Advogado do Paraná assume interinamente OAB do Pará

Roberto Busato assume interinamente OAB do pará

O pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) definiu a diretoria provisória que assumirá a seccional da entidade no Pará (OAB-PA). Segundo decisão unânime dos conselheiros, o novo presidente da OAB-PA será o advogado paranaense Roberto Antonio Busato, ex-presidente da OAB nacional no triênio de 2004 a 2007. Já os demais membros da comissão interventora são todos do Pará: José Raimundo Farias Canto (vice-presidente), Mário Gomes de Freitas Jr. (secretário-geral), Edgard Mário de Medeiros Júnior (secretário-geral adjunto), e Raphael Sampaio Vale (diretor-tesoureiro). A decisão foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.

A nova diretoria foi definida um dia após a publicação do acórdão da reunião do Conselho Federal da OAB, que na madrugada do último domingo, por 22 votos a quatro determinou a intervenção federal, por seis meses, na seccional paraense da OAB. É a primeira vez na história da Ordem que o Conselho Federal intervém em uma seccional. No entendimento da parte majoritária, os cinco diretores afastados foram protagonistas nas irregularidades envolvendo a venda de um terreno que pertencia à seccional, ao lado do Fórum Trabalhista de Altamira. O terreno foi vendido por R$ 301 mil para o conselheiro Robério D’Oliveira, sendo que o valor real da área seria três vezes superior.

Consta ainda que há procuração falsa do vice-diretor da OAB do Pará, Evaldo Pinto, para fechar o negócio. A venda foi desfeita, mas a diretoria rachou. Com a abertura do processo, os cinco diretores afastados, o presidente Jarbas Vasconcelos, o vice-presidente licenciado Evaldo Pinto, o secretário-geral Alberto Campos, o secretário adjunto licenciado Jorge Medeiros e o diretor tesoureiro licenciado Albano Martins, correm o risco de perder suas inscrições na OAB e, consequentemente, o direito de advogar.

Fonte: RG 15/O Impacto e Amazônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *