Santarém registra a menor taxa de homicídio do País

Matéria da Revista Veja

Santarém está bem – muitíssimo bem – na foto.

É destaque em matéria que integra reportagem especial sobre cidades brasileira, que “Veja” publica em sua edição desta semana. Com direito a um fotão em que aparece parte da orla de Santarém, com o azul Rio Tapajós ao fundo.

Na reportagem, assinada por Marcelo Sperandio, a “Pérola do Tapajós” é chamada também de “Caribe Amazônico” e apontada como a que ostenta a menor taxa de homicídios entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes.

“Segundo dados inédito do Mapa da Violência no Brasil, Santarém teve 3,8 assassinatos por grupo de 100 000 pessoas em 2009. Trata-se de um índice menor que o dos Estados Unidos e da Argentina, por exemplo. O clima de paz permite a seus habitantes levar um estilo raro em grandes centros. Na orla do Tapajós, enquanto uns praticam exercício, outros aproveitam para acessar a internet em seus notebooks. A tranquilidade fomenta o comércio. O setor, que representa 27% do mercado formal, criou 2 300 empregos desde 2006. O restaurante mais frequentado da região, o Massabor, nunca foi alvo de arrastão”, escreve Sperandio.

A segurança na cidade, segundo a reportagem, é atribuída ao bom preparo dos policiais. “Na Polícia Civil, 82% dos agentes têm ensino superior e outros 13% são universitários. Com um serviço de inteligência preparado, a polícia exibe uma altíssima marca: 95% dos autores de homicídios são descobertos e punidos. A Polícia Militar também conta com uma tropa preparada. Sete em cada dez PMs têm curso superior ou estão na universidade”, diz a matéria.

Fonte: RG 15/O Impacto e Espaço Aberto

12 comentários em “Santarém registra a menor taxa de homicídio do País

  • 13 de novembro de 2011 em 13:13
    Permalink

    Concordo com a Veja, nossos policiais estão de parabens sem contar que eles sempre capturam os bandidos rapidinho, além disso Santarem tem o menor custo de vida do país, aqui 1 real ainda é dinheiro, mas claro que a limpeza e as ruas deixam a desejar, ninguem é perfeito!!!!!!!
    wanda

    Resposta
  • 2 de novembro de 2011 em 03:00
    Permalink

    A Policia Santarena realmente tem mostrado bons serviços e a parabenizo por isso, mas infelizmente a estatistica pode estar mesmo errada, não houve só 9 homicidios no municipio em 2009. Santarém não tem aquele problema de pequenos assaltos frequentes e da pra considerala normal como outras cidades do mesmo porte.

    Resposta
  • 1 de novembro de 2011 em 19:09
    Permalink

    Parabens aos nossos policiais civis e militares . Só não mora em Santarem quem ainda não conhece nosso paraiso ; vai morar em outra cidade do porte de Santarem, depois volta pra cá mansinho.

    Resposta
  • 1 de novembro de 2011 em 18:39
    Permalink

    Isso nós fazer ter orgulho de viver em Santarém/A Pérola do Tapajós onde ainda podemos viver em paz.

    Resposta
  • 1 de novembro de 2011 em 09:08
    Permalink

    Concordo com o edson,.. É claro que já ouveram alguns fatos de assaltos tanto de celular quanto de notebooks, e claro que teremos sempre vagabundos querendo espaço. Mais como nossa polícia é referência no estado, não vai deixar que eles si criem, eu particularmente sempre elogiei duas coisas na nossa cidade; nossas lindas praias e as polícias: militar, civil e federal de stm, os turístas andam tranqüilamente apreciando as praias sujas da frente da cidade e mesmo assim admirando-as tirando fotos de urubus e de lixeiras fedorentas do mercadão 2000 bem como das lixeiras orríveis na orla desde o tablado até próximo a igreja matríz, porém bem protegidos pelos nossos policiais e povos civilizados sem que lhes façam mal algun. Portanto PARABÉNS AOS NOSSOS POLICIAIS que são preparados por sua competência e não pelas autoridades locais.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 21:45
    Permalink

    Quem desconsidera a matéria da Revista Veja que fala sobre o menor índice de homicidio em Santarém é porque não conhece outras cidades
    ande com um celular ou qualquer aparelho acessar internet ao ar livre nem pensar,porque logo é assaltado e se não entregar o objeto morre,
    portanto Santarém está de parabéns graças as Polícias Civil e Militar que tem em seus quadros pessoas compententíssimas.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 21:12
    Permalink

    Se Santarém tem 300 mil habitantes, em 2009 teriam ocorrido somente 9 homicidios?????? infelizmente, Estatistica errada.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 21:11
    Permalink

    A Delegacia de Polícia Civil em Santarém tem seu trabalho reconhecido pela VEJA. DEixo aqui registrado meus sinceros parabéns ao denodados Investigadores, Escrivães e Delegados de Polícia Civil, que diuturnamente, estão investigando crimes e levar as barras da Justiça os infratores. Acompanho de perto esse trabalho e vejo que os policiais civis trabalham dentro da ética e do respeito aos direitos humanos. Esse reconhecimento é o retrato do trabalho e empemho dos policiais civis. Nesse andar, gostaria de parabenizar também os Policiais Militares que desenvolvem um excelente trabalho de policiamento ostensivo.
    PArabéns PC e PM.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 16:22
    Permalink

    Vamos torcer para que ista estatistica tenha veracidade. Realmente nós merecemos esta tranquilidade.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 16:11
    Permalink

    ISSO MUITO NOS ALEGRA, SABER QUE NOSSA CIDADE ESTÁ BEM EM ALGUNSA REQUISITOS. ISSO SOMENTE AUMENTA A RESPONSABILIDADE PARA QUE A SOCIEDADE EM GERAL POSSA SE MOBILIZAR E CONTINUAR NESSE CAMINHO. MELHORAR EM OUTRSO REQUISITOS, E CONTINUAR QUALIFICANDO NOSSOS FUNCIONÁRIOS, DANDO-LHES O RESPEITO NECESSÁRIO, COMO NÃO ESTÁ ACONTECENDO COM OS PROFESSORES DO ESTADO, EVIDENTE QUE TODOS PERDEM COM ISSO, NOSSA JUVENTUDE AMIS AINDA

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 16:05
    Permalink

    \”VEJA\” só alguem acredita nisso? Como eu gostaria q fosse verdade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *