Itaituba tem um cemitério exclusivo para judeus

14 sepulturas judaicas com nomes e sobrenomes

Muita gente desconhece, mas Itaituba tem desde 1900, um cemitério somente para sepultar pessoas de descendência Judaica. Fica dentro do próprio cemitério Santo Antônio numa área por sinal precária em visível desmazelo já que possivelmente não existam mais parentes dos judeus enterrados lá, pois não há nenhum vestígio de visitas dos dias de finados.

Fizemos um levantamento e constatamos que lá existem 14 sepulturas, bem diferentes das nossas e com inscrições em hebraico, provavelmente mensagens póstumas sem tradução. No cemitério Judeu há nomes bem conhecidos entre eles como Abrahan Benchimol e Abrahan Abensur, Ramiro Bentes, Marcos Essucy, Jacob Benovel.

Pelos sobrenomes nas sepulturas provavelmente são parentes próximos como pais, filhos, esposas, esposos. Por exemplo, lá tem um Ramiro Bentes nascido em 10/06/1932 e falecido em 1933, enquanto o outro nasceu em 7 de abril de 1874 e morreu em 14 de abril de 1932. A data mais antiga dos judeus mortos é de 1913.

Historicamente não há informações precisas sobre quem seriam esses judeus e suas histórias, mas é sabido que em Itaituba houve a influência comercial de alguns desses judeus que sempre foram exímios comerciantes, e se espalharam por essa imensa Amazônia no ciclo da Borracha.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Um comentário em “Itaituba tem um cemitério exclusivo para judeus

  • 9 de maio de 2018 em 13:46
    Permalink

    Queria muito de conhecer essa história melhor

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *