“VILA CURUAI – LAGO GRANDE 2012 – SALVE-NA!”

Há seis meses estive na promissora Vila de Curuai, no Lago Grande, Distrito de Santarém, ministrando aulas no Curso de Letras no núcleo da faculdade ali existente. Na época encontrei algumas mazelas, descasos e abandono, por parte do poder público municipal e que divulguei aqui em o IMPACTO.

Neste quase fim do primeiro mês do ano recém iniciado, retornei, novamente, para um trabalho de magistério em Curuai, onde passei esta última semana e, confesso, estou surpreso, pois tudo continua como antes “no quartel de Abrantes” ou até pior que antes. Só uma coisa mudou foi a instalação da internet que por rabugice do Padre que aqui estava, tinham desinstalado, derrubaram até a torre, ele dizia que a internet “era nome feio”, parece, como diziam, anos atrás, que comunista comia criancinha, comparei-o.

Não posso deixar de registrar o meu descontentamento em ver uma comunidade tão promissora, com uma das melhores economias de Santarém, com fazendas de grandes pecuaristas, e um comércio bastante movimentado, não receber a merecida atenção do poder púbico, quer municipal, quer estadual, como se não fosse, ainda, um dos maiores colégios eleitoras de Santarém. (talvez por isso muitos moradores dali estão transferindo seus títulos de eleitor para o vizinho município de Juruti.)

Como no poema I Juca Pirama, de Gonçalves Dias, “Meninos eu vi” eu vi me espantei, desta vez, em saber que a Vila de Curuai, no Lago Grande, não tem, vejam só! ÁGUA: há mais de dez dias não cai uma gota nas torneiras, e o povo carrega na rua, o dia inteiro. A LUZ voltou na quarta feira, (25) racionada, mas faltou sábado e domingo, 28 e 29/01/2012. Não tem AGÊNCIA DOS CORREIOS, não tem um POSTO BANCÁRIO. OS ORELHÕES, a grande maioria está quebrada, não funciona, NÃO TEM TELEFONIA CELULAR, NÃO TEM DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL, NÃO TEM DESTACAMENTO DA POLÍCIA MILITAR, (domingo 29 ,quando dirigia-me para o barco para retornar para Santarém, conversei quando chegavam lá sete PMs do Grupo Tático. Uma semana depois do fato doloroso que ali ocorreu, ainda sustentado pela comunidade. O Estado se omite. E a população paga. A comida, a moradia, a gasolina para o veículo, até o conserto de um pneu quando fura.A população paga duas vezes, uma no imposto e outra nesse “apoio” para manter os policiais.  NÃO TEM HOSPITAL, e o pior, NÃO TEM MAIS  O POSTO DE SAÚDE.

O posto de Saúde que havia, foi quebrado por alguns comunitários, após, fazerem justiça com as próprias mãos a um homicida que estava recebendo um atendimento ali, não só mataram o homicida, (pois os poucos policiais militares que lá estavam, e não puderam segurar a população, e “por medida de segurança”, retornaram para Santarém).

Na ocasião foi quebrada grande parte da estrutura física, parte interna e equipamentos do posto médico. E assim, a população da Vila ficou sem o posto e a velha ambulância, que já estava sem funcionar, continua no sol e na chuva, ao lado do posto.  E uma outra ambulância que  era do SAMU foi enviada para Juruti está com defeito mecânico.

Se não tinha médico, também, perdeu o sua única enfermeira que foi para Santarém, após o tumulto provocado pela turba enfurecida, e ali tentar sensibilizar os donos do poder, a recompor o posto de saúde da Vila Curuai, no Lago Grande. Espero que consiga logo. O povo aguarda, com urgência.

Além do mais, O MERCADO CONTINUA FECHADO PELO MATO (foto) agora ainda maior, já que começou o período de chuva. O trapiche está todo esburacado, quando os barcos recomeçarem atracar ali vai cair gente e carga na água.

E agora? Perguntar não ofende: Cadê os empresários que não pressionam os políticos, dono dos poderes, municipais e estaduais? Cadê os políticos que têm seus curais eleitorais na Vila, aqueles que dizem ter tantos mil votos ali? Eu tenho tantos eleitores no Curuai, dizem alguns? Aqueles que tomam conta do transporte escolar e transporte da merenda escolar? Não estão fazendo nada! Estão calados? Estão na surdina? Não querem se comprometer?

Vamos ver pessoal, agora neste ano bissexto, e de eleição ver se vocês solucionam esses problemas do Curuai, porque, a lama quando chove e poeira, do verão que lá também tem, eu não estranhei porque já me acostumei, em Santarém, na COHAB, na parte excluída da Turiano Meira. Não! Não! não estranho aqui.

Mas neste ano de eleição, tudo pode acontecer. E não esqueçam, mais uma vez, é ano bissexto! Podem até inaugurar o bondinho do mirante do Frei Ambrósio até o Mascotinho, prometido na inauguração daquele abandonado logradouro municipal, pela gestora municipal, mas vamos ver se pelo menos a população de Curuai, pode voltar do trabalho e acender a luz, tomar água gelada, conservar seus alimentos na geladeira, ligar um ventilador para espantar o carapanã e tomar o seu banho de chuveiro e não de cuia, com água na gamela. (Curuai, 25.01.2012)

Meus parabéns ao Professor FRANCISCO NASCIMENTO, (CELERON – CURUAI), pela brilhante defesa na sua redação de Mestrado, obtendo nota 9,4, atribuída pela banca examinadora da Universidade de Assunção Paraguai. Ele é o mais novo mestre  em educação em Santarém.

========================

NESTA SEXTA NO FLUMINENSE TEM BAILE DE SAUDADE COM TOQUE MUSICAL DA “BANDA RAÍZES DA TERRA”, A PARTIR DAS 23 HORAS. IMPERDÍVEL.

9 comentários em ““VILA CURUAI – LAGO GRANDE 2012 – SALVE-NA!”

  • 24 de março de 2013 em 13:00
    Permalink

    sou filho da vila do curuai, gostaria de poder ajudar, reformar o quadro do predio da policia militar,,, mande ums fotos como esta a construç~es e os carros vamos unir nossa força vou aguardar

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 23:23
    Permalink

    \”Terra dos sonhos\”(Nasci,cresci vendo politicos enganando aquela população,o povo já está cansado de sofrer,mas muitos dos que alí moram desconhecem seus direitos,o que os tornam prisioneiros dos politicos representantes daquela região,os tais politicos já pegaram o ponto fraco daquele povo,os quais sofrem calados tendo a esperança de que um dia vai mudar aquela situação.Eu tenho certeza,que este ano, já foram inúmeros representantes politicos fazer visitas,principalmente na vila Curuai,onde a violência tem crescido muito nos ultimos anos,a saúde é apenas um sonho,os colonos passam os maiores sacrifícios para escoar seus produtos,pois os ramais que interligam as comunidades estão abandonados.Mas vai aí um aviso:Juruti está crescendo,e pelo que eu pude observar muitos eleitores da Região do Lago Grande,estão transferindo seus titulos para Juruti,…Fica a dica:Vamos fazer a diferença nessa próxima eleição,as mesmas caras já estão esbranquiçadas pelo tempo,e nada tem feito pra melhorar ,aquela Região,…(Um abraço ao meus conterraneos Lago Grandenses)

    Resposta
  • 17 de março de 2012 em 18:08
    Permalink

    isso e uma pouca vergonha ten que acabar com esse monopolio so as mesma pessoas sao eleitas as veses nen sao eleita mas nao abandonam os cargos se acham os donos do pedaço porque nao tem para quem reclamar isso e um abisurdo moro em manaus mas ai na vila mora grandes conhecidos meus como dona eli mulher do edison oagente de saude e dona dorvalina

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2012 em 13:08
    Permalink

    e isso ai…depois quando o povo resolve fazer justica com as proprias maos…e porque e um povo sem lei …hue lei so existe pra criminosos…pergunto porque aconteceu oque aconteceu no curuai…o estado nao foi capaz de manter um criminoso fora da sociedade depois de muitos crimes..quem garantiria que depois de mais um eles fariam algo? o povo cansa…nao apoiei mais tambem nao juquei…alias nao sou DEUS…estive a pouco tempo la…e esses caras que vam pedir foto la sao um bando de cinvergonha…desde que sai de la nao mudou nada..alis mudou sim…ja existe trafico de droga e a violencia aumentou…E triste mais e a realidade no Brasil…

    Resposta
  • 9 de fevereiro de 2012 em 20:12
    Permalink

    eu e minha familia,moradores de manaus e coonterraneos da vila curuai apoiamos a opiniao dada,tudo isso que foi mencionado faz parte do dia a dia dos moradores da vila.E triste saber que essa realidade nao e vista pelo poder publico,deixando a populaçao a mercer de sua propria sorte.

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2012 em 09:10
    Permalink

    Emancipação Já! Não pode pela distancia e também por governabilidade as pessoas da região do Lago Grande dependerem de Santarém para arrumar um bueiro uma rua, uma placa, qualquer evento enfim.

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2012 em 14:17
    Permalink

    estive por uns dias nessa vila e uma equipe topografia da prefeitura, fazer levantamento para execução de um cais de arrimo, pura ilusão.
    o que me parece que a energia é outro calo no pé dos moradores da Vila Curuaí.

    meu amigos, faltam alguns meses para que os que se acham donos do poder, voltarem a vila desta vez esfomedados e sedentos por votos.
    aí será tudo mais fácil, abraços , beijos, tapinhas nas costas, torneios de futebol,bolas, dentaduras, festas com tudo de graça, pão , circo, e aquelas velhas e manjadas promessas que tudo vai mudar.
    lembrem-se que na democracia ,o voto é a arma da mudança.

    Resposta
    • 6 de fevereiro de 2012 em 10:17
      Permalink

      – a esperança e a ultima que morrre, Curuaí continua resistir até quando os homens de boa vontade se voltarem ao cumprimento do dever e não promessas, …toda felicidade do mundo é passageira más nenhum sofrimento será eterno, pois sucumbirará este sofrimento \”um dia se deus assim abençoar!… atenciosamente vc é de mais, obrigado por ter publicado esta matéria foi muito valioso pra Curuai -obrigado!…jerry herald

      Resposta
      • 30 de setembro de 2012 em 17:03
        Permalink

        Realmente Jerry, às nossas autoridades substimam a nossa inteligência, nos fazendo por
        muitas vezes de idiotas. E o mais incrível é que ainda têm eleitores que fazem questão que políticos bandidos continuem no poder.
        Haja paciência!!

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *