é a primeira vez que participo. Eu vou ajudar a natureza a viver”.
O pescador Francisco Nascimento Teixeira (41) confirma que muito desse lixo é jogado dos barcos. “São sacos e sacos que retiramos dos rios e junta com os jogados na praia, assim a natureza não agüenta”.
Com 15 minutos de atividade, 6 sacos lotados de lixos foram coletados pelos participantes. O lixo, após o término dessa atividade vai ser repassado a empresa de coleta municipal. A ação deve encerrar ao meio dia deste sábado.
Fonte: Alciane Ayres
sujeira não em nossas praias. Vamos preservar o amanhã, se não pode ser tarde de mais.Parabéns Ascae.
Parabéns, Ascae pelo trabalho em nossas praias. Falta mais educação desse povo.Parabéns também o jornal o Impacto está em todos os assuntos, sempre em cima dos fatos sejam eles ruins ou bons, e o lado bom e essa linda imagem dessas crianças ajudando as praias santarenas, ensinando cidadania.