Líder quilombola sofre ameaça de morte no Ituqui

Gilmar de Almeida foi ameaçado e pede proteção do poder público

O Presidente da Associação Remanescente da Comunidade Quilombola de Patos do Ituqui, no município de Santarém, Gilmar de Almeida, esteve em nossa redação para falar da forte ameaça de morte que vem recebendo desde que fundou a comunidade.
Um grupo de cinco pessoas estaria contestando a legalidade da comunidade, fazendo perseguições ao presidente Gilmar de Almeida e a toda Associação, tendo descriminações a eles e negando a origem negra de todos que lá moram. Segundo Gilmar de Almeida, uma das pessoas mais fortes e que está totalmente contra essa implantação na Comunidade de Patos do Ituqui é um Vereador de Santarém, que milita na área.
“Sobre as ameaças de morte, não quero citar nomes ainda, mas já procurei a Polícia e registrei um BO. Também já informei ao Ministério Público para que se alguma coisa acontecer comigo, saiba quem são os culpados”, declarou Gilmar de Almeida.

A comunidade Patos do Ituqui está localizada cerca de 1.200 metros de onde ficavam instaladas as senzalas no tempo da escravidão. O presidente as Associação, Gilmar de Almeida, é bisneto dos fundadores e não nega sua origem. A partir daí houve o interesse de constituir uma Nação Quilombola no local.
Muito ainda se espera da situação. Enquanto isso os quilombolas esperam que as autoridades tomem providências sobre o clima tenso em que encontra a área.

Por: Fernanda Rabelo (Free Lance)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *