Santarenos lembram 10 anos da morte de Maestro Wilson Fonseca

O município de Santarém completa neste sábado (24) dez anos sem o Maestro Wilson Fonseca. O popular Isoca, que nasceu no dia 17 de novembro de 1912, sendo que celebraria seu centenário em 2012.

Maestro Isoca e esposa Rosilda

Imortal da Academia Paraense de Letras encerrou sua vida aos 89 anos, no dia 24 de março de 2002. Musicista com reconhecimento no Brasil e no exterior, grande incentivador da arte e cultura santarena, deixou 1611 músicas registradas, com letras tidas como fonte de inspiração a sua cidade natal, Santarém e sua musa inspiradora Rosilda Fonseca.
“O meu pai era uma pessoa que dava exemplo de fidelidade, de um casal feliz com a minha mãe. Mas brincando o meu pai traiu a minha mãe várias vezes com Santarém, porque eram as duas musas que inspiravam ele, a minha mãe e a nossa terra tão querida meu encanto, minha vida Santarém do meu amor”, expressa um dos filhos.
Com a esposa, Isoca construiu uma família de seis filhos que obtiveram ainda na infância os ensinamentos musicais, a herança e responsabilidade de prosseguir com a história musical que se contrasta com a do Município.

Maestro Isoca e família

Na Pérola do Tapajós, Wilson Fonseca compôs o Hino de Santarém, canções muitos conhecidas como “Pérola do Tapajós” (parceria com Pedro Santos e letra de Felisbelo Sussuarana); “Canção de Minha Saudade” (com letra de Wilmar Fonseca); “Um Poema de Amor”, “Lenda do Boto”, entre outras.
A residência que o Maestro morou com a família a partir dos anos 50 é conservada. Os familiares pretendem instituir o local como um memorial de vida do Isoca.
No ano do centenário do eterno maestro diversas homenagens devem ser realizadas. A Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, fundada em 02 de agosto de 1993, tem suas principais atividades e objetivos de 2012 direcionados para a comemoração.
A abertura da celebração do centenário inicia hoje (24) com uma missa realizada na igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

 

Fonte: RG 15/O mMpacto e notapajos.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *