Comitê e vereador denunciam crime ambiental em Santarém

Carlos Jaime fez denúncia na Câmara

O manancial do Urumari continua a ser alvo de várias ações de poluição e degradação. Na manhã de quarta-feira (21), o vereador Carlos Jaime (PT), em sessão da Câmara Municipal de Santarém, usou a tribuna para denunciar mais agravantes contra o igarapé do Urumari. O Vereador reforçou a prioridade do poder público em fiscalizar esses abusos tanto nesse manancial como em outros na área urbana. “Nossa cidade é privilegiada por ter vários mananciais urbanos. Temos o Irurá, o Igarapezinho, o Urumari, o Igarapé do Mararu, então, são vários mananciais. O poder público precisa trazer como prioridade na sua pauta, de ação de governo, no sentido de também poder das condições a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de intensificar a fiscalização e poder coibir os abusos que estão acontecendo. Sabemos que tem criação de porcos, isso polui o igarapé; empresas que se instalam ao longo do Igarapé e muitas vezes lançam esgoto para dentro do Igarapé; serrarias que colocam chorume para dentro do Igarapé e outras irregularidades. Então, são várias situações que têm ocorrido”, denunciou o Vereador.
Carlos Jaime denunciou, também, as ações recentes de assoreamento no manancial do Urumari. “Infelizmente está sendo retirada areia da galeria da Avenida Moaçara e está sendo colocada ao longo da Avenida Dom Frederico Costa, que vai em direção ao Igarapé. Com essas fortes chuvas toda a areia é canalizada para o leito do Igarapé. O que acontece com isso: O Igarapé está sendo assoreado naquele trecho”, disse.
O Vereador petista também anunciou as solicitações feitas junto a Secretaria de Infraestrutura para vetar os novos agravantes no igarapé. O pedido em requerimento foi aprovado no Legislativo. “Já enviamos, essa Casa que aprovou um requerimento solicitando que a Seminf possa fazer uma espécie de dragagem para a retirada dessa areia do Igarapé. E aquela areia retirada da Avenida Moaçara possa ser colocada em outro lugar”, disse o Vereador.
O trabalho feito pelo Comitê em defesa do Igarapé do Urumari foi destacado pelo vereador Carlos Jaime. “As atividades da entidade estão relacionadas às ações de denunciar crimes ecológicos cometidos contra o manancial. E também fazer constantes cobranças às instituições públicas que têm a competência de fiscalizar e aplicar as punições aos agressores do meio ambiente”. Ele anunciou mais uma dessas ações do Comitê, que aconteceu ontem, dia 22 de março, Dia Mundial das Águas. O encontro aconteceu na ponte da Av. Dom Frederico Costa, para, através da imprensa, denunciar a ocorrência desses crimes.

Por: Alciane Ayres

2 comentários em “Comitê e vereador denunciam crime ambiental em Santarém

  • 23 de março de 2012 em 10:03
    Permalink

    A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARA FISCALIZAR O PARQUE DO SAUBAL, QUE JÁ TEM UMA LEI QUE FOI /
    CRIADA PELA CAMARA, MAIS JÁ TEM GENTE DESMATAN
    DO A ÁREA DO SAUBAL INCLUSIVE COM MAQUINAS, E/
    SÓ VERIFICAR DO LADO DIREIRO E ESQUERDO DA SE-
    RRA DO SAUBAL, UMA ÁREA MUITO BONITA ATÉ PARA/
    FAZER UMA CAMINHADA.

    Resposta
  • 23 de março de 2012 em 08:13
    Permalink

    fala em crime ambiental porque que a SEMA não vai fiscalisa UM ENORME CRIME AMBIENTAL que esta acontecendo no final da rua q foi asfaltada recentemente no bairro do SALE por não me recorda o nome no momento desta referida rua por sinal e uma casa q esta sendo construida na praia e uma boa parte dela ja foi aterrada isso e um grave crime ambiental q tem q ser apurado com rigor segundo a vizinhança local o proprietario da obra e um ex-presidente OAB local \”sera q foi por isso q esse pedaço de rua foi asfaltado\”

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *