Alcoa comemora duas décadas de empreendedorismo

Programa Miniempresa

A Alcoa comemora em 2012 vinte anos do Programa Miniempresa, uma parceria entre a companhia, o Instituto Alcoa e a Empresários para o Futuro (Junior Achievement), entidade educativa criada nos Estados Unidos há quase um século e que atua no Brasil há 30 anos. Somente em 2011, a ação beneficiou 132 alunos por meio de seis miniempresas, nas unidades de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), São Luís (MA), Santo André (SP) e no escritório na capital paulista.

Com duração de 15 semanas e jornada de 60 horas, o programa é ministrado por profissionais voluntários de diferentes áreas da Alcoa. Eles têm a missão de orientar os jovens na gestão de uma empresa, desde sua fundação até o balanço operacional.

Os adolescentes criam o nome da empresa, são eleitos presidentes e diretores, também fabricam e comercializam o produto. E tudo é realizado de maneira extremamente profissional, com elaboração de pesquisa de mercado, plano de negócios, fluxo de caixa, orçamento e campanhas de marketing. As questões relacionadas à sustentabilidade também são abordadas durante o curso. Cada setor da miniempresa conta com o apoio de dois profissionais voluntários da Alcoa.

“A intenção não é criar gestores, mas desenvolver os talentos naturais desses adolescentes. No decorrer do programa é revelado alguém que tem habilidades indispensáveis para a produção, ou que tenha talento nato nas vendas, ou saiba manter as finanças sob controle. Trata-se de permitir que eles descubram, desenvolvam e apliquem seus talentos naturalmente”, diz o diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alcoa, Nilson Souza, que já participou como conselheiro em outras edições do programa.

Recorde de produção – Os alunos fabricam produtos com baixo custo de produção e boa lucratividade, como cabides de alumínio, por exemplo. Esse é o caso da miniempresa de Juruti, no Oeste do Pará, que foi lançada em 2011 e já alcançou ótimos resultados. Os 24 jovens bateram recorde de produção: foram 1201 cabides, diante da meta de 900.

Já a unidade de Poços de Caldas (MG) deu a oportunidade no ano passado para 50 alunos participarem do projeto. Em São Luís (MA), a miniempresa foi formada por 25 alunos.

Em São Paulo (SP), os 18 jovens que participaram da última edição trabalharam com jornais e revistas, de forma artesanal, e confeccionaram porta-panelas, porta-copos, porta-guardanapos e portas-trecos de diversos tamanhos. Em Santo André (SP), os 15 alunos fizeram saquinhos de jornal que servem como saco de lixo, em substituição às sacolas plásticas.

Sobre a Empresários para o Futuro (Junior Achievement)

A Empresários para o Futuro (Junior Achievement) é uma associação educativa sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil a Empresários para o Futuro (Junior Achievement) atua nos 27 Estados, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Para saber mais, acesse www.juniorachievement.org.br.

Sobre o Instituto Alcoa

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$96 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,3 milhão de horas de trabalho voluntário.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010, a empresa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil. Em 2011, a Alcoa foi considerada referência em responsabilidade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

Fonte: Ascom/ALCOA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *