Inscrições abertas para o processo seletivo da UFOPA

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2012 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 9 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/processoseletivo2012. São 1.200 vagas, distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno (400 vagas em cada turno). Desse total, 50 vagas são reservadas para candidatos indígenas, por meio de processo seletivo diferenciado. Para a seleção, a UFOPA utilizará o resultado do ano de 2010 ou 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ser indicado, pelo candidato, no momento de sua inscrição.

Os candidatos devem ficar atentos para os procedimentos de inscrição on line, que envolvem duas etapas: cadastro e registro do candidato. O primeiro passo é o cadastro no sítio da UFOPA, usando o número do CPF e criando uma senha. Em seguida, é necessário entrar novamente na página da inscrição, usando o número do CPF e a senha escolhida, para o preenchimento do registro do candidato. Somente após a finalização do registro é que o candidato estará efetivamente inscrito no processo seletivo da UFOPA.

Seleção – De acordo com o Edital nº 22, de 24 de outubro de 2011, que rege o Processo Seletivo 2012, serão admitidos, em primeira chamada, os 1.150 inscritos melhor classificados pelo ENEM, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação. A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do ENEM. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

O processo seletivo habilitará para admissão à UFOPA no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os ingressantes em nível de graduação, que será ministrado pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). As 1.200 vagas serão distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno (400 vagas em cada turno). No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o turno por ordem de preferência, válida somente para o primeiro semestre interdisciplinar.

Indígenas – Para as 50 vagas reservadas a alunos indígenas, os candidatos também devem efetuar sua inscrição na página da UFOPA, e apresentar, à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), localizada no Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA), documentação exigida no Edital nº 23/2011, de 25 de outubro de 2011, que rege o Processo Seletivo Especial (PSE 2012). A seleção diferenciada para povos indígenas também se destina à admissão no semestre inicial, obrigatório a todos os ingressantes em cursos de nível de graduação da universidade.

A divulgação das inscrições homologadas de candidatos indígenas acontecerá no dia 12 de dezembro de 2011. A seleção será realizada em duas fases. Na primeira fase, o candidato indígena será submetido à prova de língua portuguesa (redação), a ser realizada no dia 8 de janeiro de 2012. A segunda fase será composta por entrevista, que acontecerá no período de 18 a 22 de janeiro de 2012.

As provas do PSE/2012 ocorrerão no Campus da UFOPA, em Santarém (PA). Em caso de empate, a classificação dos candidatos indígenas obedecerá ao critério da maior nota na fase de entrevistas e, caso permaneça o empate, da idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

Documentação – Para homologação da inscrição, o candidato indígena deverá entregar à PROEN, até o dia 9 de dezembro de 2011, os seguintes documentos: comprovante de inscrição; cópia da carteira de identidade ou documento de identificação válido com foto; cópia de documento oficial do histórico escolar do ensino médio, emitido pela instituição de ensino e assinado por autoridade competente; cópia da declaração de conclusão do ensino médio ou da declaração de que está concluindo o 3º ano do ensino médio em 2011, emitido pela instituição de ensino e assinado por autoridade competente; declaração de autorreconhecimento assinada pelo candidato (modelo disponível no sítio da UFOPA); termo de compromisso assinado pelo candidato (modelo disponível no sítio da UFOPA); declaração de pertencimento emitida e assinada por autoridade indígena devidamente identificada (presidente de associação ou liderança política, conforme as formas tradicionais de representação social e/ou política), (modelo disponível no sítio da UFOPA); declaração de apoio da comunidade indígena ao candidato (modelo disponível no sítio da UFOPA); e memorial descritivo redigido a próprio punho, em língua portuguesa, contendo no máximo três laudas, especificando a relação detalhada do candidato com o grupo ou povo a que pertence e os motivos que o levaram a optar pela formação de nível superior na UFOPA (modelo disponível no sítio da UFOPA).

Novos cursos – A partir do próximo ano, a UFOPA contará com 34 cursos de graduação, distribuídos nos seus cinco institutos temáticos. O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) ofertará os bacharelados interdisciplinares em Agroecologia e Biotecnologia, e os bacharelados específicos em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Farmácia.

O Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) contará com os bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra e Tecnologia da Informação; e os bacharelados específicos em Geologia, Geofísica, Engenharia Física e Ciências da Computação.

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) também ofertará três bacharelados interdisciplinares – Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia das Águas, Gestão Ambiental – e cinco bacharelados específicos: Biologia Aquática, Biologia Vegetal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Engenharia Sanitária Ambiental.

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) contará com os bacharelados específicos em Antropologia, Arqueologia, Direito, Ciências Econômicas e Planejamento e Desenvolvimento Regional. Outra novidade é o bacharelado interdisciplinar em Etnodesenvolvimento.

Além das licenciaturas integradas em Biologia e Química, Matemática e Física, Português e Inglês, História e Geografia, o Instituto de Ciências da Educação (ICED) ofertará três novos cursos: licenciatura em Ciências, licenciatura em Informática Educacional e o bacharelado integrado em Pedagogia e Psicopedagogia.

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *