Prefeita empossa conselho da condição feminina

Posse do Conselho da Condição Feminina

Integrantes do Conselho Municipal da Condição Feminina, instituído pela Lei Nº 18.249/2009, foram empossados ontem (07/11), no auditório do CIAM, pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima.

Durante a cerimônia, Eunice Sena, que até o final do ano responderá pela entidade, teceu comentários sobre a importância do Conselho para o município. “Organizadas enquanto movimento, teremos maior respaldo para propor e cobrar políticas públicas para a condição feminina. Essa era uma luta antiga dos movimentos de mulheres. Em março do ano passado, alcançamos a vitória de instituirmos o Conselho e agora com essa posse, avançamos mais uma pouco com essa posse. Cabe a nós trabalharmos e fazermos os encaminhamentos”, afirmou.

Fazem parte do Conselho, representantes da prefeitura de Santarém, das secretarias municipais de governo (SEMG), Saúde (SEMSA), Educação e Desporto (SEMED), Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e Agricultura e Abastecimento (SEMAB); da Federação das Organizações Quilombolas; da Associação de Mulheres Pescadoras, Agricultoras e Artesãs de Santarém; do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; da Associação Comercial e Empresarial; da Associação das Mulheres Domésticas; do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns – CITA; e da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

Em seu pronunciamento, a Prefeita destacou. “Este é um Conselho que ainda está engatinhando, mas tem tudo para se tornar consolidado e participativo. Agora, ele dispõe de todos os seus marcos regularizados para agir e interagir. As políticas de condição feminina são transversais e não segmentadas, por isso, atuem como se vocês fossem os olhos da sociedade”, expressou.

Desde ontem, a titular do Conselho para o período de no biênio 2012/2013 será Edna Assunção, que também é presidente da Associação das Mulheres Domésticas.

 

CONFERÊNCIA DE SAÚDE INICIA NA QUARTA-FEIRA

Com objetivo de avaliar e dar resolutividade ao processo de atendimento a população de Santarém, no que se refere ao serviço público de saúde, é que o Conselho Municipal de Saúde realizará no período de 09 a 11 de novembro, a XI Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no auditório da Universidade do Estado do Pará –  UEPA, no horário de 8h às 17 horas, mas o credenciamento dos participantes iniciará hoje (08).

O tema da Conferência será: “O SUS de todos: Política Pública e Patrimônio do Povo”, com a seguinte programação:

 Dia 08/11/2011 (TERÇA – FEIRA)

14h às 18h – Credenciamento.

Dia 09/11/2011 (QUARTA – FEIRA)

8h às 12h – Credenciamento.

8h às 9h – Solenidade de abertura.

9h às 10h – Conferência Magna

10h às 11h – Leitura e Aprovação dos Regimentos Interno e Eleitoral da Conferência

11h às 12h30 min – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde

12h30min às 14h  – Almoço

14h às 14h45min – Palestra sobre “Acesso e Acolhimento com Qualidade e Equidade”

14h45min às 15h20min – Debate

15h20min às 16h05min – Palestra sobre “Gerência Pública e Controle Social”

16h05min às 16h40min – Debate

16h40min às 18h  – Trabalho de Grupo

 Dia 10/11/2011 (QUINTA – FEIRA)

 8h às 8h45min – Palestra sobre “Gestão do Trabalho e Saúde do Trabalhador

8h45min às 9h20min – Debate

9h20min às 12h – Trabalho de Grupo

12h às 14h – Almoço

14h às 18h – Trabalho de Grupo

Dia  11/11/2011 (SEXTA – FEIRA)

08h às 12h – Plenária Final

12h30min às 14h – Almoço

14h às 15h – continuação da Plenária Final

15h às 16h- Eleição das entidades para composição do Conselho Municipal de Saúde – Biênio 2012/2013, sob coordenação da Comissão Eleitoral

16h às 17h – Encerramento do Evento

Mais informações: Maria das Dores Colares Joseph – Presidente do Conselho Municipal de Saúde (9183-0405).

 

SEMED PROMOVE DEBATE SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

Inicia nesta terça-feira, 8 de novembro, na praça do Pescador (orla da cidade), a programação alusiva ao Mês Nacional da Consciência Negra, promovida pela da coordenação de Educação e Diversidade Etnicorracial, da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A partir do tema “Educando para Igualdade Etnicorracial”, atividades como apresentações artística e cultural e blitz educativa, serão realizadas às 18h.

Na quarta-feira, 9 de novembro, uma palestra sobre “O mito da democracia racial e a origem africana” será proferida pela Pra. Heloisa Pires Lima no auditório Wilson Fonseca, Campus Rodon – UFOPA, às 18h.

A SEMED avalia a realização do evento, que encerra no dia 22 de novembro, como sendo um espaço importante para o debate em torno das questões que envolvem a educação para as relações etnicorraciais na escola e na sociedade.

CURSO – Começou ontem no Restaurante Popular (Mercadão 2000), o curso sobre Cozinha Regional voltado a trabalhadores (as) jovens e adultos desempregados (as). A iniciativa é resultado de um convênio de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR) com a PARATUR e o SENAR, como parte do Plano Emergencial de Qualificação Profissional para o Turismo. O curso tem carga horária de 120h/a. É realizado de segunda à sexta-feira, de 15h às 21h.

LIMPEZA – A secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) intensifica serviços de limpeza em Santarém. Frentes de trabalho atuam em diversos bairros da zona urbana, como no Urumari (na Avenida Curuá-Una, próximo ao cruzamento com a Moaçara), na Sérgio Henn (entre Palhão e Marajoara, bairro Diamantino), no Uruará (Rua Tauari, entre Indústria e Gonçalves Dias) e ruas dos bairros Aldeia, Fátima e Laguinho. Os trabalhos de capina, varrição de calçadas, limpeza de canaletas e recolhimento de entulhos iniciaram no sábado (05) na Travessa Silvino Pinto e seguem por diversas vias até a Avenida Cuiabá.

MANUTENÇÃO – Após os trabalhos de limpeza na Travessa Resistência, principal acesso a diversos bairros da grande área do Santarenzinho, a SEMINF iniciará a manutenção asfáltica nos próximos dias. Outra importante Avenida de Santarém que recebe limpeza é a São Sebastião. Os serviços serão executados pela empresa Clean em toda extensão da via.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *