Descontrole na Adevibam vai parar no MPE

 

Ivanilson Cardoso

O clima esquentou na Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (Adevibam), a entidade estaria passando por uma crise interna. Alguns membros da categoria andam descontentes com as ações tomadas pelo atual diretor. A informação sobre os desencontros de ideais veio a público, através de uma Carta Aberta assinada por Odilon Jerter Resende de Almeida Silva, que responde pelo grupo inconformado.

A carta esclarece que, “após esgotar todas as propostas de acordo, um grupo de associados da entidade, composto em grande parte de sócios fundadores da Associação, protocolou em 16/03/2012 junto ao Ministério Público Estadual de Santarém, representação, propondo que o MPE convoque o presidente da ADEVIBAM, Ivanilson Ribeiro Cardoso e o presidente da Comissão Eleitoral, Adilson Matos, para assinatura de Termo de Ajuste de Conduta, visando corrigir as distorções já reclamadas junto a Comissão Eleitoral e sem solução pública até o presente momento”.

O denunciante diz que o atual presidente da Adevibam teria usado uma Assembléia para impor uma Comissão de três pessoas para presidir a Entidade, desrespeitando a hierarquia da Diretoria eleita. “Instala-se na Entidade um processo totalitário, onde se inviabiliza a existência de qualquer grupo contrário aos interesses dos atuais dirigentes da Associação. O exemplo mais recente é o Regimento Eleitoral que deve regulamentar as Eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal da Associação, que contradiz o Estatuto Social da mesma com a finalidade de não permitir qualquer outra chapa que possa disputar as eleições com a candidata indicada pelo presidente, com quem é casado no religioso”.

Veja abaixo o teor da Carta Aberta, na íntegra:

Santarém-Pará, 19 de março de 2012

Carta Aberta a Sociedade.

A Associação de Deficiente Visuais do Baixo Amazonas, de sigla ADEVIBAM, fundada de fato em 28/03/1989, e registrada de direito em 26/01/1996, com a finalidade de representar os interesses das Pessoas com Deficiência Visual, residentes na região Oeste do Estado, vem passando por uma crise interna, que se instalou na entidade, desde 21 abril de 2007. A partir desta data, quando uma manobra liderada pela então Presidente Kelita Oliveira e hoje Presidente Ivanilson Ribeiro Cardoso, usaram a Assembléia para impor uma Comissão de Três pessoas para presidir a Entidade, desrespeitando a hierarquia da Diretoria eleita, instala-se na Entidade um processo totalitário, onde se inviabiliza a existência de qualquer grupo contrário aos interesses dos atuais dirigentes da Associação. O exemplo mais recente é o Regimento Eleitoral que deve regulamentar as Eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal da Associação, que contra diz o Estatuto Social da mesma com a finalidade de não permitir qualquer outra chapa que possa disputar as eleições com a candidata indicada pelo presidente, com quem é casado no religioso.

A propósito, após esgotar todas as propostas de acordo, um grupo de associados da mesma, composto em grande parte de sócios fundadores da Associação, protocolou em 16/03/2012 junto ao Ministério Público Estadual, Sessão Santarém, representação, propondo que o M.P convoque o presidente da ADEVIBAM, Ivanilson Ribeiro Cardoso e o presidente da Comissão Eleitoral, Adilson Matos, para assinatura de termo de ajuste de conduta , visando corrigir as distorções já reclamadas junto a Comissão Eleitoral e sem solução pública até o presente momento.

Outrossim, aproveitamos para deixar claro que tomaremos todas as providências cabíveis, para evitar que tenhamos nossos direito usurpados, sobretudo em uma entidade que teve como um dos objetivos de sua fundação ‘A Luta Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência Visual”, segmento que vem sendo vítima dos interesses pessoais, de quem deveria representar os interesses coletivo do segmento, representado pela Associação.

Aproveitando o ensejo, nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessária através do telefone: (93) 9199-6973 ou do e-mail: jerteresende2010@bol.com.br .

Em nome do grupo: Odilon Jerter Resende de Almeida Silva

 

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

5 comentários em “Descontrole na Adevibam vai parar no MPE

  • 22 de março de 2012 em 16:42
    Permalink

    Moro proximo a essa associaçao, e sempre observo os eventos que os mesmos realizam, nao entendo por que essa pessoa fez essa denuncia, seria bom ouvir os associados para saberem se realmente e do desejo deles que mude atual presidencia, por que do meu ponto de vista eles estam muito bem assistidos pelo atual diretoria.

    Resposta
  • 22 de março de 2012 em 15:37
    Permalink

    Jerter ! Deixa o homem trabalhar, vai procurar o que fazer. Fundartes a AACAP (ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CAP), onde eras coordenador, depois fechaste e fundastes a ATEEOP(ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DO OESTE DO PARÁ), onde es presidente, se dedique a ela, se queres de fazer um trabalho social, ou , será que só queres associações para só se dizer presidente? fora que a sociedade santarena e do oeste do pará, conhece sua história, ou esquecertes do bingão no ano de 1998? o qual usartes essa entidade para realizar tal bingo e este nunca aconteceu. Vai trabalhar, procura o que fazer.

    Resposta
  • 22 de março de 2012 em 15:30
    Permalink

    Moro proximo essa Associaçao, e sempre observo eventos realizados por eles principalmente na semana do cego, admiro muito essas pessoas que estam a frente hoje desta associaçao, seria muito bom ouvir os associados pra saber se eles tem essa insatisfaçao em relaçao a atual diretoria, por que na minha opiniao, todos parecem muito unidos.

    Resposta
  • 22 de março de 2012 em 15:21
    Permalink

    Conheço bem o carater do Sr. Ivanilson, e posso garantir que essa denuncia e repugnante, quando o mesmo assumiu a Presidencia da Abevibam a associaçao se encontrava em maus lençois, devido a irresponsabilidade de pessoas que estavam a frente da mesma, sou prova disso, hoje a Associaçao e um exemplo de muitas conquistas para seus associados, por isso e bom lembrar que time que ta ganhando nao se deve mexer, tenho certeza que a tual presidencia tem muito a oferecer a todos os seus associados.

    Resposta
  • 22 de março de 2012 em 14:04
    Permalink

    Não entendo o pq das denuncias, se esse cidão passou 17 anos na frente da Adevibam e não existia eleição eleição na época dele e agora pq ele não se candidata e se tem rasão em suas denuncias ganha a presidencia! mas quem sabe ele não tenha conseguido nem membros p compor sua chapa, alem disso, a atual adm dobrou o numero de sócios eainda mas estar entregando o prédio próprio da adevibam! Parabéns Presidente por nos propor a nossa sede própria!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *